vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


lição da escola sabatina de número 06.
A descendência de Abraão.
Verso para memorizar: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes Daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" (l-Pe 2:9).
A nação judaica foi escolhida e "eleita" para representar Deus na Terra (Is 40:10). No entanto, por causa da descrença e da dureza de coração, perdeu sua posição privilegiada.
Pedro declara que Deus então, incumbe a comunidade cristã dos privilégios e da responsabilidade da nação judaica, não mais na forma de grupo nacional, mas de um povo chamado de todas as nações para formar uma única entidade espiritual, uma grande família ao redor do mundo (Gálatas 3:28).
O status especial que Israel literal detinha no passado foi revogado. De acordo com Pedro, a comunidade cristã mundial e por sua vez um reino de sacerdotes, ou reino sacerdotal.
No papel de sacerdotes, os cristãos devem oferecer a Deus, "sacrifícios espirituais"( l-Pe 2:5). Também devem apresentar como sacrifícios vivos (Rm 12:1), um corpo de crentes consagrados ao Senhor.

Eles não necessitam de sacerdotes humanos, de um mediador diante de Deus, pois só há um mediador entre Deus e os homens. (Hb 7:17- 7:24-28- Hb 4:16).

domingo dia, 02/05/21.
Escolhidos entre todos os povos.
"Porque vocês são santos, para o Senhor Seu Deus. O Senhor seu Deus os escolheu para que de todos os povos que há sobre a Terra, vocês fossem o Seu povo próprio"(Dt 7:6).
Deus afirmou que o povo de Israel seria " um povo santo para o Senhor." Para o Senhor, a santidade deveria ser a própria constituição e norma de conduta para o povo.
O principal significado da palavra traduzida como "santo," é a de separação física. Portanto, tinha a idéia de consagração ou dedicação. Um povo santo, era um povo separado, isto é, distante dos costumes das nações ao redor deles e dedicado exclusivamente ao serviço do Senhor (l-Pe 2:9).
Deus escolheu para ser o seu próprio povo, uma possessão especial . A palavra traduzida como "próprio," no texto acima, pode significar uma propriedade valiosa, ou tesouro peculiar.
A forma substantiva usada significa, propriedade privada.
Sem dúvidas, Deus escolheu especificamente o povo hebreu para ser Seu representante especial na Terra. Além disso, é crucial lembrar que essa escolha, foi totalmente um ato de Deus, uma expressão da graça. Não havia nada no povo de Israel que fizesse merecedor dessa graça. Não poderia haver, pois a graça é imerecida. Como o é para nós também!!

 

segunda-feira dia, 03/05/21.
O acordo sobre a Terra.
(Gn 35:12)
"A terra que dei a Abraão e a Isaque também darei a você e, depois de você, a sua descendência"(V,22).
Primeiro o Senhor prometeu dar a terra de Canaã a Abraão e Isaque, depois a promessa se estendeu também a Jacó, (Israel).
Depois da morte de Jacó, José viveu 54 anos , ele testemunhou o aumento e prosperidade de seu povo. Durante todos estes anos sua fé permaneceu inabalável, na certeza de que Deus devolveria a Israel a terra da promessa.
Quando José viu que seu fim estava próximo, convocou os parentes ao redor de si. Embora tivesse sido honrado na Terra dos Faraós, o Egito para ele, era apenas o lugar do seu exílio; seu último ato foi mostrar como sua vida estava ligada a vida de Israel.
Suas últimas palavras foram: "Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra, para a terra que jurou dar à Abraão, Isaque e a Jacó"
(Gn 50:24).
O acordo sobre a terra da promessa, estava bem viva na mente dos descendentes de Jacó.
Os 12 patriarcas que desceram com Jacó para o Egito, todos morreram no exílio. Porém, José prescentindo a sua morte fez seus irmãos jurarem que quando o Senhor os visitassem para tirá-los do Egito, levassem com eles os seus ossos daquele lugar.
José morreu com a idade de 110 anos. O seu corpo foi embalsamado e sepultado no Egito. Certamente seus parentes transportaram seus ossos do Egito para Canaã. Como haviam prometido a José sob juramento..

 

terça-feira 04/05/21.
Israel e a aliança.
Israel escolheu rebelar-se contra Deus, quebrando a aliança firmada com Abraão e seus descendentes.
Jeremias retratou muito bem o comportamento de Israel e, o trato de Deus para com ele. "
"Mas eles não quiseram ouvir, nem atenderam. Ao contrário, andaram cada um segundo a dureza do seu coração maligno. Por isso, fiz cair sobre eles todos as ameaças desta aliança, a qual lhes ordenei que cumprissem, mas, eles não cumpriram"( Jr 11:8).
Um tom espiritual destacado na aliança da graça era, "obedeça e viva;" desobedeça e morra. Para o antigo Israel, esse padrão temático foi tecido através do antigo e novo testamento.
Da aliança Adâmica à nova aliança, a funcionalidade divina da vontade ordenada e decretada pelo Senhor, tinha sido ligada a cada promessa divina.
A grandeza nacional de Israel e as promessas de extensão de terras, tinham por base os aspectos condicionais da aliança.
De fato aquelas promessas nacionais que se aplicavam ao futuro Israel e sua preeminência internacional, estavam ligadas a obediência condicional.
Por outro lado, independentemente da escolha do ser humano, a vontade decretada de Deus dependia do inabalável cumprimento de uma promessa divina
(Gn 3:15).
As vezes parece que Deus permite que escolhas humanas abalem a intenção de uma promessa divina, abrindo assim uma cadeia de amargas consequências (Gn 2:16,17).

 

quarta-feira dia, 05/05/21.
O remanescente.
Quando analisamos a história e a trajetória do professo povo de Deus no mundo, desde Adão após a queda, vemos que Deus sempre contou com um remanescente fiel, apesar das provações e adversidades.
Noé e sua família foi o remanescente fiel do Senhor, enquanto uma geração inteira pereceu nas águas do dilúvio por meio do juízo divino.
Nos dias difíceis do ímpio rei Acabe e sua ímpia e devassa esposa Jesabel, quando a nação Israelita mergulhava na idolatria pagã. O Senhor afirmou ao profeta Elias, que havia em Israel sete mil Israelitas que não dobravam seus joelhos a Baal.
Nos dias de Cristo, haviam entre o Judeus um remanescente fiel, que não haviam se contaminados com o judaísmo cego e fanático dos Fariseus/ Saduceus.
Até mesmo entre os sacerdotes. E aguardavam expectantes a vinda do Messias.
O mesmo se dará nos momentos difíceis para o povo de Deus, um pouco antes do fim da graça e a volta do Senhor. O Senhor terá um remanescente fiel preparado aguardando a chegada do Senhor.
Esse remanescente passará incólume pelo período de angústia e das séte e últimas pragas que cairão sobre o mundo ímpio (Dn 12:1,2- Ap 16), e estarão vivas por ocasião da segunda vinda de Jesus sem provar a morte. E serão levadas para o céu com seus corpos glorificados.

 

quinta feira dia, 06/05/21.
O Israel espiritual.
A pesar das falhas do Israel histórico, o Senhor não abandonou Seu plano de criar um povo para servi-Lo.
No antigo testamento, é retratada a expectativa de que o Senhor criaria um Israel espiritual, um corpo de fiéis, Judeus e gentios (lembre-se; gentios são todos que não fazem parte da linhagem judaica), para que continuassem levando as boas novas da salvação à humanidade.
Chegamos então a igreja cristã apostólica, fundada por Cristo e os apóstolos originais. Paulo ao se dirigir aos crentes da Galácia assim se expressou: "E se vocês são de Cristo, são também descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa"
(Gálatas 3:29).
O elemento principal para que alguém se torne herdeiro da promessa da vida eterna é: " Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus ( Gl 3:26).
Para Israel espiritual, o elemento fundamental para conquistar a herança dos salvos, é mediante a fé em Cristo Jesus.
Como filho de Abraão, Cristo se tornou em sentido especial, herdeiro das promessas da aliança.
Por meio do batismo, adquirimos parentesco com Cristo e, por meio Dele, adquirimos o direito de participar das promessas feitas à Abraão.
Portanto, tudo o que Deus prometeu à Abraão, se encontra em Cristo.As promessas tornam nossas, não por meio de nacionalidades, etnias, ou sexo, mas pela graça, que Deus nos concede pela fé, em Jesus Cristo nosso Senhor!

 

 

 

 

 

 

 

Pastor Helio Porto