vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


Auxiliar da Lição 3
Para todas as gerações

Foco do estudo: Gênesis 6

Esboço

Noé respondeu à aliança divina entregando a vida a Deus e abrindo o coração ao amor do Senhor. A arca era um símbolo do compromisso de Noé em apoiar a aliança com a qual ele havia concordado, e Deus o recompensou salvando sua família do juízo final do mundo antediluviano – o dilúvio.

Comentário

O princípio do pecado

Considere as duas citações a seguir, tendo em mente o pecado de Caim: “Os pecados são como círculos na água quando uma pedra é atirada nela; um produz outro. Quando a ira estava no coração de Caim, o assassinato não estava longe” (Philip Henry, em Frank S. Mead, 12.000 Religious Quotations [12.000 Citações Religiosas]. Grand Rapids, MI: Baker Books, 1996, p. 407). “Pecado é um estado de espírito, não um ato exterior” (William Sewell, em Frank S. Mead, 12.000 Religious Quotations, p. 409). “Apesar de Caim haver merecido a sentença de morte pelos seus crimes, o Criador misericordioso ainda lhe poupou a vida e concedeu-lhe oportunidade para o arrependimento. Entretanto, Caim viveu apenas para endurecer o coração, para incentivar a rebelião contra a autoridade divina e se tornar o líder de uma linhagem de pecadores ousados e perdidos. Esse único apóstata, conduzido por Satanás, tornou-se o tentador para outros, e seu exemplo e influência exerceram uma força desmoralizadora, até que a Terra se corrompeu e se encheu de violência a ponto de ser necessário destruí-la” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 78).

Noé

Assim como o brilhante lírio Amarilis, que espalha sua fragrância agradável em meio aos arbustos espinhosos da Terra Santa, o caráter de Noé revelou a fragrância do Céu durante a desafiadora era antediluviana. O significado hebraico de Noé é “Yahweh traz conforto”. Embora Noé tivesse nascido pecador, ele foi consolado pela fidelidade de Yahweh à aliança adâmica, assim como nós somos confortados. Esse foi o único meio de esperança e salvação para Noé. Foi a graça divina que o motivou, quando jovem, a abraçar um estilo de vida obediente em meio à rebeldia decadente. “Os seres humanos antes do dilúvio viviam muitas centenas de anos, e quando chegavam aos cem anos eram considerados ainda jovens. [...] Chegavam ao palco da ação entre a idade de 60 e 100 anos, mais ou menos na época em que os que vivem mais tempo hoje [...] já abandonaram o palco” (Comentários de Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 1, p. 1199).

Aliança com Noé

“A declaração em Gênesis 6:18, embora breve, contém conceitos profundos. Ela prevê provisões para o futuro da humanidade. Ao estabelecer a aliança com aquele que sobreviveria ao dilúvio com sua família, Deus ofereceu Sua graça e misericórdia abundantes. A segurança da humanidade no presente e a certeza da salvação no futuro surgiram da graça de Deus e da ação divina em seu favor. [...]

“A expressão típica para fazer uma aliança não aparece nessa passagem, a saber, ‘cortar uma aliança’, ou [...] ‘fazer uma aliança’. Aqui, o termo usado é estabelecer (heqîm). Uma pesquisa cuidadosa desse termo em conexão com a realização de alianças revela o significado de 'manter' ou 'confirmar' (compare com Dt 9:5; 27:26; 1Sm 15:11; 2Sm 7:25; 2Rs 23:3, 24; etc.). Essa descoberta indica que a iniciativa divina de estabelecer Sua aliança implica que Ele manteria o compromisso que havia assumido anteriormente” (Gerhard F. Hasel e Michael G. Hasel, The Promise: God’s Everlasting Covenant, p. 29).

Sinal do arco-íris

Na história da aliança da graça, há dois retratos e cenários diversos do arco-íris bíblico e multicolorido. Por um lado, em Gênesis 9, Cristo revelou um arco-íris cósmico como sinal de Sua misericórdia e graça ao remanescente de Noé que sobreviveu ao dilúvio. Por outro lado, Cristo revelará ao remanescente, no fim dos tempos, um arco-íris em torno do trono de Deus. (Ver Ez 1:26-28; Dn 12:1, 2).

“Então o arco-íris, resplandecendo com a glória do trono de Deus, atravessa os céus e parece cercar cada um dos grupos em oração. As multidões iradas param de repente. Seus gritos de zombaria silenciam. O alvo de sua ira sanguinária é esquecido. Com terríveis pressentimentos contemplam o símbolo da aliança de Deus, desejando colocar-se sob o amparo de seu esplendor insuperável” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 636; ver Ap 6:13-17).

Ficou somente Noé

“A primeira menção explícita de um remanescente na Bíblia ocorre em Gênesis 7:23: ‘Ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca’. A palavra traduzida como ‘ficou’ deriva da raiz hebraica sa'ar, da qual diferentes formas expressam a ideia de remanescente no Antigo Testamento. [...]

“Não podemos ignorar o fato de que os remanescentes que sobreviveram à primeira catástrofe mundial eram pessoas de fé e confiança (Gn 6:9 e 7:1). Visto que a Bíblia usou o dilúvio do tempo de Noé como tipo da destruição do tempo do fim, essa observação tem muita relevância” (Gerhard F. Hasel e Michael G. Hasel, The Promise: God’s Everlasting Covenant, p. 31).

“Alguns dos carpinteiros que ele empregou na construção da arca creram na mensagem, mas morreram antes do dilúvio; outros conversos de Noé apostataram” (Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, p. 504).

“A Palavra de um homem contra a sabedoria de milhares! Não queriam dar crédito ao aviso. [...] Cristo declarou que haveria idêntica incredulidade quanto à Sua segunda vinda [...] quando a ostentação do mundo se tornar a ostentação da igreja; quando os sinos para casamentos estiverem tocando, e todos olharem para o futuro esperando muitos anos de prosperidade temporal, subitamente, como no céu brilha o relâmpago, virá o fim de suas ilusões e falsas expectativas” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 338, 339).

Aplicação para a vida

Para reflexão: Um dos melhores homens que viveram na Atenas antiga foi Aristides. Ele era justo, gentil e bom. Então, por que a maioria votou para bani-lo? O consenso era que eles estavam cansados de ouvir Aristides ser chamado de “o justo”. O crime de Aristides era que sua bondade contrastava fortemente com a “maldade” dos outros.

1. Como no caso de Aristides, se não fosse pela “bondade” de Noé, talvez nunca tivéssemos percebido como o mundo era mau antes do dilúvio. Assim como Noé, refletir a Cristo tem seu preço. Considere o preço que você tem que pagar para ser um verdadeiro cristão. Como Aristides e Noé, nós temos a resiliência necessária para suportar o tratamento negativo que podemos receber?

2. Romanos 12:2 nos exorta a não nos conformarmos com este mundo, mas nos transformarmos. Noé é um exemplo clássico de como uma pessoa pode fazer isso. O que podemos aprender com a vida de Noé que impedirá que sejamos tentados pelo pecado da conformidade? Você acha que Deus espera que nós, como fez Noé, nos preocupemos com a salvação dos outros? Explique sua resposta no contexto dos desafios modernos ao testemunho.

3. Se houvesse um hospital para doentes mentais na época de Noé, seus “amigos” certamente o teriam internado. Tudo o que ele disse e fez significava “loucura”. Este mundo muitas vezes considera a sabedoria de Deus uma tolice. Como participantes da aliança, estamos sujeitos ao ridículo e a acusações. Como podemos estar preparados para esse tratamento? Pense em pelo menos três promessas bíblicas que você pode reivindicar nessas ocasiões.

4. Gênesis 6:6 afirma que Deus ficou tão chocado com a maldade do mundo antediluviano que Se arrependeu de ter criado a humanidade. O que isso quer dizer? O arrependimento de Deus sugere que Ele é capaz de cometer erros?

5. Em Gênesis 6:9, Noé é citado como justo e íntegro. Noé possuía essas qualidades em si mesmo, independentemente de Deus? Qual era a natureza da retidão de Noé?

6. O fato de Deus procurar ter uma aliança com os seres humanos sugere que Ele “precisa” de nós de alguma forma? Explique. Em que sentido isso pode ser verdade?

7. O conceito de remanescente é difícil para muitas pessoas, pois pode sugerir arrogância e triunfalismo. Por que nenhuma atitude de arrogância ou triunfalismo se justifica à luz do conceito bíblico do remanescente?

8. O que o arco-íris em Gênesis 9:12-17 sugere sobre os meios de Deus para influenciar a humanidade a escolhê-Lo?