vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


Lição da escola sabatina de número 03.
Para todas as gerações
Verso para memorizar.
"Porém Noé, encontrou favores aos olhos do Senhor"(Gênesis 6:8).
Diante da degradação moral e espiritual do mundo antidiluviano, com uma população depravada em todos os sentidos.
Parecia não haver remédio que pudessem, solucionar, ou remediar tal situação de maldade e incredulidade ao Deus verdadeiro, daqueles corações corrompidos.
"O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na Terra e que todo designio do coração deles era continuamente mau. Então o Senhor ficou triste por haver feito o ser humano na Terra, e isso Lhe pesou o Coração"
(Vs,5,6).
"Porém, Deus se agradou de Noé, ele era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Ele gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé: Noé encontrou favor aos olhos de Deus"(Vs,8,9).
Noé respondeu a aliança Divina, entregando a vida a Deus e abrindo o coração ao amor do Senhor.
A arca era um símbolo do compromisso de Noé em apoiar a aliança, a qual ele havia concordado, e o Senhor o recompensou salvando-o juntamente com sua família, do juízo executivo contra os antisdiluvianos por meio do dilúvio.
Quando o mal resultado do pecado, atinge limite intolerável, Deus intervém com juízos punitivos por meio de Seus atos de justiça.

Isso ocorreu com os antisdiluvianos. O mesmo se dará com o mundo do qual fazemos parte, com a intervenção Divina por meio da segunda vinda de Jesus, para punir os ímpios e salvar todos aqueles que aceitaram à Cristo como seu Salvador pessoal, levando-os para o céu.

 

domingo dia, 11/04/21.
O princípio do pecado.
(Gn 6:5)
Quando deparamos com a expressão:"Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom"
(Gn 1:31).
Perguntamos: O que aconteceu para que a vida em nosso Planeta se tornasse tão problemática?
Após a entrada do pecado no mundo, a semente do mal foi plantada no coração de nossos pais Adão e Eva, pela desobediência cometida contra o Senhor, aderindo aos apelos de satanás.
E não demorou muito; o mal germinou e se alastrou como praga daminha, arruinando o que à princípio "era muito bom."
O relato de Gênesis 6:5-11, não ocorreu por acaso. Houve uma história antes do texto. O resultado terrível teve uma origens.
O pecado gerado misteriosamente no coração do anjo Lúcifer, como uma doença incrivelmente contagiosa, acabou afetando um terço dos anjos Celestiais, e por extensão nossos primeiros pais Adão e Eva no jardim do Éden.
E consequentemente, piorou progressivamente. Essa é a tendência quando o assunto é pecado.
O pecado não é como um corte, ou uma ferida, que possue um processo inerente automático de cura. Ao contrário, o pecado se não for contido, multiplica-se. Como uma célula cancerosa, jamais se contentará, até a ruína e a morte.
Não é preciso imaginar a vida antes do dilúvio, para ver esse princípio em funcionamento. Ele existe ao nosso redor mesmo agora.
Não é de admirar que Deus odeie o pecado e que, mais cedo ou mais tarde, o exterminará. Afinal, essa é a única ação possível para um Deus justo e amoroso!!

 

segunda-feira dia,12/04/21.
Noé (Gênesis 9).
No meio de um mundo terrivelmente contaminado pelo pecado, onde uma geração inteira desconhecia os limites para cometer os mais abomináveis tipos de comportamento, desde a depravação sexual, roubos e assassinatos etc..
Deus olhou para a Terra e viu um homem chamado Noé e disse: "Farei desaparecer da face da Terra o ser humano que Criei(....) E sobre Noé disse: Noé andava com Deus, era homem justo, íntegro, entre os seus contemporâneos"(Gn6:5-9).
"O Senhor viu que a maldades das pessoas haviam se multiplicados na Tetra e que todo designio do seu coração era mau continuamente."
No meio desse contexto de contaminação pelo pecado; Gênesis 6:9, destaca Noé em contraste com as pessoas que o rodeavam.
O texto pontua três qualidades na vida de Noé que foram observadas por Deus:
Primeiro; ele era um homem "justo". Segundo; "íntegro."
Terceiro; "ele andava com Deus."
Evidentemente, Noé tinha um relacionamento salvifico com o Senhor.
Era alguém em que Deus podia operar, alguém que O ouvia, O obedecia e que confiava Nele.
Por essa razão, o Senhor foi capaz de usar Noé para cumprir Seus propósitos e, por isso Pedro, no novo testamento, o chamou de "pregador da justiça" (2-Pe 2:5).
Noé e sua família foram os remanescentes fiéis do Senhor, naqueles dias quando a porta da graça havia se fechado para os antisdiluvianos..

 

terça-feira dia, 13/04/21.
Aliança com Noé.
Vejam o termo da aliança firmada com Noé: "Mas com você, estabelecerei a Minha aliança, você entrará na arca, você seus filhos, a sua mulher, e as mulheres de seus filhos" (Gn 6:18).
Primeiro, Noé tinha que crer e confiar no Senhor. Com humildade, obediência e construir uma arca.
Segundo; dar mais um passo de fé; entrar na arca com toda sua família. E deixar o resto com o Senhor.
A parte Divina da aliança consistia; enviar o dilúvio e salvar Noé e toda a sua família do juízo à desabar sobre o mundo ímpio. Em contra partida, Noé apenas obedecia.
A declaração de Gênesis 6:18, embora contenha conceitos profundos, ela prevê provisões para o futuro da humanidade.
Ao estabelecer a aliança com aquele que, sobreviveria ao dilúvio com sua família, Deus ofereceu Sua graça e misericórdia abundantes.
A segurança da humanidade no presente e a certeza da salvação no futuro, surgiram da graça de Deus e da ação divina em salvar.
Ao estabelecer a Sua aliança com Noé, Deus novamente mostrou Sua graça. Ele demostrou que estava disposto em salvar o ser humano dos resultados de seus pecados.

 

quarta-feira dia, 14/04/21.
O sinal do arco-iris.(Gn 9)
Na alegria de seu livramento, Noé não se esqueceu Daquele por cujo e gracioso cuidado haviam sido preservados.
Seu primeiro ato ao sair da arca, foi construir um altar e oferecer um sacrifício de animais limpos, manifestando sua gratidão a Deus pelo livramento e sua fé no Messias vindouro. O grande sacrifício.
Essa oferta foi agradável ao Senhor; e uma benção resultou não somente ao patriarca e sua família, mas a todos que viveriam sobre a Terra.
Foi nessa ocasião que o Senhor deixou um sinal no céu, o arco-íris. Para que, quando as gerações posteriores vissem essa maravilha no céu após uma chuva, e perguntassem o significado, seus pais pudessem lhes explicar a destruição do mundo, por um dilúvio mundial, por causa da maldade da humanidade.
E que a mão do Altíssimo, tinha dado em forma de arco e colocado nas nuvens, como sinal de que, Ele nunca mais enviaria outro dilúvio sobre a Terra.
Portanto, o arco-íris seria uma lembrança, da aliança feita com Noé e a humanidade.
"Disse Deus: Esse é o sinal da Minha aliança que faço entre Mim e vocês e, entre todos os seres vivos que estão com vocês. E para futuras gerações; porei o Meu arco nas nuvens e ele será por sinal de aliança entre Mim e a Terra (...) Então, Eu olharei e Me lembrarei da Minha aliança"(Gn 9: 12,13,14,15).

 

quinta feira dia, 15/04/21.
"Ficou somente Noé."
Gênesis 7:23, diz:"Assim, foram exterminados todos os seres que haviam sobre a face da Terra: As pessoas e os animais, os seres que rastejam e as aves dos céus foram extintos da Terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca."
A primeira menção explícita de um remanescente na Bíblia, ocorre no texto acima. "Ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca."
A palavra "ficou" do hebraico, expressam a ideia de remanescente no Antigo testamento. Não podemos ignorar o fato, de que, os remanescentes que sobreviveram a primeira catástrofe mundial, eram pessoas de fé e confiança (Gn 6:9- 7:1).
Visto que a Bíblia, usou o dilúvio do tempo de Noé, como tipo de destruição no tempo do fim, essa observação tem muita relevância.
" Alguns dos carpinteiros que Noé empregou na construção da arca, creram na mensagem de Noé, porém, morreram antes do dilúvio; outros conversos de Noé, apostaram." ( Ellen White, fundamentos da educação cristã, p. 504).
Hoje não é diferente; muitos ouvem a mensagem de salvação, pregadas e ensinadas pelos servos de Deus. Porém, alguns aceitam, e desses poucos, alguns permanecem firmes na fé. A maioria, permanece na incredulidade até o fim.
Cristo declarou que, haveria idêntica incredulidade por ocasião de Sua segunda vinda a Terra. (Mt 24:38).