vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


Lição da escola sabatina de número, 05.
Filhos da promessa.
Verso para memorizar:
" E eis que Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos" (Mt 28:20).
O texto de hoje, se trata de uma promessa feita por Cristo, um pouco antes de ascender aos céus.
Ele prometeu que estaria com Seus filhos, até o fim dos séculos. Porque o Senhor nos fez esta promessa? Porque Ele sabe, que vamos precisar sempre Dele, enquanto aqui estivermos.
Portanto, tenhamos esta certeza! Ele sempre cumpriu que prometeu!
Ele estará sempre conosco, na pessoa do Santo Espírito, a terceira pessoa da trindade divina.
Desde que Jesus ascendeu aos céus; a partir do pentecostes de Atos 2, estamos vivendo na dispensação do Espírito Santo. O próprio Cristo prometeu que não nos deixaria órfãos (João 24:18).
O mesmo Salvador que chamou Abraão e lhe fez promessas, é no mesmo que prometeu aos Seus filhos que estaria com eles para sempre.
Hoje nós desfrutamos desta benção maravilhosa. Vivendo sob os cuidados paternais de nosso Salvador e Redentor.
Nunca estaremos sozinhos. Nos momentos mais difíceis da vida, quando uma nuvem de dúvidas pairam sobre nós, quando a fé por vezes nos faltam, Ele sempre estará presente.
O Espírito Santo, que esteve com Jesus, durante toda a Sua vida terrena, é o mesmo que estará conosco realizando a obra de Cristo em nossa vida.

Creiam nisto por favor!!

domingo dia, 25/04/21.
O Seu escudo.
"Depois destes acontecimentos, a palavra do Senhor veio a Abraão, numa visão dizendo: Não tenha medo Abraão; Eu Sou o teu escudo, e lhe darei uma grande recompensa"(Gn 15:1).
Nesta visão, Abraão ouviu do Senhor a palavra de encorajamento; "Não tenha medo," ter medo, passou à ser algo natural do ser humano, após o pecado. O que é também interessante nesse texto, é o fato de que o Senhor declarou ao patriarca: "Eu Sou o seu escudo."
O uso do pronome pessoal (Eu), denota a natureza pessoal do relacionamento. É este tipo de relacionamento, que o Senhor deseja manter conosco.
Deus se relacionaria com Abraão, individualmente, como deseja fazer com cada um de nós. O escudo ou proteção mencionado aqui, não se refere a proteção física na guerra ou proteção contra infortúnio. Em vez disso, refere-se à proteção contra a possibilidade de que, a promessa da aliança não se cumprisse por meio de Abraão e sua futura semente.
Todos nós somos sementes de Abraão, pela obediência e pela fé.
Ellen White afirma; que Cristo não tem em nós um interesse casual, mas um interesse mais vigoroso do que o de mãe por seus filhos.(Filhos e filhas de Deus, pág.77)

 

segunda-feira dia, 26/04/21.
A promessa do Messias:
1- Parte.
"Em você e na sua descendência, serão benditas todas as famílias da Terra"(Gn 28:14).
A promessa do Messias: 1- Parte.
Vejam este texto de Paulo aos Gálatas 3:29: "E se vocês são de Cristo, são também descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa."
Nessa promessa de Deus à Abraão, o Senhor afirma a extensão dos descendentes espirituais do patriarca. "Serão benditas todas as famílias da Terra"(V,14).
Os nascidos espiritualmente em Cristo, também disse Paulo; são descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa."
Para que você e eu possamos fazer parte dessa linhagem abençoada de Abraão; precisamos viver como ele viveu.
Jesus disse aos Judeus de Seus dias, que gabavam dizendo: "Somos filhos de Abraão!" "Se sois filhos de Abraão, então praticai as obras que ele fez"(Jõ 8:39).
Entre os descendentes de Abraão, está o Messias O Cristo, a pessoa mais importante da linhagem do patriarca. O próprio Abraão deveria participar dessa herança bendita.
O cumprimento da promessa de Deus pode parecer que está demorando, pois para Ele, um dia é como mil anos e mil anos, como um dia"(ll-Pe 3:8). Pode parecer que está tardando, mas no "tempo determinado, certamente virá, e não tardará" (Hab 2:3).
Por meio de Jesus Cristo, todos nós, nos tornamos descendentes do pai da fé Abraão, o amigo de Deus!!

 

terça-feira dia, 27/04/21.
A promessa do Messias 2-Parte.
A lição de hoje, trouxe uma citação de Agostinho de Hipona, onde ele narra, a triste situação moral e comportamental da humanidade de seus dias.
Eu diria, que a nossa sociedade de hoje poderia envergonhar até mesmo os Sodomitas e Gomorritas e os antisdiluvianos.
Se levarmos em contas que Agostinho escreveu a sua narrativa à 1.500 anos.
Portanto, pouca coisa mudou na sociedade com relação a moralidade.
Por isso, as pessoas querem fugir. Felizmente, por mais difícil que seja a nossa situação, o futuro será brilhante, mas apenas em razão do que Deus fez por nós, mediante a vida, a morte, a ressurreição e o ministério sacerdotal de Cristo.
E o cumprimento Supremo da promessa da aliança feita a Abraão de que, por meio da sua descendência, todas as famílias da Terra seriam abençoadas.
Assim Cristo se tornou o Monogenês, ou "Filho unigênito" (João 3:16), no sentido de que Ele entrou no cosmo como o único se Sua espécie, sem qualquer comparação.
Em Nazaré, o segundo Adão começou o Seu humilde ministério, em um mundo caído e corrupto, em contraste com a perfeição do Paraíso, onde o Adão original falhou.
Esse Deus homem, que foi tentado em todas as coisas, teve êxito contra as ciladas do inimigo, e manteve-se puro no meio de um mundo infestado pelo pecado. (Gn 3:15- l-Cor 10:13- 15:21,22- Heb 4:15,16).

 

quarta-feira dia, 28/04/21.
Uma grande e poderosa nação.
O Senhor não apenas prometeu à Abraão que, por meio dele todas as famílias da Terra seriam abençoadas; mas, também, que faria dele uma grande e poderosa nação. (Gn 18:18 - 12:2- 46:3).
Uma grande promessa, à um homem idoso casado com uma mulher idosa, que já havia passado da idade de ter filhos.
No entanto, quando Abraão não possuia descendentes, muito menos filhos, Deus prometeu a ele ambas as coisas.
A promessa de Deus em fazer de Israel uma poderosa nação, era fazer valer o compromisso firmado com Abraão, de levar a mensagem ao povo gentio que não conhecia o Senhor.
Muitas vezes, os israelitas pareciam incapazes de compreeder os propósitos de Deus para os gentios, ou indispostos à isso.
Entretanto, eles haviam se tornado um povo separado, e uma nação independente exatamente por causa desse propósito.
Abraão seu ancestral, a quem a promessa da aliança tinha sido feita primeiramente, havia sido chamado à sair do meio da sua parentela a ir a uma região longínqua para que pudesse ser portador de luz aos gentios.
A aliança de Deus com ele, envolvia todas as nações da Terra. O Senhor declarou: " Eu te Abençoarei e te engrandecerei o nome:
Sê tu uma benção!
Em ti serão benditas todas as famílias da Terra" (Gn 12:2,3).

 

quinta feira dia, 29/04/21.
Engrandecerei o seu nome (Gn 12:2).
"Farei de você uma grande nação, e o Abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma uma benção" (V,2).
De fato o Senhor prometeu engrandecer o nome de Abraão, e O fez.
Abraão é reconhecido, respeitado e tido como pai espiritual para as três maiores religiões do mundo. Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
Portanto, com base no texto acima, quando o Senhor disse a Abraão, que o seu nome seria engrandecido, certamente, Deus não estava falando sobre isso da mesma forma, que o mundo fala sobre alguém que tem um grande nome.
O que torna um nome "grande" aos olhos de Deus é o caráter, a fé, a obediência, a humildade e o amor pelos outros.
São características que embora, sejam respeitadas no mundo, geralmente não são os fatores que o mundo consideraria para engrandecer o nome de alguém.
No mundo invertido do qual todos nós fazemos parte, basta que o indivíduo tenha muito dinheiro, famoso no âmbito esportivo, é o suficiente para ter seu nome engrandecido.
Não é levado em conta o caráter, a fé, a obediência, a humildade e o amor pelos outros, que são qualidades que de fato faz de uma pessoa destaque aos olhos do Altíssimo.
Que o bom Deus nos ajude à vivermos como Abraão viveu! E mais semelhante à JESUS!!

 

 

 

 

 

 

Pastor Helio Porto