vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021


Lição da escola sabatina de número 03.

Quando o nosso mundo desmorona.

 

Verso para memorizar:

"Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão."Isaías 7:9.

 

Como é do conhecimento de vocês que conhecem a história da nação Israelita. Após a morte de Salomão, as doze tribos de Israel se dividiram em duas nações.
Dez tribos se estabeleceram ao norte da Palestina, tendo como capital Samaria.
E duas tribos, Judá e Benjamin se estabeleceram ao sul da Judeia, tendo como capital Jerusalém.
Então, a nação do norte e a nação do Sul. Israel e Judá.
Com esta divisão, o antigo reino de Israel, se transformou em duas nações fragilizadas. Impotentes para lutar contra as potências, os Assirios, Egito, a Síria e os Babilonicos que também despontavam como uma futura ameaça.
Nos dias de Isaías, outro rei entra em cena no reino do sul, o rei Acaz, neto de Uzias. Seu reinado desastroso levou a nação a cometer as abominações realizadas pelas nações vizinhas.
Israel a nação do norte, fez alianças com a Síria e tramaram guerra contra Judá a nação do sul.
Acaz ficou tão dominado pelo medo, que o Senhor enviou uma mensagem por meio do profeta Isaías, afim de encoraja-lo a confiar Nele.
Os planos destas nações, não seriam bem sucedidos. Mas Acaz precisava acreditar; caso contrário, ele não veria a libertação que Deus desejava dar ao Seu povo.
Diante de crises, dificuldades e provações, o conselho de Isaías também é válido para nós hoje: " Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão."
Isaías 7:9.

Pensem nisto!!

Domingo dia, 10/01/21.
Perigo vindo do norte.
(Isaías 7:1-9)
As vezes o próprio povo de Deus se esquece de que o Senhor espera fidelidade, daqueles que entraram em um relacionamento de aliança com Ele.
Assim em Sua providência, Deus permite que circunstâncias difíceis sobrevenham ao Seu povo como um meio de desperta-lo para a necessidade de buscar o Senhor e retornar à luz.
"Quando Ele se levantar para encher a Terra de espanto."(Is 2:19) "O Senhor se levanta para apresentar a Sua causa; Ele se apresenta para julgar Seu povo.
O Senhor entra em juízo contra os anciãos do Seu povo e contra os seus líderes.(Is 3:13,14) 0 perigo assolador que vinha do norte, era um ataque de Rezim rei da Síria e Peca rei de Israel, que se uniram para tomar Jerusalém, visto que, algumas cidades importantes do reino do sul, já haviam sido tomadas.
Esse ataque ao reino de Judá, ocorreu justamente no momento em que o reino do sul se encontrava enfraquecido pelos constantes ataques dos Edomitas e Filisteus.
Apesar de Acaz ser um rei ímpio, Deus enviou o profeta Isaías e seu filho Sear-Jeasube, com uma mensagem para encoraja-lo afirmando que as palavras do reino do norte, não prosperaria contra Judá. Não para defender Acaz, mas para fazer valer os planos de Deus para com o reino de Judá. Porque dalí do reino do sul, viria o Messias Jesus. O leão da tribo de Judá, o Salvador da humanidade.
Essa triste experiência de Acaz, nos faz pensar; se não obedecermos o Senhor hoje, o que poderíamos dizer nos dias difíceis de provações? Será que teremos fé suficiente para suportar?
(Tiago 2:22- Jr 12:5).
Pensem nisto!!

 

Segunda-feira dia, 11/01/21.
Tentativa de interceptação (Is 7:3-9).
Ao examinarmos Isaías 7, encontramos o Senhor como que cuidando de um rei ímpio que por sua rebelião e seus momentos de loucuras, somente havia trazido para o reino de Judá dificuldades.
O profeta descreve de forma interessante o cuidado divino por Acaz, demostrando o desejo de ajudá-lo afim de que ele voltasse arrependido para o caminho do Senhor.
A narrativa não diz que o rei buscou o Senhor, mas, foi o Senhor quem tomou a iniciativa de procurá-lo
"Então disse o Senhor à Isaías: vá agora com o seu filho Sear-Jeasube (Um resto volverá), à encontrar-se com Acaz"
(V,3).
O Senhor é retratado neste capítulo como o Deus que sai, por meio de Seu profeta ao encontro de um homem medroso.
Acaz estava decidido à fazer aliança com o rei Assirio Tiglate-Pileser lll, à peso de ouro dos recursos da nação afim de se livrar das ameaças do reino do norte.
Por isso, o Senhor enviou o profeta Isaías levando consigo seu filho, com a tentativa de interceptar o rei Acaz e convencê-lo à não entrar em aliança com o rei dos Assirios. Porque se de fato, isto viesse ocorrer seria um desastre para o reino de Judá.
Se Acaz confiasse no Senhor, não precisava fazer aliança com nenhuma nação, muito menos com os Assirios.
O Senhor já havia dito a respeito de Israel a nação do norte e a Síria, como sendo "dois tocos fumegantes" que logo desapareceriam" (Is 7:4).
Mas, para tomar decisões certas Acaz deveria crer e confiar nas promessas do Senhor. Ele deveria crer se quisesse permanecer no trono de Judá (V,9).

 

Terça-feira dia, 12/01/21.
Outra oportunidade.
(Is 7:10-13)
Na lição de hoje, vemos a insistência de Deus em impedir a intenção de Acaz em buscar ajuda dos Assirios, afim de se proteger contra o ataque Siro-Israelita.
Do ponto de vista de Acaz, a Síria e Israel constituiam uma grande ameaça, mas do ponto de vista de Deus eles eram insignificantes, não passavam "de dois tocos fumegantes," e o rei não precisava se preocupar com eles.
Acaz não atendeu o chamado de Isaías à confiar na providência divina. O Senhor desejava ajudar Acaz e salvar o pequeno reino de Judá do pior que poderia acontecer, caso o rei procurasse apoio dos Assirios.
Deus é misericordioso e deu ao rei outra oportunidade mandando-lhe por meio de Isaías que pedisse um sinal.
"Disse o Senhor ainda a Acaz: peça ao Senhor ao seu Deus, um sinal milagroso, seja das maiores profundezas, seja das alturas mais elevadas."(V,10)
Esse foi um dos maiores apelos a fé já feito a um ser humano. O Senhor estava disposto, à ponto de esgotar todo céu e a Terra por um rei ímpio, se tão somente ele acreditasse!
Como sinal Acaz poderia ter pedido uma montanha de ouro, ou soldados aos milhares, quanto grãos de areia do mediterrâneo e Deus o atenderia.
Mas Acaz nem se quer estava disposto a permitir que Deus o ajudasse à crer. Ele fechou e trancou a porta do coração a fim de excluir a fé em Deus.
Com isso, ele rejeitou que o Senhor fosse o seu Deus. E o Senhor respeitou a sua escolha infeliz.
Todos nós um dia, teremos que fazer a nossa escolha; de que lado vamos estar, com o Senhor, ou contra Ele?
Pense nisto!!

 

Quarta-feira dia, 13/01/21.
O sinal de um filho.
(Isaías 7:14)
A oferta de um sinal, "embaixo nas profundezas ou em cima nas alturas"(Is 7:11), não persuadiu Acaz à aceita-lo.
Porém, quando Deus declarou que Ele mesmo apresentaria um sinal (V,14), nossa espectativa é que este sinal tivesse dimensões impressionante." Uma virgem dará a luz a um menino e o Seu nome será "Emanuel." Do hebraico "Immanu" literalmente "Deus conosco."
O nome Emanuel, era um sinal designado por Deus para revelar Seu propósito para Judá naquele tempo e a natureza dos eventos prestes à ocorrer.
O sinal de Emanuel, testificaria a presença de Deus com o Seu povo, para o guiar, proteger e abençoar. Enquanto outras nações seriam derrotadas, Judá seria mantida, enquanto Israel pereceria, Judá viveria.
Quando Senaqueribe rei dos Assirios atacou a terra de Judá para destruí-la, Ezequias filho de Acaz, encontrou nas palavras de Isaías sobre Emanuel, uma forte confiança e força.
Ezequias disse: "Com ele, ( isto é Senaqueribe) está o braço da carne, mas conosco, o Senhor nosso Deus, para nós ajudar e para guerrear nossas guerras." (ll-Crô 32:8).
E para nós o que significa Emanuel o "Deus conosco"?
Significa tudo para nós,
Mateus 1:23. Que ampla base é lançada sobre a nossa fé! Que esperança sublime! Deus conosco em Cristo Jesus, para nós acompanhar à cada passo na jornada para o céu!
O Espírito Santo como nosso consolador, um guia em nossas perplexidades, para amenizar nossos sofrimentos e nos amparar nas tentações.
Deus conosco representa a nossa vitória contra o mal e a nossa entrada no Reino Eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Amém!!

 

Quinta feira dia, 14/01/21.
Deus conosco (Is 7:14)
Jesus veio ao mundo, se identificou conosco, assumiu nossas culpas e morreu na cruz do calvário para nos salvar de nossos pecados.
O Seu nome Messiânico Emanuel, significa Aquele que veio para estar conosco.
A melhor tradução do hebraico para Emanuel é; Deus é conosco. O verbo "ser" deve ser acrescentado. Jesus Cristo o filho de Deus faz parte da família humana.
Portanto, Ele é; Deus é conosco. Em Mateus 28:20, Ele disse: " Eu estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."
Quando os três hebreus foram lançados na fornalha ardente de Nabucodonosor, o "Deus é conosco" foi visto com Eles andando na fornalha sem nada acontecer com eles.
Quando Jacó estava desolado e sofrendo a terrível angústia no vale de Jaboque, o Deus é conosco, estava com ele. Jacó o abraçou e lutou com Ele até a alvorada. E Deus o abençoou e lhe deu outro nome, não mais Jacó, mas Israel.
"Pois como príncipe, lutaste com Deus e como homem prevaleceste."
(Gn 32:22-28)
Mas o nome "Emanuel" não é apenas uma descrição abstrata; mas uma asseveração de uma promessa cumprida.
Deus é conosco.
Cada pessoa neste mundo, é tão perfeitamente conhecida por Jesus, como se ela fosse a única por quem Ele morreu na cruz para salva-la.
As dores de cada um, toca o Seu coração. O grito por socorro, chega ao Seus ouvidos. Ele veio para atrair para si, todas as pessoas de todas as raças, tribos e línguas e povos.
Amém!!

 

----------------------------------------------------------------------------------------------

Helio Porto