vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


lição da escola sabatina de número 04.
Uma aliança eterna.
Verso para memorizar: "Estabelecerei uma aliança entre mim e você e sua descendência no decurso das gerações, aliança perpétua, para ser o Seu Deus e o Deus da sua descendência"
(Gn 17:7).
Assim como Deus chamou à Noé, chamou também a Abraão, para um relacionamento de aliança especial, que mantinha muitos dos mesmos parâmetros da aliança feita com o patriarca Noé antes do dilúvio.
No entanto, por meio da aliança com Abraão, o Senhor estabeleceria o fundamento para a aliança da salvação com toda humanidade, pelo menos com todos os seres humanos que seriam salvos.
"Estabelecerei a Minha aliança" (V,7).Os termos e benefícios desta aliança, se referem não apenas a Abraão como indivíduo, mas também aos seus descendentes, tanto literais quanto espirituais.
A promessa aqui feita a Abraão, se refere especificamente a Cristo
(Gal 3:16-Atos 2: 30), e através Dele, segundo Paulo, todos os cristãos partilham dela (Gl 3:29- At 16:31).
Uma compreensão correta dos termos dessa aliança, muito fará para manter um relacionamento entre Deus e o crente de hoje.

Portanto, Deus estabeleceu uma aliança com Abraão e sua posteridade. Essa aliança enfatizava, com mais detalhes, o plano divino de salvar a humanidade dos resultados terríveis do pecado.

 

domingo dia, 18/04/21.
Yahweh e a aliança Abraânica.
"O SENHOR disse também à Abraão: Eu Sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos Caldeus, para lhe dar está terra como herança"(Gn 15:7).
O Senhor Se apresentou à Abraão Sua autoidentificação como Yahweh, O Deus pessoal.
Como poderia Abraão pensar que a administração de sua vida não era de interesse de Deus, quando Ele se apresentou como seu Deus pessoal?
A aliança confirmou a submissão de Abraão ao governo divino, em relação aos seus assuntos pessoais.
Como Abraão poderia receber os benefícios dessa aliança, se mantivesse uma atitude egoísta? Ele não poderia, e nem nós.
Ao estudarmos a história desse patriarca, há uma tendência de perdermos de vista o fato de que, a aliança Abraânica tinha a ver com uma fé operante.
Da mesma forma que foi com Abraão, assim deve ser conosco também. O próprio Deus em Êxodo 3:14, explicou o significado de Yahweh: "EU SOU o que Sou." Esse significado expressa a realidade da existência incondicional de Deus, enquanto também sugere Seu domínio sobre o passado, presente e futuro.
Yahweh, também é o nome pessoal de Deus, que se identificou à Abraão (V,7).

 

segunda-feira dia, 19/04/21.
EL- Shaddai.
Em Gênesis 17:1, lemos:
"Quando Abraão atingiu noventa e nove anos de idade, o Senhor apareceu à ele e disse: Eu Sou o Deus todo Poderoso; anda na minha presença e seja perfeito." EL- Shaddai, aparece pela primeira vez no texto hebraico de Gênesis 17:1,2, associado a Abraão.
A palavra para Deus ali; é
EL- Shaddai, frequentemente traduzida como "Deus todo Poderoso." Este nome de Deus, EL- Shaddai; se encontra apenas nos livros de Gênesis e Jó. Seis vezes no livro de Gênesis e, trinta e uma vezes no livro de Jó.
Este é um dos muitos indicativos, de que o autor é o mesmo em ambos os livros. A origem e o significado da palavra El-Shaddai, são incertos, mas a tradução "Todo Poderoso" é provavelmente a que mais se aproxima do significado correto.
(Isaías 13:6- Joel 1:15).
Este nome, foi bem escolhido em vista da nova promessa que Deus estava para fazer a Abraão.
Vinte quatro anos haviam se passado, desde sua entrada na Terra de Canaã (Gn 22:4). Durante os primeiros dez anos, Deus havia repetidamente prometido à Abraão um filho, até que ele tomou as coisas em suas próprias mãos.
Coabitou com Agar e gerou Ismael. Por esta razão, Deus se apresentou a Abraão como o El-Shaddai, "O Deus Todo Poderoso." Para mostrar a Abraão que para Deus nada é impossível. O filho da promessa Isaque, iria nascer.

 

terça-feira dia, 20/04/21.
De Abrão a Abraão.
(Gn 17:4,5)
"Quanto a mim esta é a minha aliança com você: Você será pai de muitas nações. O seu nome não será mais Abrão, e sim Abraão, porque Eu o constituí pai de muitas nações"(Vs,4,5).
O Senhor declarou à Abraão que ele seria pai de numerosas nações. Esta predição devia ter um duplo cumprimento.
Em primeiro lugar; apontava para as numerosas tribos que traçaria sua descendência, a partir de Abraão.
Os Árabes Ismaelitas, os Midianitas e outras tribos Árabes provenientes de Quetura (Gn 25:1-4), os Edomitas, bem como os Israelitas, eram todos descendentes de Abraão.
Em segundo lugar, num sentido mais amplo, Abraão também seria o pai espiritual de todos os crentes em Jesus descendente de Davi.
Abraão foi o primeiro de vários homens que teve o seu nome mudado por Deus.
Os nomes eram muito mais importantes para os antigos, do que são para nós. Todos os nomes Semitas, tem um significado e geralmente constituem de uma frase, ou sentença que expressa um desejo ou talvez gratidão, por parte do progenitor.
Em face da importância que as próprias pessoas davam aos nomes. Deus mudou os nomes de algumas pessoas para fazer que estes nomes se harmonizassem com as experiências delas, no passado ou no futuro.
Esse foi o caso do patriarca Abraão. De Abrão ou Abirão, que significa: "Meu pai é exaltado" (Nu 16:1- l-Rs 16:34). Para Abraão, pai de muitas nações.
" Por pai de numerosas nações te constituí."(V,5)

 

quarta-feira dia, 21/04/21.
Etapas da aliança.
(Gn 12:1,2)
"Ora, disse o Senhor à Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação e, te abençoarei; e te engrandecerei o nome.
Sê tu uma benção"(Vs, 1,2).
No texto acima, é revelado a primeira etapa da promessa da aliança de Deus com Abraão. Deus Se aproximou dele, e deu-lhe uma ordem, e uma promessa.
As promessas aparecem também no texto em questão."De ti farei uma grande nação, e engrandecerei o teu nome."
O Senhor certamente faria a parte Dele, mas, Abraão faria a sua, sendo obediente ao Senhor. Sabemos que não foi fácil para Abraão atender o pedido do Senhor!
Sair da sua terra e separar-se de seus parentes, sair pela fé, para um lugar que o Senhor aínda iria lhe mostrar!
Essa é a razão de Abraão ser chamado o pai da fé dos cristãos de todos os tempos. Quebrar laços familiares para nunca mais voltar às pessoas de seu próprio sangue!
O chamado de Abraão, para deixar seus sua terra e seus familiares, sem dúvidas, foi em teste severo! Porém, Senhor conhecia à Abraão!
Foi um chamado à obediência. E Abraão foi fiel em todas as etapas de seu compromisso com a aliança divina.

 

quinta feira dia, 22/04/21.
Obrigações da aliança.
Vejam o texto de Gênesis 18:19: " Porque Eu o escolhi para que ordene aos seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo, para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que lhe prometeu."
As bençãos da aliança, não poderiam ser desfrutadas nem mantidas, a menos que certas condições fossem satisfeitas pelos beneficiários.
Embora, as condições não tivessem sido necessárias para o estabelecimento da aliança, elas deveriam ser a resposta de amor, fé e obediência.
Deveriam ser a manifestação de um relacionamento, entre a humanidade e Deus.
A obediência era o meio pelo qual, Deus poderia cumprir Suas promessas da aliança ao povo..
Abraão é um nobre exemplo de um fiel chefe de família e, ele nos deu um exemplo de inquestionável obediência que todos deveriam prestar ao Senhor.
Aquele que abençoa o justo disse de Abraão:
"Porque Eu o escolhi para que ordene aos seus filhos e a sua casa depois dele."(V,19).
O que esta lição das obrigações da aliança, firmada com o patriarca Abraão tem à nos ensinar? Devemos seguir o exemplo de nosso pai da fé, Abraão, mesmo que não compreedamos tudo a respeito do que Deus espera de cada um de nós. Assim mesmo devemos ama-LO e obedecê-Lo.