vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021


Lição da escola sabatina de número 09.
O sinal da aliança.
Verso para memorizar:
"Os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua de geração em geração" (Êx 31:16).
A importância do sábado em Êxodo é comprovada pelas diversas referências à sua observância. (Êx 16:22-30- 20:8-11- 23:12- 34:21- 35:2,3).
Nenhum outro mandamento do decálogo, é mencionado com tanta frequência.
"Sinal," o mesmo termo usado para descrever as pragas. Ele também ocorre em Gênesis 16:9-14, para se referir a circuncisão de todos os membros do sexo masculino da comunidade da aliança.
Nesse caso o propósito do sinal e do mandamento divino, é lembrar o povo de Deus de que a santidade não se baseia em esforços pessoais, mas na ação do Senhor.
Esta santidade é profanada quando não se reconhece o sábado como um sinal entre Deus e Seu povo (Ezequiel 20:12,20).
O sábado de repouso sugere descanso completo de todas as preocupações diárias costumeiras (Ex 35:2- Lv 23:3).
Doutor Alberto Tim, teólogo Adventista do sétimo dia, descreveu o tempo sagrado o dia de sábado, como um Templo no tempo, onde todos tem a mesma oportunidade de passar por ele cada final de semana. Não somente para o repouso físico, mas repouso espiritual em Cristo.
O sábado é um Oásis, onde os cansados e peregrinos que vivem neste mundo, podem parar para repousar e beber da fonte da vida JESUS Cristo, que está sempre a jorrar.
O Criador após a crianção deste mundo em seis dias. No sábado descansou de toda obra que como Criador fizera.

(Gen 2:1-3- Ex 20:8-11).

domingo dia, 23/05/21.
Origem
Todos que amam as Escrituras e a lêem assiduamente, sabem que a palavra de Deus é a revelação escrita da vontade de Deus para a humanidade.
Homens santos de Deus à escreveram movidos pelo Espírito Santo (ll-Pe 1:20,21).
É através do santo livro de Deus que encontramos a nossa origem. De onde viemos e para onde estamos indo.
No livro do Gênesis se encontra a narrativa de como tudo começou.
"No princípio criou Deus os céus e a Terra"(Gn 1:1)
Essa declaração do Criador, é clara e fundamental para todos nós. Não deixa margem para especulação. Ele é o Criador e pronto! Se você acredita ou não, isso é problema seu! Isso não vai mudar nada o que realmente Deus é; Ele permanece o mesmo, o autor de toda criação.
Assim como a criação do homem (Gn 1:27), e o casamento (Gn 1:28), o sábado também como instituição divina tem a sua origem no livro Gênesis (Gn 2:1-3). Jesus declarou que o sábado foi criado por causa do homem e não no homem por causa do sábado (MC 2:27).
A palavra descansar na língua hebraica é Shabat, está relacionada ao substantivo "sábado" ou Shabat, como aparece perfeitamente identificado o sétimo dia da semana, o dia que Deus santificou e abençoou. (Êx 16:26-29- Êx 20:9,10,11).
Portanto, um dia para ser lembrado como um marco ou monumento, da criação do mundo e do Seu Criador. O Deus todo poderoso!

 

segunda-feira dia, 24/05/21.
O sábado antes do Sinai.
(Êx 16:23)
O capítulo 16 de Êxodo, narra o grande milagre da graça de Deus em favor de Seu povo, quando choveu do céu, alimento para o Seu povo o maná.
Pela primeira vez, é declarado ao povo a santidade de um dia da semana o santo sábado.
Vejam o texto:"Ele respondeu: Isto é o que disse o Senhor: Amanhã é repouso, o Santo sábado dedicado ao Senhor. O que vocês quiserem assar no forno, assem, e o quiserem cozinhar com água cozinhem: e tudo o que sobrar separem, guardando para manhã seguinte"( V,23).
O Maná era oferecido pelo Senhor bondosamente, durante os seis dias da semana. Porém, no sábado não havia Maná. O povo foi orientado por Moisés, à recolherem o Maná uma porção diária para cada família. Não havia necessidade de guardar a sobra para o outro dia, até porque, se guardassem para o outro dia, cheiravam mal (V,20).
Entretanto, na sexta feira, todos foram orientados a colherem o Maná em dobro, poderiam assar, cozinhar e a sobra deveriam guardar para o dia seguinte o santo sábado, e não cheiravam mal. Poderiam comer porque no sétimo dia, no sábado o Senhor não lhes enviaria o Maná.
"Amanhã é repouso o Santo dia do Senhor"(V,23). Portanto, antes do Sinai quando a lei de Deus foi escrita pelo dedo de Deus, o sábado já havia sido observado pelos filhos de Deus no deserto.

 

terça-feira dia, 25/05/21.
Sinal da aliança.
(Êxodo 31:16,17)
"Os Filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua de geração em geração. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre, porque, em seis dias, o Senhor fez os céus e a Terra e, no sétimo dia, descansou e tomou alento" (Vs, 16,17).
De todos os dez mandamentos, somente o quarto contém o selo do Grande Legislador, o Criador dos céus e da Terra.
Os que obedecem os dez mandamentos da lei do Criador, tomam- Lhe o nome, e todas as bençãos que esse nome implica lhes serão garantidos. "E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a Arão, e a seus filhos, dizendo: assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo- lhes:o Senhor de abençoe e te guarde: o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz."
(Nm 6:24,25,26)
É interessante que na bíblia, o sábado como "sinal" funciona como uma marca, de propriedade divina.
O sinal relacionado com a observância do sábado para o povo de Deus no passado ligava particularmente a aliança com o Eterno.
Portanto, o sábado é um sinal entre o Criador e Seu povo para sempre.
(Êx 31:13).

 

quarta-feira dia, 26/05/21.
Sinal de santificação.
((Êx 31:13)
"Certamente vocês guardarão os meus sábados, pois é sinal entre mim e vocês de geração em geração, para que vocês saibam que Eu Sou o Senhor que os santifica"(V,13).
Estas palavras do Senhor por meio de Moisés, ecoou aos ouvidos do profeta Ezequiel, nos dias do seu exílio na Babilônia, quando apelou aos judeus exilados dizendo:
"Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que Eu Sou o Senhor que os santifica"
(Ez 20:12)
Como sinal de propriedade assim o Senhor disse: "Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que Eu Sou o Senhor vosso Deus"( Ez 20:20).
Uma das principais preocupações de Ezequiel, era observar e viver o sábado, é uma característica do povo santo do Senhor. Trata-se de um sinal externo visível e perpétuo, entre Deus e Seu povo de que, o Senhor que santifica o povo da aliança, o qual lhe pertence.
O sinal serve de lembrança, confirmação e distinção. Portanto, o sábado constituí um sinal de reconhecimento (para que saibais). É sinal de santificação ( o Senhor que santifica no seu povo). É sinal de propriedade do Senhor (Eu Sou o Senhor vosso Deus).
Quando a porta da graça se fechar, o santo sábado se transformará no selo do Deus vivo, se contrapondo ao domingo o sinal da besta na vida daqueles que observam por escolhas pessoais em substituição do sábado do Senhor!

 

quinta feira dia, 27/05/21.
Lembrando do sábado.
(Êxodo 20:8)
" Lembra-te do dia de sábado para o santificar"
(V,8).
A palavra "lembra-te" desse texto, sugere que o quarto mandamento, sobre a santidade do sábado, já era conhecido.
Os Israelitas pensariam em sua origem em Gênesis 2:2,3, e em sua menção anterior em Êxodo 16: 5, 22-30.
A ordem para lembrar e santificar o sábado, é explicada com referência a criação conforme o livro de Gênesis 2:2,3 e Êxodo 20: 11, conseguem relacionar o sábado ao sétimo dia.
Alusões ligando a criação ao sábado também podem ser encontradas em Gênesis 2:2 e em Apocalipse 14:7-22, cobrindo dessa forma, toda extensão da história bíblica.
A maioria dos cristãos aceita a obrigatoriedade de obedecer os dez mandamentos, mas, estranhamente, alguns ignoram ou anulam este mandamento. Esta passagem liga o significado do sábado a criação: Deuteronômio 5:14,15, o conecta ao livramento divino por ocasião do êxodo.
Por este motivo, o sábado se tornou um sinal da aliança de Deus.
(Êx 31:12-17) Sobre a guarda do sábado, Isaías 58: 13,14 e Mateus 12:12.
Sobre quando começa e termina o sábado Levítico 23:32.
A ordem para que lembremos do sábado para santificar, também tem implicações para o presente. Não devemos apenas lembrar do sábado, mas, observa-lo e guarda-lo como um dia consagrado ao Senhor. (Dt 5:12).

 

Pastor Helio Porto