vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021


Lição da escola sabatina de número 06.
Brincando de Deus.
Verso para memorizar:
"Naquele dia se dirá; eis que Este é o nosso Deus em quem esperávamos, e Ele nos salvará; Este é o Senhor, à quem aguardávamos, na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos."
(Is 25:9)
"Este é o nosso Deus." Este alegre grito de triunfo sai dos lábios dos santos, quando Cristo se manifestar nas nuvens dos céus.
Seu sincero clamor por livramento se transforma em hinos de louvor.
"Em quem esperávamos."
Depois do surgimento de muitos falsos cristos, depois da obra prima do engano satânico, a personificação de Cristo. Os santos reconhecerão com júbilo Aquele em quem esperam com paciência por muito tempo.
Neste período, os ímpios aclamam e adoram Satanás, que, com disfarce se apresenta como se fosse Jesus e como salvador do mundo.
Mas os verdadeiros filhos de Deus negarão a satanás e, clamarão e adorarão o Salvador Jesus Cristo, com lealdade.
O capítulo 25 de Isaías, foi dividido em três partes. Primeira; Louvor a Deus pela vitória.(Vs 1-5).
Segunda; Um banquete para o povo de Deus.
(Vs,6-8)
Terceira; Vitória do Senhor sobre os inimigos.(Vs,9-12).
Enquanto os salvos louvam ao Senhor com alegres cânticos, os perdidos vivos em desespero lamentam a triste sorte, e pedem para morrer, mas, a morte fugirá deles, pelo menos por alguns instantes até que, a punição divina os alcancem com fogo abrasador.

Malaquias o último profeta do antigo testamento afirmou: "Pois certamente vem o dia do Senhor ardendo como fornalha; todos os soberbos e todos que cometem perversidades serão como restolho o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos. De sorte que não lhes deixará nem raiz e nem ramos.(Ml 4:1).

 

Domingo dia, 31/01/21.
Sentença contra as Nações. (Isaías 13)
Por meio do profeta Isaías, o Senhor demostrou ser Ele o que domina sobre as nações da Terra.
Ele levanta reis, e os derruba. Israel a nação que dominava o norte na Galiléia, e Judá a nação que dominava o sul na Judeia, ambas receberam do Senhor advertências por meio do profeta Ezequiel e Jeremias. Como não deram ouvidos a palavra do Senhor, foram para o exílio de nações pagãs como Assíria e Babilônia.
E as 12 tribos deixaram de existir. Agora, o Senhor vira Suas armas contra os povos que escravizaram o Seu povo.
Os capítulos 13 a 21, contém oráculos de juízos contra várias nações. O Senhor nunca envia juízos contra um povo ou nação, sem primeiro adverti-los o porquê da punição.
Foi assim que ocorreu com Israel e Judá. Deus queria poupar o Seu povo, se tão somente ouvissem os apelos dos santos profetas. E voltassem para o Senhor, e abandonassem seus maus caminhos.
"Nos registros da história humana, o desenvolvimento das nações, o nascimento e a queda dos impérios aparecem como que, dependendo da vontade e do poder do ser humano. No entanto, na palavra de Deus, podemos ver os Agentes do Poderoso Deus, agindo com misericórdia executando paciente e silenciosamente os conselhos de Sua própria vontade."(P.Reis, 499,500)

 

Segunda-feira dia, 01/02/21.
Sentença contra as nações. (Is.13)
Deve-se notar que Isaías 13, é intitulado como profecia contra Babilônia
(V,1). E em sua totalidade o capítulo é uma previsão literal da queda e desolação da Babilônia histórica.
Mas os escritores do novo testamento, apresentaram a queda da Babilônia histórica, como um tipo da queda da Babilônia simbólica ou mística. Vejam Apocalipse 14:8, 16:16, 18:4, 19:2.
Portanto, as descrições dadas nestes versos, sobre a queda da Babilônia histórica, com todos os detalhes aplicados à queda da Babilônia simbólica, ambos os casos, se refere as características semelhantes que ambas possuem .
Ambas se rebelaram contra Deus e oprimiram e perseguiram Seus seguidores levando-os até a morte.
E por isto, são merecedoras de receber juízos condenatórios do Senhor. Vejam o texto: "Já vem de um país remoto, desde a extremidade do céu, o Senhor e os instrumentos de Sua indignação, para destruir toda Terra."(V,5)
Os instrumentos que aqui se refere, são os meios utilizados por Deus para levar juízos contra Babilônia, contra o Egito e outras nações que oprimiram o povo de Deus.
Assim também ocorrerá no tempo do fim. Essa é a forma de Deus manifestar Sua indignação contra aqueles que com atrevimento e soberba, zombaram de Sua Soberania.
A expressão dia do Senhor que aparece no verso 6, ocorre cerca de 20 vezes nos escritos do antigo testamento, e sempre empregada com referência ao tempo do juízo Divino, sobre uma cidade ou nação.
Babilônia histórica foi julgada e condenada a destruição e sua história foi apagada para sempre.
Da mesma forma, ocorrerá com a Babilônia mística ou simbólica, no tempo determinado pela palavra de Deus. Será julgada e condenada a destruição para sempre no lago de fogo e exofre, com satanás e seus anjos.

Amém!!

Terça-feira dia, 02/02/21.
A queda do rei do norte.
(Is 14)
O capítulo 14 de Isaías, bem como Ezequiel 28, se destacam pela importância de nos revelar como o anjo Lúcifer que foi expulso do céu por se rebelar contra Deus, se utilizou de reis pagão, como no caso o rei da Babilônia e Egito e outros para oprimir, e perseguir e matar os filhos de Deus.
No caso do capítulo 14, o rei da Babilônia era o principal responsável pela política babilônica, sobre ele é designado o símbolo de Lúcifer.
Vejam este texto: "O Senhor quebrou a vara do perverso, e de outros dominadores, que feriram os povos com furor, e com golpes incessantes, e com ira dominavam as nações, com perseguição irreprimivel. Já agora descansa e está sossegada toda Terra, todos exultam com júbilo."(Vs,5,6,7) E simbolicamente, quando o governo de Satanás chegar ao fim (Is13:4), somente então, a Terra terá descanso e sossego.
A destruição de Satanás, trará alegria ao povo de Deus, pois a opressão terá acabado, e os santos herdarão a Terra renovada e reinarão para todo sempre.
Num sentido figurado, o mundo todo que por tanto tempo gemeu sob a maldição do mal, se regozijará ao se libertar do poder do opressor.

Satanás é o "rei" do norte que foi precipitado para a Terra e aguarda a sua destruição final no lago de fogo e enxofre. Ele já foi julgado e condenado. Um dia deixará de existir para sempre. Para alegria dos redimidos do Senhor.

Quarta-feira dia, 03/02/21.
A porta do céu (Is 13:14).
O termo Babilônia, é derivado de "Babel" que significa confusão.
Quando Deus confundiu a língua dos construtores da torre de Babel impedindo-os que continuassem a construção da torre. Os construtores abandonaram a construção e se espalharam pelo mundo.
O termo Babilônia, é empregado nas Escrituras para designar as religiões falsas e apóstatas. No apocalipse capítulo 17, Babilônia é representada por uma mulher prostituta embriagada, representantando a igreja falsa.
No capítulo 12, a igreja verdadeira é comparada por uma mulher virtuosa, vestida de Sol, tendo a lua nos pés e uma coroa de 12 estrelas.
Babilônia surge no cenário das nações, como fruto de um povo que insurge contra Deus.
Ninrrode, um dos descendentes de Cam, um dos filhos de Noé, resolve construir uma Torre que pudesse atingir o céu, com a intenção de escapar de um dilúvio caso, isso viesse ocorrer novamente.
Na verdade era um desafio ao todo poderoso Deus. Era uma manifestação de descrédito a aliança do Senhor feita com Noé e seus descendentes, que jamais a Terra seria destruída por dilúvio.
O arco-iris, seria sempre uma lembrança dessa aliança enquanto o mundo existir.
Em contra partida, o Senhor construiu uma ponte de salvação ligando a Terra com o céu. Essa Ponte é Jesus Cristo.
No sonho de Jacó, lhe foi mostrado uma escada ligando a Terra com o céu, e anjos de Deus, subiam e desciam por ela. Ao acordar Jacó atônito disse:"O Senhor está nesse lugar, aqui é a casa de Deus, e chamou aquele lugar de Betel, a Porta do céu"(Gn 28:17).
Jesus Cristo é a ponte sobre o abismo que nos leva ao céu. É o elo de ligação entre Deus e a humanidade.
Ele é a salvação para todos os povos nações e línguas. A nossa intimidade com Jesus, é a nossa intimidade com o Pai. Cristo é a porta do céu que foi aberta para o pecador arrependido e contrito de coração..
Faça uso dessa Porta!!
E viva feliz..

 

Quinta feira dia, 04/02/21.
Vitória final de Sião.
(Is 24-27).
Embora as profecias de Isaías 13- 14, focalizem Babilônia e Assíria, sendo que esta aparece no fim do capítulo 14, toda terra está incluída na predição: "Este é o plano que foi elaborado para todo o Planeta; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações"(Is14:26).
Não há dúvidas de que as implicações escatológicas, (Últimos eventos) das profecias de Isaías, indicassem o universo inteiro, essa noção também é desenvolvida em Isaías 24.
"Eis que o Senhor vai devastar e desolar a Terra."(Is 24:1) Portando, "a maldição consome a Terra, e os que habitam nela se tornam culpados
(Is 24:6).
A sua transgressão sobre ela (Is 24:20), é claro, que a questão não é contra a Terra como um elemento da criação, mas, contra a transgressão sobre ela pelos seus moradores.
Boa notícia é o que no fim "o Senhor todo poderoso reinará no monte Sião." (Símbolo da Nova Jerusalém)
E na presença de Seu povo, mostrará a Sua glória (Is 24:23- NTLH).
Isaías 25, é um cântico de louvor pelo favor Divino nos eventos finais do dia do Senhor.
O capítulo possue três seções claras; a primeira parte é o cântico de louvor pelo que o Senhor fez por Seu povo após prolongada dor e sofrimento. (Vs,1-5) A segunda parte, enfatiza a celebração do povo de Deus (Vs, 6-8), e a terceira parte; continua com uma manifestação de júbilo e alegria: "Naquele dia se dirá: Este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará: Este é o Senhor, à quem aguardamos, Ele abaterá as torres altas de seus muros os derrubara, Ele os lançará ao pó da Terra. Assim na Sua salvação, exultaremos e nos alegraremos. Porque a mão do Senhor repousará neste monte."
(Vs, 9-12).
Vemos que não importa o sofrimento atual, no final Deus e a bondade triunfarão sobre o mal.
Faça parte vc também dessa vitória!!