vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


Lição 13 – A vida na nova aliança
Por Gerson Benedito Prado
Sábado, 19 de junho
Introdução
A Introdução da lição 12, 12/06/2021, afirma “nas Escrituras há palavras-conceitos que são verdade presente, [...] como: redenção, justiça, graça, amor, fé...”. Também há palavras confirmadoras dessa verdade, como as que indicam o tempo de Deus para cumprimento de Sua aliança, como “HOJE”, “AGORA”, “FIM DOS TEMPOS”. Neste trimestre refletimos sobre “a promessa: aliança eterna de Deus”, ou seja, a aliança é oriunda em Deus, sob responsabilidade de ser cumprida por Deus, e eterna até que seja cumprida a promessa nela contida.
Que promessa? O Criador será o Redentor, Salvador e Restaurador. Redentor por libertar da escravidão do pecado. Salvador por garantir libertação do poder do pecado e vida eterna e Restaurar a imagem e semelhança do Criador em nós, pelo Espírito Santo na mente e coração, transformando-nos em novas criaturas que possam receber “vida... em abundância” (Jo 10:10), “hoje”, “agora” e após o “fim dos tempos”!
Considerando o que estudamos no trimestre, concluiremos refletindo na “alegria” que vem de conhecer Cristo e Sua missão em favor da humanidade, assumindo o fardo de seus pecados em troca de Seu jugo suave, tornando-a “livres da culpa”, transplantando o coração endurecido pelas impiedades do mundo por um coração de carne, inscrito “a nova aliança”, garantindo que o significado desse transplante é “vida eterna” e que, enquanto não for a eternidade, em nosso “HOJE”, “AGORA” pratiquemos a “missão” até o “FIM DOS TEMPOS”.
Que o Espírito Santo possa fazer germinar e frutificar em nós todo o conhecimento de Deus para que vivamos e testemunhemos “a promessa: a aliança eterna de Deus”.
Pense: “Todo o Céu está interessado na felicidade do ser humano. Nosso Pai celestial não impede que nenhuma de Suas criaturas experimente momentos de alegria. [...] Ele não só purifica do pecado e concede redenção pelo Seu sangue, como também satisfaz aos anseios do coração daqueles que consentem em carregar Seu fardo e tomar Seu jugo” (EGW, CC, p. 46).
Desafio: Compreender que a nova aliança começa no coração aqui na Terra e alcança a eternidade no Céu.