vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021


Lição da escola sabatina de número 08.
Consolem o meu povo.
Verso para memorizar:
"Ó Sião, você que anuncia boas novas, suba a um alto monte! Ó Jerusalém, você que anuncia boas novas, levanta a sua voz fortemente! Levante-a, não tenha medo. Diga as cidades de Judá: Eis aí está o teu Deus."(Is 40:9).
Muitos séculos antes, por meio do profeta Isaías, Deus anunciou que o tempo de tensão e sofrimento de Seu povo havia terminado.
"Consolem, consolem o meu povo," diz o Senhor Deus de vocês." Falem ao coração de Jerusalém e anunciem que o tempo de sua escravidão já terminou. Que a sua iniquidade está perdoada e que ela já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados"(Is 40:1,2).
Todo livro de Isaías está repleto de falas contrastantes sobre juízos e boas novas da salvação.
No entanto, a primeira parte do livro, trata primeiramente da mensagem de juízo divino em relação ao reino de Judá, do capítulo 1 ao 39.
A segunda parte; a partir do capítulo 40, a mensagem do Senhor começa com um dos dizeres mais revigorantes e consoladores da bíblia.
" Consolem, consolem o Meu povo diz o Deus de vocês"(V,1).
Essa mensagem lembra o povo de Deus e sua fidelidade à aliança. A misericórdia divina se fará evidente mais uma vez porque o Senhor declara a nação que o tempo de sua escravidão já passou, e que a iniquidade praticadas estavam perdoadas.
Vejam! Isaías está anunciando a liberdade de uma escravidão que somente viriam muitos anos depois.
Se levarmos em conta que Isaías iniciou o seu ministério profético em 740 a/C e possivelmente tenha morrido por volta de 680 a/C, pelo ímpio rei Manassés, filho de Ezequias, e o cativeiro Babilônico só ocorreu em 586 a/C e o fim do cativeiro aconteceu em 457 a/C, portanto, a mensagem de consolo de Isaías para o povo de Deus foi proferida séculos antes da promessa se cumprir.
Isso não é fantástico?
Deus amava e desejava salvar o Seu povo, apesar de não ser correspondido.

Pensem nisto!!

 

Domingo dia, 14/02/21.
Consolo para o futuro.
( Isaías 40:1,2)
Babilônia, Assíria e Egito, foram as principais nações que oprimiram o povo de Deus.
O Senhor tinha uma conta a acertar com elas. Eram nações pagãs politeístas nos tempos antigos. Eu pergunto; onde foram parar estas nações?
Com excessão do Egito, que aínda sobrevive até hoje; as demais foram extintas da face da Terra.
Com relação ao Egito; o profeta Ezequiel assim profetizou: "Tornar-se-a o mais humildes dos reinos, e nunca mais, se exaltará sobre as outras nações (Ez 29:15- NVI).
O Egito hoje é um país pobre, vive apenas do turismo e algumas poucas reservas de petróleo.
A pobreza e a miséria é vista por todas as partes, em sua velha Cairo.
Cerca de ,
90% de sua população e mulssumana. Vejam o texto: " O Egito se tornará um deserto arrasado. Então eles saberão que Eu Sou o Senhor"(V,9).
A arrogância e o orgulho dos Assirios e Babilonicos e suas quedas devem servir de lições para o tempo do fim.
As nações da Terra hoje, não são diferentes. Muitas delas são nações onde impera o ateísmo, combate a palavra de Deus, destrói templos cristãos, persegue e mata os seguidores do cristianismo.
Essas nações terão o mesmo fim. O consolo para os filhos de Deus não está no presente, mas no futuro, quando o mal for extinto, e o governo deste mundo se tornar de nosso Senhor e do Seu Cristo.
Vale apena esperar!!

 

Segunda-feira dia, 15/02/21.
Presença, palavra e preparação do caminho.
(Isaías 40:3-8)
"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda ao nosso Deus"(V,3).
"Preparai o caminho do Senhor," era o propósito de Deus que, com a libertação do cativeiro babilônico, Israel como nação se esforçasse ao máximo para se preparar e preparar as nações vizinhas para a vinda do Messias o Cristo.
Um glorioso futuro aguardava a nação, pois o programa divino seguiria acelerado e sem interrupções até que o Messias surgisse e Seu Reino Eterno fosse estabelecido.
O processo de preparo alcançaria o clímax na vida e no ministério de João Batista, o precursor do Messias.
Do mesmo modo, é privilégio do Israel espiritual nesse tempo do fim, preparar o caminho do Senhor para que volte a Terra com poder e grande glória.
Assim como no caso do Israel antigo, esta obra de preparação é dupla, e consiste primeiramente no preparo pessoal, tendo o Espírito Santo de forma plena na vida. E em segundo lugar, no poder do Espírito, a proclamação do evangelho Eterno à toda a humanidade.
"Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos aplanados"(V,4).
Os preparos para a vinda de um monarca terreno, envolvia reparos do caminho por onde ele passaria, para que não houvessem dificuldades no percurso.
Com relação a vinda do Messias o Cristo, essas palavras tem aplicação espiritual na obra de João Batista, que veio antes do Messias para convidar a todos para se prepararem para receber Jesus e aceitar Sua mensagem de salvação.
Os mensageiros de Deus nos últimos dias, devem proclamar mensagem semelhante. É privilégio da igreja de Deus proclamar uma mensagem especial e específica para o tempo do fim. Antes do fechamento da porta da graça e a volta de Jesus.
"Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois chegou a hora do Seu juízo e adorai Aquele que fez o céu a Terra, mar e as fontes das águas"(Ap 14:7).

 

Terça-feira dia,16/02/21.
A origem do evangelismo.(Is 40:9-11).
De acordo com a profecia de Isaías, não nos parece coincidência que Ana, uma profetiza, tivesse sido a primeira à anunciar publicamente ao povo de Jerusalém, no monte alto do Templo, que o Senhor havia chegado.
"E chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino Jesus a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém."
(Lucas, 2:38)
Esse foi o início do evangelismo cristão como conhecemos hoje.
A proclamação do evangelho, as boas novas de que Jesus Cristo veio trazer salvação.
Posteriormente, Cristo confiou a outra mulher Maria Madalena, a primeira notícia de Sua ressurreição triunfante
(João 20:17,18), e que Sua missão evangélica no Planeta Terra havia sido cumprida.
A carne é como a erva, mas, a palavra divina que se tornou carne é eterna.
(Isaías 40:6-8)
Em nossos dias deve ser proclamado uma mensagem poderosa vinda de Deus. Uma mensagem de influencia iluminante com capacidade salvadora.
O caráter de Deus deve tornar-se notório por meio da pregação do evangelho e da vida se Seus filhos.
A luz deve ser difundida nas trevas do mundo. A luz do amor, bondade, misericórdia e da verdade do Eterno.
Está é a obra traçada pelo profeta Isaías, nas palavras do texto: " Ó Jerusalém, você que anuncia as boas novas, levante a sua voz fortemente! Levante-a, não tenha medo. Diga as cidades de Judá: Aí está o Seu Deus! Eis que o Senhor virá com poder, e o Seu braço dominará; eis que o Seu galardão está com Ele, e diante Dele vem a Sua recompensa."
(Isaías 40: 9,10).

 

Quarta-feira dia, 17/02/21.
Criador misericordioso.
(Isaías 40:12-31)
O capítulo 40 de Isaías é totalmente dedicado a exaltação do Criador e Seu amor e cuidado pelas obras que foram criadas.
Deus conclama aos homens a olhar para os céus. Vejam- No nas maravilhas de um lindo céu estrelado.
Não devemos meramente contemplar os céus, devemos considerar as obras de Deus. Ele quer que estudemos as obras extraordinariamente criadas por Ele e a partir disso, aprendamos a ama-LO, reverencia-Lo e obedece-Lo.
Os céus e a Terra, com os seus tesouros devem nos ensinar as lições do amor, do cuidado e do poder de Deus.
Ao longo do capítulo 40, a misericórdia e o poder de Deus, se entrelaçam e até se misturam, pois ambos são necessários para que Deus salve Seu povo.
Ele deseja salva-lo porque é misericordioso; Ele é capaz de salva-lo porque é poderoso. A descrição que Isaías apresenta da sabedoria, poder e majestade eterna de Deus, não tem paralelo.
Deus é o grande artífice do universo que fez os céus e a Terra. Para Ele não há tarefa grande demais, e nem responsabilidade pequena demais.
Coisas infinitamente grandes e incompreensíveis para o ser humano, são como nada para Ele.
É nosso privilégio confiar num Deus tão grandioso sábio e bom. Toda Sua sabedoria e poder estão a disposição dos que crêem e confiam Nele.

 

Quinta feira dia, 18/02/21.
O problema da idolatria.
(Isaías 40:19-20)
Muitos que levam o nome de cristãos, tem servido a outros deuses além do Senhor.
Nosso Criador exige suprema devoção, primazia e lealdade. Qualquer coisa que tenha a tendência de diminuir nosso amor a Deus, ou de interferir no serviço devido a Ele, torna-se dessa forma um ídolo.
Os escritos antigos mostram que a idolatria era sedutora para os filhos de Deus, pois se tratava de materialismo, usando modos de adoração com as quais, as pessoas se identificavam com os ídolos que segundo as suas crenças, proporcionavam fertilidade e prosperidade.
Era a religião de auto-ajuda. Isto nos parece bastante familiar não é mesmo?
Pouco antes da volta de Jesus, tendo Seu caminho sendo preparado pela obra de uma mensagem de reconciliação final do terceiro Elias, (Mal 4) a escolha será a mesma dos dias de Isaías: adoraremos o Criador o Deus verdadeiro, ou adoraremos qualquer coisa? No final, a humanidade estará sempre adorando algo.
Um pouco antes do fim da graça, e da volta do Senhor, o mundo todo estará dividido em dois grupos distintos; os que adoram o Criador o Deus verdadeiro, e os que adoram e idolatram a besta e a sua imagem.
Nessa ocasião, estaremos de um lado ou de outro. A idolatria foi o grande problema dos israelitas nos dias de Isaías, antes e também depois dele.
O Senhor sempre condenou a idolatria. No antigo testamento, a idolatria foi comparada ao pecado da feitiçaria.
A proibição aparece no primeiro mandamento do decálogo, (Êxodo 20) como pecado e algo condenável.

 

Pastor Helio Porto