vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021


Lição 12
O Desejado de todas as nações

Foco de estudo: Isaías 60

Esboço

No gênero profético, a revelação divina não é apenas sobre como os oráculos se relacionam com a época do profeta, mas também sobre como esses oráculos se relacionam com a época além do contexto imediato em que são transmitidos. Em geral, o cumprimento da profecia está distante do contexto temporal do ministério profético do mensageiro de Deus. No caso de Isaías 60, a mensagem é dada no contexto da futura restauração de Judá do exílio em Babilônia. No entanto, a mensagem também tem uma aplicação futura ao evento glorioso da restauração dos remidos no fim dos tempos.

Isaías 60 representa uma das mensagens mais otimistas do livro. Esta lição explora os primeiros versos desse capítulo e também alguns versos de Isaías 61.

Os três principais tópicos explorados neste estudo são os seguintes: (1) Dispõe-te, resplandece, (2) O brilho da cidade, e (3) O Ungido.

Comentário

Dispõe-te, resplandece

A primeira frase do capítulo inclui dois verbos femininos no imperativo: levantar e resplandecer. A frase pressupõe uma referência a Jerusalém e sua futura restauração. Existem algumas referências relacionadas a “levantar-se” no capítulo anterior, mas nesses casos, a expressão é usada em uma descrição caótica da queda de Judá.

Em Isaías 60, a expressão está junto a um componente positivo: “Levante-se, resplandeça”. Essa combinação de palavras é o ponto de partida a partir do qual pode-se deduzir algumas alusões de Isaías à bênção de Arão em Números 6:24-26:

“‘O Senhor os abençoe e os guarde; O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês; O Senhor sobre vocês levante o Seu rosto e lhes dê a paz’”.

É possível que essa oração tenha influenciado Isaías 60, particularmente a frase: “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre vocês”.

A conexão entre a bênção proferida por Arão em Números 6:24-26 e Isaías 60 está no uso da mesma raiz verbal hebraica ?wr (brilhar), em ambos os textos. Isaías parece aplicar à Jerusalém redimida uma bênção do Pentateuco, mencionada na referência ao brilho do rosto de Deus. O brilho do semblante expressa favor, de acordo com a perspectiva de Luis A. Schökel (The Sacred Books: Leviticus, Numbers and Deuteronomy [Os Livros Sagrados: Levítico, Números e Deuteronômio]. Madri: Ediciones Cristiandad, 1970, v. 2, p. 147).

Assim, Isaías conforta Jerusalém usando a imagem do brilho, mas Jerusalém não tem seu brilho próprio. É algo que deve receber de uma fonte externa. Esse brilho imputado é bem expresso por Isaías: “Vem a sua luz” (Is 60:1). Como tal, a experiência gloriosa da Jerusalém redimida será uma expressão de favor divino.

A frase “Levante-se, resplandeça, porque já vem a sua luz, e a glória do Senhor está raiando sobre você” mostra um claro paralelismo, ligado pela conjunção explicativa “porque”. A luz que vem é a glória do Senhor, e é a Sua glória que traz brilho a Jerusalém.

O brilho da cidade

Além da influência da famosa bênção de Arão em Isaías 60, a ideia de esplendor ou brilho, comum nos encontros de Moisés com o Senhor, também influenciou Isaías nesse capítulo.

Por exemplo, Êxodo 34:29 diz que “Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois de Deus ter falado com ele”.

O brilho também está presente quando Deus lidera os israelitas durante sua experiência no deserto: “O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os iluminar” (Êx 13:21).

Isaías 60:2 apresenta outro interessante paralelo ao tema da luz em Êxodo para nos ajudar a aprender sobre a gloriosa experiência de Jerusalém:

“Porque eis que as trevas cobrem a terra,

E a escuridão envolve os povos;

Mas sobre você aparece resplandecente o Senhor,

E a Sua glória já está brilhando sobre você”.

Fica claro a partir do contexto que “a terra” é paralela a “povos”, enquanto “o Senhor” é paralelo à “Sua glória” na segunda parte da frase. É evidente que a expressão YHWH e “Sua glória” foram usadas de forma intercambiável.

A mensagem é clara: Deus promete um futuro brilhante para Jerusalém. Embora os rostos do povo de Deus mostrem vestígios de suas lutas passadas (Is 60:15), “os dias do seu luto chegarão ao fim” (Is 60:20), porque a glória do Senhor será revelada . Em palavras majestosas, Isaías descreve:

“Nunca mais o sol será a sua luz durante o dia, 

E o resplendor da lua nunca mais a iluminará;

Pois o Senhor será a sua luz perpétua,

E o seu Deus será a sua glória” (Is 60:19).

Essa nova experiência também traz extrema prosperidade: “Você mamará o leite das nações e se alimentará ao peito dos reis” (Is 60:16). Esta nova era de prosperidade também inclui uma nova ordem na “cidade”. “Farei com que a paz seja o seu inspetor e com que a justiça seja o seu opressor” (Is 60:17).

Alegria, transcendência e salvação são outras características da gloriosa Jerusalém (compare com Is 60:5, 9, 18): todas elas vêm do Senhor. A noite desaparecerá para a cidade abandonada. Chegou um novo dia, e “a chamarão ‘Cidade do Senhor’, a ‘Sião do Santo de Israel’” (Is 60:14).

Sobre isso, Ellen G. White comenta: “‘Levante-se, resplandeça, porque já vem a sua luz, e a glória do Senhor está raiando sobre você’ (Is 60:1). Cristo virá com poder e grande glória. Virá revestido de Sua própria glória e da glória do Pai. E os santos anjos O acompanharão em Seu trajeto. Enquanto o mundo todo estará mergulhado em trevas, haverá luz em cada lar dos santos. Eles receberão a primeira luz de Sua segunda vinda. A luz imaculada irromperá de Seu esplendor, e Cristo, o Redentor, será admirado por todos os que O têm servido. Enquanto os ímpios fugirão, os seguidores de Cristo se alegrarão em Sua presença.

“É então que os seres humanos redimidos receberão sua herança prometida. Assim o plano de Deus para Israel encontrará um cumprimento literal. Aquilo que Deus propõe, o homem é incapaz de anular. Mesmo em meio à ação do mal, o plano de Deus tem prosseguido firmemente em direção ao seu cumprimento. Foi assim com a casa de Israel ao longo da história da monarquia dividida, e assim é com o Israel espiritual de hoje” (Profetas e Reis, p. 720).

O Ungido

O tema principal que abrange todo o capítulo 61 de Isaías é o Messias, que traz redenção e justiça ao Seu povo. Esse capítulo pode ser dividido em três seções: (1) A profecia do Messias vindouro e Sua missão, nos versos 1 a 3, (2) O efeito ou resultado da missão do Messias, nos versos 4 a 9, e (3) Hino de exaltação a Deus (v. 10, 11). O Ungido é um tema recorrente na Bíblia. Ungir alguém significa separá-lo para um ofício ou missão particular. Por exemplo, Arão foi ungido por Moisés para ser sumo sacerdote (Êx 40:13). Saul e Davi foram ungidos por Samuel como reis de Israel (1Sm 10:1; 1Sm 16:13). Cristo foi ungido por Deus Pai, por meio do Espírito Santo (Sl 45:7, At 10:38; ver Nichol, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 4, p. 338). Em Isaías 61:1, 2, Jesus interpreta que Ele é o Ungido. Depois de ler a passagem, o Senhor disse aos ouvintes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabam de ouvir” (Lc 4:21).

Sobre esse capítulo, Ellen G. White afirma: “O capítulo 61 de Isaías mostra que Cristo faria a exata obra que realizou” (O Desejado de Todas as Nações, p. 458).

Em outra seção do livro, Ellen G. White apresenta alguns detalhes sobre como Jesus Se referiu a essa passagem de Isaías nessa pregação em Nazaré: “Quando Jesus leu a profecia na sinagoga, parou antes da última informação sobre a obra do Messias. Depois de ler as palavras: ‘a apregoar o ano aceitável do Senhor’, omitiu a frase: ‘e o dia da vingança do nosso Deus’ (Is 61:2). Essa última parte era tão certa como a primeira e, por Seu silêncio, Jesus não negou a verdade. Mas essa última frase era aquela em que Seus ouvintes gostavam de pensar e que desejavam ver cumprida. Clamavam juízos contra os pagãos, não discernindo que sua culpa era ainda maior que a deles. Eles próprios necessitavam profundamente daquela misericórdia que recusavam aos estrangeiros. Aquele dia na sinagoga, em que Jesus Se ergueu entre eles, era sua oportunidade de aceitar o chamado do Céu. Aquele que ‘tem prazer na misericórdia’ (Mq 7:18) ficaria feliz em salvá-los da ruína que os pecados deles estavam atraindo” (O Desejado de Todas as Nações, p. 240, 241).

Aplicação para a vida

1. Deus quer nos glorificar em Seu Filho e restaurar nossa posição como filhos de Seu reino. Quando somos restaurados a essa posição, Ele deseja que reflitamos Seu caráter. Nações e pessoas precisam ver a glória de Deus por meio do Seu povo.

Somos chamados para refletir a glória do Senhor. Nós não somos a luz. Só podemos refletir a luz do Senhor. O que as palavras de Jesus: “Vocês são a luz do mundo” (Mt 5:14) significam para você? De que maneira refletimos Sua luz para os outros?

2. Leia Lucas 4:18, 19: “O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e proclamar o ano aceitável do Senhor”. Que princípios sobre compartilhar o evangelho podemos extrair desses versos?