vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021


Lição da escola sabatina de número 05.
O nobre príncipe da paz.
Verso para memorizar:
"Um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os Seus ombros, e o Seu nome será; maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, príncipe da Paz."(Is 9:6)
Isaías conclui a descrição da era vindoura de paz, com uma notável profecia sobre o grande príncipe da paz.
A paz jamais será alcançada neste mundo por meio de esforços humanos.
Na descrição do rei vindouro Jesus Cristo, que reinaria com justiça e santidade, Isaías emprega termos que não podem pertencer à nenhum governo terreno.
Sem dúvidas, há apenas uma pessoa em todo universo à quem se possa aplicar esta descrição: Jesus Cristo.
Em nenhum outro lugar da bíblia, se encontra ideia tão excelsa. E tamanha beleza de expressão, e intensidade de sentimento, quanto na descrição do Salvador e Rei vindouro, apresentado por Isaías.
De fato, Isaías teve uma visão do Senhor da glória quando essas palavras foram escritas."O governo está sobre os Seus ombros," de fato Jesus Cristo governará sobre todo céu e a Terra.
"O Seu nome será maravilhoso Conselheiro". Este nome encerra a idéia de sabedoria, amabilidade e consideração, um nome que sucitaria adoração e louvor de todos os seres do céu, na Terra e em todo universo.

"Deus forte;" Jesus Cristo não é menos Deus que o Pai. Ele é um com o Pai desde a eternidade. Assim como Deus o Pai é eterno, Cristo também O é, "Pai da eternidade."

Domingo dia, 24/01/21.
O fim da escuridão para Galiléia.
A vinda do príncipe da paz, é comparada a uma luz que brilharia nas trevas do pecado e engano de satanás.
Os dias sombrios seriam transformados em uma experiência gloriosamente brilhante e positiva.
É exatamente isso que encontramos na primeira parte de Isaías 9:1-5, onde o profeta indica as promessas de esperança que Deus deu ao Seu povo em meio a opressão.
Portanto, o tema aqui, se refere a libertação de Judá, que seria realizada por meio de uma grande luz. Isaías 9:2, descreve a cena futura: "O povo que andava nas trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz."
O ato de restauração é anunciado e, a libertação do povo de Deus de seu opressor é acompanhada pelo brilho da presença Divina.
A região da Galiléia onde Cristo iniciou o Seu ministério, é descrita por Isaías, onde a luz da verdade divina brilharia levando vida e esperança aos que andavam nas trevas.
Ao profeta Isaías, foi permitido olhar através dos séculos, exatamente para o tempo do advento do prometido Messias, e alí viu; angústias, escuridão e sombras de ansiedade (Is 8:22).
Muitos estavam ansiosos para receber a luz da verdade, e estavam sendo desviados para os labirintos da filosofia e do espiritualismo satânico. E outros estavam pondo sua confiança numa aparência de piedade, numa religião de exterioridade, ensinada pelos líderes do judaísmo.
O quadro é muito parecido com o que estamos vendo em nossos dias. A nossa situação é muito pior; rejeitar a luz da verdade significa perder a vida eterna.
" Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida".(l- João 5:12).

 

Segunda-feira dia, 25/01/21.
Um Filho nos foi dado.
(Is 9:6,7)
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre Seus ombros, e o Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz."(Is 9:6).
Essa profecia de Isaías foi dada 730 anos antes de Cristo nascer. É sem dúvida uma alusão ao prometido Messias o Cristo.
O filho da mulher que esmagaria a cabeça da serpente Satanás. Foi chamado de "Maravilhoso," realmente Ele não foi somente "Maravilhoso Conselheiro," mas, também Maravilhoso em Sua primeira vinda.
Ele não foi um intruso ao vir a este mundo. Ele avisou que viria séculos antes de vir.
Entrou em nosso mundo e saiu de forma maravilhosa e misteriosa.
Foi Maravilhoso em Seu nascimento. Foi gerado pelo Espírito Santo, em uma jovem virgem chamada María, uma simples camponesa da região da Galiléia.
Era 100% Deus e 100% homem. Isto é Maravilhoso! Ele foi denominado de o "Unigênito do Pai."
A palavra "Unigênito," no original grego, significa: O "único no gênero," ninguém nascido de mulher foi igual a Ele. Ele é o único em Sua espécie.
Será para sempre o Filho de Deus e Filho de María
ou "filho do homem." Ao vir ao mundo, recebeu toda autoridade no céu e na Terra, e prometeu estar conosco para sempre, isto é, por meio do Divino Espírito Santo.
(Mt 28:18-20)
Ele se tornou Divino e humano, para que pudesse compadecer-se de nossas fraquezas.
(Hebreus 4:15)
"Um Filho se nos deu" para sempre. Quando Cristo veio ao mundo, Satanás estava em campo e desputava cada palmo de avanço em Sua vereda desde a manjedoura até o calvário.
Porém, o Salvador foi vencedor por cada investida que o maligno fazia contra Ele. Ele foi o segundo Adão que veio para vencer o inimigo no terreno onde o primeiro Adão fracassou.
Grande é o Senhor e digno de toda adoração, louvor e toda Glória!!
Amém!!

 

Terça-feira dia, 26/01/21.
O cetro da ira de Deus.
(Is 9:8-10)
A longanimidade de Deus é maravilhosa, longamente espera a justiça enquanto a graça intercede pelo pecador.
Mas, a "justiça e juízo são a base do Seu Trono."
(Salmo 97:2)
"O Senhor é tardio em irar-se, mas, grande em poder e jamais inocenta o culpado; o Senhor tem o Seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são a poeira dos Seus pés"(Naum 1:3).
O mundo se tornou ousado na transgressão da lei do Criador. Por causa de Sua longa clemência, os homens Lhe espezinharam a autoridade. Há porém, um limite além do qual não podem passar.
Próximo está o tempo em que atingirão o limite prescrito. Mesmo agora, quase excederam os termos da longanimidade de Deus e a medida de Sua graça e misericórdia.
O Senhor se interporá para vindicar Sua própria honra, para livrar Seu povo e reprimir os excessos da injustiça.
(P.J, 177,178).
Deus não força o ser humano a ama-Lo e segui-Lo. O que vemos no texto de Isaías, como em toda bíblia, é a realidade do livre arbitrio. Deus criou o ser humano livre.
Essa Liberdade, era necessária; caso contrário, o homem jamais poderia ama-Lo verdadeiramente.
A liberdade envolve opção de fazer também o que é errado. Embora, o Senhor sempre busque nos atrair ao revelar Seu amor e o Seu caráter. Ele também nos permitirá enfrentar as consequências de nossas decisões erradas; ou seja, dor, sofrimento, medo, conflito a fim de nos ajudar a perceber exatamente os resultados de nosso afastamento Dele.
Pensem nisto!!!

 

Quarta-feira dia, 27/01/21.
Raiz e Renovo em uma só pessoa (Is 11).
Após os descalabros dos reis que sucederam Davi, uma sucessão de reis idólatras e corruptos, e diante de tudo isso, a única coisa que havia sobrado era um tronco e dali o Senhor prometeu trazer um Renovo, um pequeno broto haveria de surgir, por meio da semente de Davi.
Um rei se levantaria e cumpriria o que Davi e seus sucessores no trono de Judá falharam em realizar.
Quando a nação fosse cortada, e restasse apenas um tronco, brotaria das raízes aparentemente sem vida, um Renovo que cresceria e floreceria.
Ele se tornaria uma árvore de justiça e, finalmente cobreria toda terra, trazendo paz e felicidade à todos.
A descrição é de uma era dourada vindoura, de alegria e esplendor, quando toda terra se alegraria em justiça e os inimigos da paz e retidão seriam destruídos para sempre.
O Messias Jesus é o Renovo justo, a descrição da raíz e do Renovo se encaixa apenas na pessoa de Jesus. "A raiz da Geração de Davi".
(Ap 22:16)
Cristo veio da linhagem de Davi, (Lu 3:23-32) que era descendente de Adão, que, por sua vez, era filho de Deus (Lu 3:38), no sentido de que Cristo o criou( Jo 1:1-3-14).
Cristo era o ancestral de Davi, assim como seu descendente. O novo governante seria superior a Davi, na medida em que restauraria a paz até a essência da criação:
A obra do Messias Jesus se completaria em duas fases, na primeira vinda de Jesus que já ocorreu, e na segunda vinda de Jesus que aguardamos com a consumação da nossa esperança.

 

Quinta feira dia, 28/01/21.
Tu me consolas.
(Is 12:1-6)
Este pequeno capítulo de Isaías, é um belo cântico pela restauração de Israel. Um cântico de ação de graças, uma continuação apropriada do capítulo anterior, no qual o Messias liberta os justos das mãos dos opressores.
Como o cântico de Moisés em Êxodo 15, foi cantado pelos filhos de Israel após a libertação do jugo Egípcio.
Outro cântico de libertação será cantado quando o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o restante de Seu povo. (Is 11:11)
Hinos de triunfos semelhantes estão nos capítulos 25,26. Após a vitória final, os remidos de todas eras cantarão um cântico de vitória.
(Ap 15;3)
Deus sempre será a salvação de Seu povo. No tempo da invasão de Senaqueribe, foi Deus quem salvou o Seu povo, não os muros de Sião, ou os exércitos de Judá.
(Is 37:33-36)
Nos últimos dias, o remanescente fiel será salvo do poder do inimigo pelas mãos do Senhor.
Ele é a fonte da vida e salvação para o Seu povo. Quando os israelitas peregrinavam pelo deserto em busca de Canaã, Deus lhes deu água da rocha (Êx 17:6- Num 20:8-11).
Esse milagre foi celebrado mais tarde, com uma cerimônia impressionante nas festas dos tabernáculos.
Incontáveis são os atos de misericórdia da parte de Deus para com Seus filhos. Então por que não relembra-los e cantar louvores ao Senhor por Suas misericórdias?
Cantar afasta os demônios e nos trás consolo em nossas tristezas, afasta o medo e a tentação, e nos fortalece contra os ardis de satanás.