vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


Lição 6

A descendência de Abraão

Autor: Gilberto Theiss

Introdução

Desde pequena, Maria queria ter um cãozinho, porém seu pai nunca foi favorável a esse desejo dela. Certo dia, pensando sobre o assunto, ele aceitou atender o pedido de Maria. Desde então, Maria começou a olhar sites de ONGs e canis que tivessem informações. Viu fotos de cachorros fortes, bonitos e bem-cuidados. Percebeu que a escolha seria bem difícil. Enquanto não escolhia, ela pensava em alguns possíveis nomes. Certo dia, ao se dirigir a um canil, avistou na rua um filhotinho sem muita beleza, abandonado e assustado. Não era bonito como os cães do canil, mas tinha um olhar cativante e cheio de vontade de ser levado para casa. Então a menina disse ao pai que já havia encontrado o que procurava. Em vez de ir ao canil, levou para casa aquele cãozinho. Agora, tudo o que ela queria era que o herdeiro de sua escolha e cuidado lhe fosse leal e amável. A exemplo da pequena Maria, Deus havia escolhido Israel para ser Seu povo próprio, separado para Ele. Essa escolha não ocorreu com base na aparência exterior, por mérito nem por ser um povo numeroso, o que não era, mas porque Deus o amava e desejava sua obediência à aliança em amor. Portanto, a graça que elegeu e que excede nossa compreensão, alcançou Israel.

Um povo escolhido

Deus chamou Abraão e seus descendentes e lhes fez uma promessa. Com base nessa promessa, Ele conduziu Seu povo pelos eventos da história, libertando-o da escravidão do Egito (Dt 7:8) e sustentando-o com Suas mãos poderosas. Dessa maneira, o amor e a escolha de Deus foram conhecidos vividamente por meio da experiência de relacionamento com Ele.Observe que, no Egito, Deus foi ao encontro de Israel para lhe oferecer amor e liberdade. Nesse caso, percebemos que Deus:

a) Tem compaixão do povo;

b) Deseja presenteá-lo com a liberdade da terrível escravidão;

c) Oferece amor e cuidado;

d) Promete fazer dele uma grande nação sobre a Terra;

e) Assegurou exaltá-lo acima das nações pagãs.

Dessa maneira, em uma relação pactual e íntima com o Senhor, os israelitas fiéis seriam conhecidos como os que amam ao único Deus e que guardam Seus mandamentos (Dt 6:4). A íntima relação entre o amor para com Deus e a obediência aos Seus mandamentos já tinha sido descrita em Deuteronômio 6:4–9. Em contraste, aquele que não O amava, consequentemente, desobedecia aos Seus mandamentos e atraía as consequências de viver sem o amparo divino. Não que Deus não quisesse proteger o povo, mas porque as pessoas, por sua deslealdade, recusavam a oferta do acolhimento divino. Portanto, com base nesse amor e nessa escolha divina, os israelitas eram persuadidos a ser leais à aliança que Moisés estava prestes a colocar diante deles.

A resposta

No relato de Gênesis 35:9-15, Deus foi ao encontro de Jacó. O objetivo era dar sustento e continuidade à promessa que o Senhor tinha feito anteriormente a Abraão e a Isaque. Nesse encontro, Deus:

a) Aparece a Jacó como o Deus todo-poderoso;

b) Estende as bênçãos ao patriarca;

c) Reafirma a mudança do nome de Jacó para Israel;

d) Confirma a promessa de que se tornariam uma grande nação;

e) Promete a Jacó e à sua descendência a posse da terra que Ele tinha dado a Abraão e a Isaque.

Nos versos 14 e 15 observamos a resposta de Jacó diante do pacto que Deus desejava fazer com ele e seus descendentes: “Então Jacó pôs uma coluna de pedra no lugar onde Deus havia falado com ele e derramou uma libação e azeite sobre ela. Ao lugar onde Deus lhe havia falado, Jacó deu o nome de Betel.”

O patriarca não teve outra atitude senão a de erguer um altar e chamar aquele lugar de Betel, casa de Deus. A resposta de Jacó nos ensina que:

a) Ele ratificou o convite divino;

b) Embora tivesse demonstrado pouca maturidade espiritual até o momento, ele buscou renovar sua aliança com Deus;

c) Com a mudança do seu nome, lembrou-se de como deveria viver diante do Deus da aliança;

d) Sua renovação com Deus permite que as prerrogativas da aliança alcancem as futuras gerações;

e) Em clara demonstração de confiança e aceitação, Jacó levantou um altar e chamou aquele lugar de Betel, casa de Deus;

f) Ele se tornou o elo ou o caminho para que a aliança de amor, graça e cuidado de Deus alcançassem a nação de Israel.

Israel e a aliança

Em praticamente tudo na vida há duas opções, uma boa e uma oposta, que não é boa. Por exemplo, todos sabem da importância do exercício físico e da água para o corpo e a mente. Nesse caso, se você se exercitar e beber muita água durante o dia, consequentemente terá mais saúde e vigor. Mas, e se você escolher não fazer exercícios e não beber água? Naturalmente, você tem a liberdade para escolher uma das opções e, naturalmente, será beneficiado por uma e amaldiçoado pela outra. Portanto, isso nos ensina que as maldições da vida, na sua maior parte, são resultado das más escolhas ou maus caminhos trilhados na vida. Foi exatamente o que ocorreu com Israel. Em Jeremias 11, o profeta recebeu ordem de Deus para refrescar a memória do povo quanto à aliança que Deus havia feito com o povo. Nessa aliança, o povo tinha duas opções: ser fiel à aliança e colher os benefícios dessa parceria com Deus, ou não ser fiel e colher as consequências de viver sem o cuidado especial do Onipotente. Deus havia admoestado inúmeras vezes no passado, mas costumeiramente a nação repelia a voz de Deus. Um claro exemplo dessa triste realidade são os versos 9 e 10, que retratam os homens de Judá formando uma conspiração para romper a aliança ao trocar o Deus dos Céus por deuses pagãos. Como fruto de tal apostasia,

a) O juízo cairia sobre o povo;

b) Deus não mais ouviria as orações do povo;

c) A maldição consumiria a casa de Israel;

d) Os incontáveis deuses abraçados por eles jamais os livrariam do mal que lhes sobreviria;

e) Eles colheriam as consequências das suas más escolhas.

O profeta Jeremias (Jr 12:1-6) perguntou por que Deus, em Sua justiça, havia permitido que o caminho dos maus prosperasse, enquanto os justos, como o próprio profeta, sofressem. Em Sua resposta, Jeová alertou Jeremias declarando que a condição do povo era tão deplorável que o profeta enfrentaria intensos conflitos e oposição rígida, em especial a intriga e traição dos da própria casa (Jr 12:5-6).

Em Jeremias 12:7-14, vemos Deus abrindo o coração e expressando tristeza pela maldição e assolação que o povo estava atraindo por causa de suas perversas escolhas. A realidade é que o cumprimento da vontade divina trazia consigo uma promessa de bênção; mas o que se afastava do Senhor, fonte de bênção e vida, caía sob o domínio da maldição (Dt 31:16-20; Cf 27:11–28:68).

Ao longo da história do Antigo Testamento, vemos a aliança se renovando até alcançar todos os povos, incluindo os que vivem no século 21. Deus fez Sua aliança com:

(1) Adão e seus descendentes (Gn 3:15);

(2) Noé e seus descendentes (Gn 9:1, 8, 9);

(3) Abraão e seus descendentes (Is 51:2; Gn 12:2);

(4) Judá e seus descendentes (2Rs 17:7,8; 18:23; Sl 89:34-36).

Essa insistência na renovação da aliança é claramente uma demonstração de amor e graça que Deus não Se cansa de oferecer ao Seu povo. Embora Israel tivesse caído diversas vezes no engano do mal, Deus sempre providenciou uma forma de restaurar e salvar Sua nação escolhida. No Novo Testamento, temos uma lista dos remanescentes que fizeram aliança com Deus:

(5) O Messias, a raiz de Judá que brotaria, o Senhor Justiça Nossa (Is 27:6; 37:31; Jr 23:6; 33:15, 16; Is 11:1, 2; Hb 7:14. 15);

(6) A igreja primitiva (Ap 2:1-3; 6:1, 2);

(7) E, finalmente, o movimento remanescente do tempo do fim (Ap 12:17).

Conclusão

No Novo Testamento, a nação da aliança é composta por todos os povos que, ao se submeterem a Cristo como Senhor, aceitando viver a aliança com Ele, formam, então, o novo Israel espiritual. Através de Cristo, pela fé, entrega e aceitação, todos esses podem fazer parte da família celestial. Portanto, nós e nossa família somos alvos do amor de Deus e agraciados com o convite para fazer parte do Seu povo escolhido. Que dádiva maior poderíamos desejar, a não ser a de fazer parte da grande família celestial?