vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


lição da escola sabatina de número 02.
Os princípios fundamentais da aliança.
Verso para memorizar:
"Agora, pois, se ouvirem atentamente a minha voz e guardarem a minha aliança, vocês serão a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda terra é minha"(Êx 19:5).
Originalmente, o Senhor estabeleceu um relacionamento de amor com os pais da humanidade, Adão e Eva. Hoje, Ele procura estabelecer conosco uma relação por meio de uma nova aliança, com base num compromisso entre Ele e a humanidade centrada no plano da salvação.
"As bençãos da aliança são mútuas. Deus aceita os que se dispõem a trabalhar pela glória de Seu nome, a tornar Seu nome um louvor em um mundo de apostasia e idolatria.
Ele será exaltado pelo Seu povo guardador de Seus mandamentos, para que possa torná-lo um louvor de glória sobre todas as nações"( Dt 26:19- MM, 1974, 22 de maio pg, 148).
Os termos da aliança são: "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. "Faze isto" disse Cristo, "e viverás" ( CBA, Vol, 7, Pg, 931, 932).

Sejamos pois, fiéis ao Senhor, no cumprimento de nossos deveres com relação a Sua aliança conosco. E não se preocupe: Ele é sempre fiel !!

domingo dia, 04/04/21.
Fundamentos da aliança.
O termo aliança do hebraico "berith" quer dizer; "concerto," "pacto," "aliança."
Em todas as Escrituras, no entanto, o termo " "aliança" descreve mais comumente a relação formal que existe entre Deus, por um lado, e Israel como povo escolhido por outro.
Essa não era uma aliança entre iguais; mas entre o Deus infinito e o homem finito. O próprio Deus determinou as disposições da aliança, tornou-as conhecidas à Seu povo e permitiu aceitação ou rejeição.
Uma vez ratificada, no entanto, era considerada vinculativa entre Deus e Seu povo. Em resumo, a aliança envolvia tudo o que era necessário, para tornar totalmente eficaz o plano da salvação.
Por Sua parte, Deus prometia abençoar o Seu povo, e dar-lhe em possessão a terra de Canaã, fazer conhecida a Sua vontade, enviar o Messias e tornar a nação o instrumento escolhido para a conversão do mundo.
Cabia ao povo ser obediente e cooperar com todos os requisitos de Deus. De forma preliminar, essa aliança foi feita com Adão após a queda (Gn 3:15) e, mais tarde com Noé (Gn 9:12,15,16).
Foi primeiramente com Abraão, e sua posteridade que a aliança se tornou eficaz (Gn 12:1-3- 15:18- 17:1-7). Em suma, o fundamento da aliança, envolvia comprometimento mútuo entre o Senhor e Seu povo.
O mesmo, Deus exige de você e de mim hoje!!

 

segunda-feira dia, 05/04/21.
Aliança com Noé (Gn 6:18).
"Mas com você estalelecerei a minha aliança, e você entrará na arca, você e seus filhos, e a sua mulher, e as mulheres dos seus filhos"(V,18).
"A minha aliança," esta é a primeira vez que este termo é usado nas Escrituras. Aliança de Deus com a humanidade é unilateral, o Senhor toma a iniciativa.
As condições e exigências, mas a graça divina, é a base da aliança, e a humanidade responde por meio da fé e da obediência.
Por causa da imensa e contínua disseminação do pecado, Deus resolveu dar cabo ao mundo de então, o mundo antidiluviano.
No mundo que Noé e sua família viviam, o que nos parece é que, até aquele momento, somente havia Noé e sua família tementes a Deus.
Nesse contexto, Deus havia acabado de contar a Noé sobre a Sua decisão de destruir a Terra por causa da maldade do ser humano.
A taça da malignidade do ser humano estava transbordando. Havia ultrapassado os limites do que se podia suportar.
No capítulo 6:14 do Gênesis, Deus pediu a Noé, que construísse uma arca, e no verso 18 o Senhor disse a Noé: "Mas com você, estalelecerei a minha aliança," em outras palavras; você e toda sua família, Eu prometo salva-los.
Noé precisava apenas obedecer. Construir a arca pela fé, e entrar com sua família segundo a ordem do Senhor. O resto era com Deus!!
Noé exerceu fé e gozou das bençãos do Senhor.
Deus o usou juntamente com sua família, como uma ponte de travessia, do mundo de então, para o mundo que então é, o mundo de hoje.
E daí para frente a história da humanidade continua com os descendentes de Noé, até a última geração de humanos fiéis que o Senhor levará desta terra sem provar a morte, juntamente com milhões de redimidos mortos, que ressuscitarão para viverem eternamente no mundo que então será, para toda a eternidade..

 

terça-feira dia, 06/04/21.
Aliança com Abraão.
(Gn 12)
"Sai da Tua terra e da casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrarei"(Gn 12:1).
A partir desse ponto, Abraão é o herói da narrativa do Gênesis. Esta é a primeira revelação divina a Abraão que é registrada, embora se saiba através de Atos 7:2, que Deus lhe havia aparecido pelo menos, uma vez antes disso.
O chamado de Abraão, exigiu que ele rompesse completamente e para sempre o passado. Teve que renunciar laços familiares e até a casa de seu pai.
E o Senhor lhe prometeu:
"Farei de ti uma grande nação"(V,2). Com esta promessa, o Senhor anunciou uma recompensa à Abraão, por deixar para traz famílias e sua terra natal.
E o Senhor aínda acrescentou:"E te Abençoarei." Esta promessa, inclui tanto bençãos temporais, quanto espirituais. "E te engrandecerei o seu nome."
A verdadeira grandeza resultaria da obediência as ordens de Deus e da cooperação como o propósito divino.
"Sê tu uma benção....Em ti serão benditas todas as famílias da Terra"(Vs,2,3).
Agora, todas as famílias da Terra, deviam receber bençãos através da obediência de uma pessoa achada fiel.
Como descendência espiritual do patriarca, os cristãos hoje, partilham da mesma benção comunicada à Abraão.
( Gálatas 3:8,29).
Bençãos garantidas a ele finalmente, beneficiáriam todas as famílias da Terra, com a vinda do Messias Jesus, descendente da semente de Abraão.

 

quarta-feira dia, 07/04/21.
"Aliança com Moisés.
(Êxodo 6:1-8)
"O Senhor falou a Moisés e lhe disse: Eu Sou o Senhor, apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus todo poderoso; mas pelo Meu nome; O SENHOR, não lhes fui conhecido" (Vs,2,3).
"Também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra em que viveram como peregrinos"(v,4).
Deus Se apresentou a Moisés dizendo ser Ele o Deus todo Poderoso, que apareceu a Abraão, Isaque e Jacó, e que havia feito aliança com eles em fazer deles uma grande nação.
E agora havia chegado o momento; porque ouvi os gemidos dos filhos de Israel, os quais os Egípcios os escravizaram, e Desci para liberta-los.
Com isso, o Senhor declarou à Moisés que Suas alianças com estes antepassados importantes da nação Israelita, estavam em perfeita vigência; em outras palavras; o que prometo Eu cumpro.
Portanto, "Sempre Me lembrarei da minha aliança que fiz com eles"
(Vs,1,2,3,4,5).
Na verdade, a aliança que Deus desejava para os Israelitas, era que soubessem que o amor divino não tinha motivos ocultos, tudo o que Deus buscava de Seu povo, era uma genuína resposta de amor, que, de fato, se manifestasse por suas obras.
Fidelidade ao Senhor, relacionamento especial com Deus e obediência, conscistia o âmago da aliança confirmada com o Seu povo.

 

quinta feira dia, 08/04/21.
Nova aliança (Gr 31:31-33).
"Eis que vem dias diz Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com os seus pais, no dia em que Eu os tomei pela mão para os tirar da Terra do Egito; porquanto, eles anularam a minha aliança, não obstante, Eu os haver desposado diz o Senhor"(Vs,31,32).
"Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias diz o Senhor. Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas escreverei; Eu serei o Seu Deus, e eles serão o meu povo" (Vs,31-33).
Os Israelitas falharam em satisfazer as exigências divinas, porque lutavam para serem justos por seus próprios esforços.
Reconhecendo essa tendência inerente ao ser humano, o Senhor prometeu uma "nova aliança." Com isso, o ser humano se torna santo por meio da fé, no Redentor e santificador Jesus Cristo (Gálatas 3- Heb 8:8-10- Ez 16:60).
Era o desejo de Deus, que os exilados que retornaram entrassem de coração e alma nessa experiência da "nova aliança."
Mas a nação falhou em corresponder as suas oportunidades (Vs,16-19). Então, a lei não deveria ser uma fonte de ação a guiar e controlar a conduta humana.
A promessa foi:"Na mente lhes imprimirei as minhas leis, e no coração lhas escreverei."
Obedecer a Deus observando Suas leis, deve ser estilo de vida para Seu povo, enquanto aguarda a glorificação na segunda vinda de Jesus.

 

 

 

Pastor Helio Porto