Leia: O ANO BÍBLICO com a bíblia NVI e a Meditação Matinal - Maranata, O Senhor Vem! - Ellen G.White

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

LIÇÃO 1 - O EVANGELHO DE PATMOS

​Slide 1 - Introdução
Seja bem vindo a mais um período de estudo com a Lição da Escola Sabatina.
"As profecias do Apocalipse foram reveladas em visão ao apóstolo João há mais de 19 séculos, durante seu exílio em uma pequena ilha rochosa no Mar Egeu, conhecida como Patmos (Ap 1:9).  As profecias bíblicas são como uma lâmpada que brilha em lugar escuro (2Pe 1:19). Elas têm o objetivo de orientar nossa vida hoje e dar esperança para o futuro. Precisaremos desse guia profético até a vinda de Cristo e o estabelecimento do eterno reino de Deus." (LP, pág. 12)

Slide 2 - O Evangelho de Patmos
DiretoDaLição: Nesta lição, nosso foco será o prefácio (Ap 1:1-8) e o livro de Apocalipse como um todo. O prefácio de Apocalipse (Ap 1:1-8) introduz os temas principais do livro numa linguagem relativamente simples. Esses versículos não contêm bestas aterrorizantes, jornadas celestiais, nem sequências que se desdobram em sete; em vez disso, descrevem como o livro chegou ali (Ap 1:1-3), quem o enviou (Ap 1:4-6), e como os eventos descritos se desdobrarão (Ap 1:7, 8). O prefácio expressa a centralidade de Jesus Cristo em toda a obra e prepara o leitor para o que vai acontecer numa linguagem direta. (LP, pág. 20)

Slide 3 - O título do livro
DiretoDaLição: Além disso, o Jesus do Apocalipse é o Jesus dos quatro evangelhos. O Apocalipse dá continuidade à descrição de Jesus e de Sua obra de salvação em favor de Seu povo, conforme primeiramente retratada nos evangelhos. Juntamente com a epístola aos Hebreus, o Apocalipse enfatiza o ministério celestial de Jesus. Ele mostra que, após Sua ascensão, Cristo foi empossado em Seu ministério real e sacerdotal no santuário celeste. Sem o Apocalipse ou o livro de Hebreus, seria muito limitado o nosso conhecimento do ministério sumo sacerdotal de Cristo no Céu em favor de Seu povo. (LP, pág. 13)

Slide 4 - O propósito do livro
DiretoDaLição: As profecias do Apocalipse relacionadas ao tempo do fim não são reveladas para satisfazer nossa obsessiva curiosidade quanto ao futuro. O livro revela somente os aspectos do futuro importantes ao nosso conhecimento. Eles são revelados para nos impressionar em relação à seriedade do que ocorrerá, a fim de que possamos perceber nossa dependência de Deus e, nessa dependência, obedecer a Ele. (LP, pág. 14)

Slide 5 - A linguagem simbólica do apocalipse
DiretoDaLição: Portanto, a linguagem das profecias do Apocalipse, em sua maioria, não deve ser interpretada literalmente. Via de regra, a leitura da Bíblia pressupõe uma compreensão literal do texto (a menos que o texto aponte para um simbolismo pretendido). Mas quando lemos o Apocalipse, precisamos interpretá-lo simbolicamente (a menos que o texto aponte para um significado literal). Embora as cenas e eventos preditos sejam reais, eles geralmente eram expressados em linguagem simbólica. Ao tentar decodificar os símbolos e imagens do Apocalipse, devemos começar prestando atenção ao Antigo Testamento. (LP, pág. 15)

Slide 6 - A Divindade
DiretoDaLição: Deus, o Pai, é identificado como Aquele “que é, que era e que há de vir” (veja Ap 1:8; 4:8). O Espírito Santo é referido como os “sete espíritos” (compare com Ap 4:5; 5:6). Jesus é identificado por três títulos: “a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da Terra” (Ap 1:5). (LP, pág. 16)

Slide 7 - A nota tônica do Apocalipse
DiretoDaLição: No Apocalipse, a segunda vinda de Cristo é o ponto final rumo ao qual a história se dirige.A certeza da vinda de Cristo é confirmada com as palavras “Certamente. Amém!” (Ap 1:7).Juntas, essas duas palavras expressam certeza. Devemos perder nossa fé estando tão perto do mundo eterno? Alguém dirá que a cidade ainda está muito longe? Não, não! Um pouco mais e veremos o rei em Sua beleza. Um pouco mais, e Ele enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos. Um pouco mais, e Ele nos apresentará, ‘com exultação, imaculados diante da Sua glória’” (Ellen G. White, The Advent Review and Sabbath Herald, 13 de novembro, 1913). (LP, pág. 17)

Slide 8 - Conclusão
DiretoDaLição: Uma revelação é algo que foi desvendado. O próprio Senhor revelou a Seu servo os mistérios contidos nesse livro, e propõe que seja aberto ao estudo de todos. Suas verdades são dirigidas aos que vivem nos últimos dias da história da Terra, como o foram aos que viviam nos dias de João. Algumas das cenas descritas nessa profecia estão no passado e algumas estão agora acontecendo; algumas nos apresentam o fim do grande conflito entre os poderes das trevas e o Príncipe do Céu, e algumas revelam os triunfos e o regozijo dos remidos na Terra renovada

Wellington Almeida