vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


Comentário Lição nº12: Fé na Aliança

“ E é evidente que,  pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo vivera pela fé”.

A lição desta semana começa com uma lembrança da Odisséia de Homero) uma obra literária que narra o sofrimento do guerreiro em alcançar o favor dos deuses para retornar à sua casa.

Nossa concepção de recompensa por nossas atitudes muitas vezes ofuscam nossa clareza de mente em compreender o sentido da religião bíblica, a distancia entre céu e terra é grande demais para que possamos pagar pelos nossos erros.

 Se voltarmos para casa, terá de ser pela graça de Deus….unicamente!

O modo de salvação da Antiga Aliança (Velho Testamento) é igual a do Nova Aliança (Novo Testamento) a Fé.

Não fazemos nada por nós mesmos que obrigue Deus a nos salvar.

Quando compreendemos plenamente o sacrifício de Jesus por nós na cruz nossa vida, atitudes, desejos, planos, etc, mudam para cumprir a vontade de Deus em nós – pela atuação do Espírito. Quando acreditamos neste sacrifício permitimos que O Espírito Santo consolide a mudança à cada dia e isto é a santificação.

Cristo mostrou que seu amor por nós era maior e mais forte do que a morte. Este fato, a morte de Cristo na cruz é o fundamento de todas as alianças….Deus pode cumprir sua parte no acordo de salvação do ser humano.

O exemplo mais tangível que a própria escritura nos apresenta de um homem que cumpriu a outra ponta do acordo ….a parte humana….foi Abraão, porque creu no Senhor e isso lhe foi imputados por justiça: esta é a verdade crucial da religião bíblica – justiça ocorre pela fé, e fé é a submissão total ao Senhor (obediência).

A maravilhosa verdade é que somos declarados justos, não pelo que fazemos mas pela fé no que Cristo fez.

No fim, quando olhamos para nós e o que fizemos durante toda nossa vida, por mais santos que pensamos ter sido, nada nos faz merecedores do céu. Mas confiar nos méritos de Cristo faz toda diferença para a certeza que seremos salvos.

Wagner Tonini

Classe do ECC e Amigos

Membro da igreja do UNASP Hortolândia