Comentários da Lição da Escola Sabatina

Crescendo Em Um Relacionamento Com Deus

Segundo Trimestre de 2026


LIÇÃO 13

--POR TODA A ETERNIDADE--

INTRODUÇÃO- Creio que temos a necessidade de analisar alguns aspectos importantes desta última lição do trimestre. Vemos na ilustração um relógio despertador (por causa das campainhas) sem ponteiros. Como ele não tem ponteiros, não marca as horas e o ponto negro no centro, pode apenas estar indicando ou apontando para o infinito, para a eternidade. Você concorda?

Você já se deteve a pensar seriamente sobre a eternidade? O que ela significa? Com nossa mente finita em que tudo tem um começo e um fim fica difícil compreendermos que a eternidade não tem começo e não tem fim. Projetamos a eternidade sempre para o futuro, esquecendo-nos de que no passado ela já existia.

Para uma ilustração simplória poderíamos pegar o conjunto dos números inteiros "Z", que engloba tanto os valores inteiros negativos quanto o "0" (zero) e os números positivos. Tanto para os números positivos quanto os números negativos, não conseguiremos chegar a um último número dado que se acrescentarmos um número a mais tanto do lado positivo quanto do lado negativo não teremos um final pois haverá sempre a lacuna para se colocar mais um número tanto para +como para-.

O terceiro parágrafo do estudo adicional de sexta-feira traz um texto da Meditação Matinal de 25/12/1958, intitulada "A Fé Pela Qual Eu Vivo", escrito por Ellen G White que diz o seguinte: "Precisamos nos acostumar a falar do Céu, do Belo Céu. Falar daquela existência que perdurará enquanto Deus existir e então vocês esquecerão suas pequenas provas e dificuldades. Seja a mente atraída para Deus".

O verso para memorizar (1° João 3:2), a meu ver tem algo muito interessante. Trata-se da expressão "ainda não se manifestou o que haveremos de ser". Para alguns essa expressão pode causar alguma estranheza. Analisemos o texto: teologicamente esta passagem aponta para o conceito da glorificação e o JÁ, MAS AINDA NÃO no Reino de Deus.

A expressão indica que a nossa identidade espiritual como filhos de Deus já é real no presente (é o JÁ), mas a nossa transformação física moral e espiritual plena será revelada apenas na segunda vinda de Cristo ( o MAS AINDA NÃO).

"Agora somos filhos de Deus". O crente já possui uma nova natureza e comunhão com o Criador. Lembre-se de que em todo este trimestre estivemos estudando sobre "Crescendo em um relacionamento com Deus"..."Ainda não se manifestou o que haveremos de ser", aponta para a limitação terrena, a mente humana e o estado físico atual não conseguem conceber a magnitude e a perfeição que teremos e viveremos na vida celestial.

Espero que tenha sido elucidativo caso alguém tenha estranhado a frase "mas ainda não se manifestou que haveremos de ser."

DOMINGO VIVENDO HOJE.

O apóstolo Pedro em sua Primeira Epístola, capítulo 4 versículo 7 escrita quase 2000 anos atrás nos exorta:" O fim de todas as coisas está próximo. Portanto sejam prudentes e estejam alertas por meio das suas orações". Não temos necessidade de advertir que se esta exortação era importante naquela época quanto mais não será hoje.

É impossível não admitir que os sinais previstos por Jesus pouco antes da Cruz (Mateus 24:6 a 11) estão se cumprindo literalmente sob nossas vistas. Vivemos Dias solenes, dias em que temos a necessidade de cultivar um relacionamento contínuo com Deus. Todos indistintamente necessitamos de um reavivamento, uma reforma e um retorno para os princípios da fé que abraçamos.

Se você deu a Salmo 80 refletindo nos seus 19 versos, pensando como esse Salmo expressa a sua própria experiência espiritual, deve ter notado que os versos 3, 7 e 19 traz a benção sacerdotal de Números 6 invocada sobre o adorador, no caso, você." Faze resplandecer o Teu rosto sobre nós".

Caso você não tenha lido leia, lembre-se, estamos estudando um trimestre inteiro chegando na última lição com o propósito de estarmos Crescendo Em U m Relacionamento com Deus... e nada melhor do que invocarmos a bênção sacerdotal sobre nós "O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê a paz. O Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a PAZ". , Números 6:24-26.

SEGUNDA-FEIRA FACE A FACE.

A segunda vinda de Jesus é um tema fascinante, como também uma realidade! Muitas vezes devido às preocupações com o caos em que este nosso mundo está envolvido,com as lutas e provações pelas quais passamos e que nos afligem, nos esquecemos do conselho dado na Meditação Matinal de 25 de dezembro de 1958 escrita pela irmã White," Precisamos nos acostumar a falar do Céu, do Belo Céu, Falar daquela existência que perdurará enquanto Deus existir e então vocês esquecerão suas pequenas provas e dificuldades. Seja a mente atraída para Deus"

Tenhamos vívidas bem firme em nossa mente e nos confortemos com a segura promessa feita por Jesus:" Quando começarem a acontecer estas coisas, levantai a vossa cabeça porque a vossa redenção se aproxima" (Lucas 21:28)

Tenha em mente também Isaías 25:9"Naquele dia dirão: Este é o nosso Deus; nós confiamos nEle e Ele nos salvou. Este é o Senhor, nós confiamos nEle; exultemos e alegremo-nos pois Ele nos salvou.

Creio que a leitura no livro "O Grande Conflito", o capítulo O Livramento dos Justos, seja uma excelente sugestão para nos fortalecer nesta gloriosa esperança quando veremos Jesus voltando nas nuvens do Céu com Glória e majestade acompanhado de milhares de milhares de anjos. Se você ler todo o capítulo terá um material estupendo para compartilhar na Escola Sabatina.

Na edição de 1988 deste livro, à página 646 você encontrará o texto:"Sobre a cabeça dos vencedores, Jesus com Sua própria destra põe a coroa da Glória. Para cada um há uma coroa que traz o seu novo nome (Apocalipse 2:17)

Todos os textos bíblicos deste dia são magníficos.

O final da lição deste dia afirma: "Naquele momento, quando soarem as trombetas e todo olho contemplar Jesus, saberemos que valeu a pena esperar. Cada oração perseverante, cada momento em que priorizamos tempo com Ele,cada vez que falamos em Seu nome com coragem cada provação- tudo fará sentido quando contemplarmos o Seu rosto" (Apocalipse 22: 4)

TERÇA-FEIRA A NOIVA.

A noiva refere-se à Nova Jerusalém que desce dos Céus da parte de Deus (Apocalipse 21 10). O povo de Deus ou seja a Igreja também é considerada a noiva (Apocalipse 19:7), a lição menciona que provavelmente porque o povo de Deus irá morar na "Cidade Santa",a "Nova Jerusalém" que desce do Céu como uma noiva enfeitada para o seu noivo. (Apocalipse 21:2).

Tenho para mim que isto ocorrerá após o milênio quando se dará a segunda ressurreição e Satanás será liberto da sua prisão em que fora aprisionado por um pouco de tempo (Apocalipse 20:1 a 3)

Como não é um ponto de salvação, creio que podemos interpretar que o povo de Deus também é chamado de noiva (Apocalipse 19:7) a meu ver, da seguinte forma: como um todo, ou seja, como Igreja, somos a noiva; como pessoas, como indivíduos, somos convidados a participar das bodas ou seja do casamento. Como Igreja na sua totalidade, a noiva; como indivíduos, os convidados para as bodas.

QUARTA-FEIRA SEGUINDO O CORDEIRO.

Os textos de Apocalipse 7:17 e 21: 4, são uma ampliação de Isaías 25:8. Somos transportados para a eternidade. Apocalipse 7:9 a 17 menciona uma grande multidão que ninguém podia contar de todas as nações, tribos, povos, línguas em pé diante do trono e do Cordeiro com vestes brancas e segurando Palmas (verso 9)

Ocorre uma doxologia em que subliminarmente se destaca o número 7. Veja:"Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!"(verso 12).

Um dos anciãos pergunta a João sobre a procedência da grande multidão vestida de branco (verso 13). Ele mesmo responde a João:"Estes são os que lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro". Note que lavar as vestes no sangue carmesim do Cordeiro, alveja as vestes... essas vestes que são lavadas são nossos atos de justiça que são como trapos de imundícia. O texto original se refere aos panos que eram usados como absorvente pelas mulheres no ciclo menstrual.

Deus não engana Seus filhos, prometendo uma vida somente de bençãos, prosperidade e realizações. Os que estão perante o trono usando as vestimentas da justiça de Cristo vieram da grande tribulação e foram vitoriosos pelo poder e graça de Jesus. "Neste mundo vocês terão aflições, contudo, tenham ânimo: Eu venci o mundo (João 16: 33).

O verso 17 coroa toda a descrição anterior. "O Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor, Ele os guiará as fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima (Apocalipse 7: 17).

Não ter relação que este versículo tem com o Salmo 23: o Pastor conduz as ovelhas para as águas tranquilas; o Pastor é o Cordeiro,os que estão vestidos de branco são as ovelhas. Aqui se c ??umpre cabalmente o Salmo 23. Não é isso maravilhoso?!

QUINTA-FEIRA VENHA!

Se o nosso relacionamento com Deus ao estudarmos a lição deste trimestre produziu resultados positivos é sinal de que crescemos em nosso relacionamento. Estamos prontos para seguir a Jesus aceitando o Seu convite: "SEGUE-ME".

Jesus está nos convidando. A jornada para casa se aproxima do final.

Finaliza o comentário desta última lição do trimestre com o desejo de que analisemos com mais profundidade a frase O Senhor é meu Pastor e nada me faltará (Salmo 23:1).

Quando afirmamos:" O Senhor é meu Pastor", estamos nos colocando na posição de ovelhas e se nos consideramos ovelhas devemos ter as características de ovelhas.

A principal característica é que a ovelha conhece o seu Pastor. Será que realmente conhecemos o Pastor? O verbo conhecer em hebraico segundo já mencionamos em lições anteriores, literalmente significa "olhar com as mãos".

João 10 27 afirma:" As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, Eu as conheço e elas Me seguem. Veja, as ovelhas seguem o Pastor e não o Pastor segue as ovelhas. Você já deve ter notado em fotos ou figuras que as ovelhas estão sempre seguindo o Pastor que segue adiante delas.

Existe uma grande diferença entre o Pastor e o vaqueiro, o Pastor cuida para tirar a lã, o vaqueiro cuida para matar.

O senhor é MEU PASTOR, envolve um relacionamento individual, não coletivo.

A expressão"NADA ME FALTARÁ não existe no original hebraico. O "nada me faltará" indica coisas. O correto é a tradução "O Senhor é meu pastor e NÃO ME FALTARÁ. Isso significa que a frase pode indicar provisão sim, mas a mensagem principal é que o senhor NÃO ME FALTARÁ. Ele está sempre comigo continuamente, em todo tempo.

Tenha em mente,a frase "O Senhor é meu Pastor",não é uma promessa. Se fosse uma promessa ela seria citada assim:" Eu Sou o teu Pastor, por isso nada de faltará". É a ovelha que está proferindo a frase.

Lembre-se": o nada me faltará envolve também lutas, provações,tribulações, angústias, dores, perdas, com uma diferença: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte TU ESTÁS COMIGO"....a presença do Pastor Se faz sentir nos momentos de tristeza dor e alegria.

Não peça a Deus que o livre do deserto e da sombra da morte. Peça que Ele lhe ensine o que você precisa aprender. Peça-lhe que te dê forças e resistência para atravessar o deserto e o vale da sombra da morte, não reclame porque a próxima parada é a Terra Prometida. Não é para me livrar é para me dar força,resistência e operar as mudanças necessárias na minha vida a fim de que eu chegue do outro lado e possa "habitar na casa do Senhor por longos dias".

Sigamos o Pastor. Seja este o nosso desejo sincero.

No próximo sábado faça planos de estar na igreja no horário da Escola Sabatina para com sua presença e participação colaborar para o enriquecimento da recapitulação desta maravilhosa lição.


Retornar Para a Página Principal