vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

1º Trimestre de 2025 - O AMOR E A JUSTIÇA DE DEUS


-------------LIÇÃO 10------------
--- REGRAS DE ENGAJAMENTO---
INTRODUÇÃO-A meu ver, creio que necessitamos entender bem o significado da palavra engajamento, do verbo engajar de etimologia francesa "engager."na língua portuguesa tem a ver com participação ativa em algo, compromisso, envolvimento, dedicação. Curiosamente esta palavra tem a ver com duas atividades militares: na Marinha, alistando os marinheiros, no exército ao alistamento para atividades militares visando a guerra, ao combate e a defesa. Parece-me que ela tem um sentido mais militar do que outras palavras.
Elias estava engajado no exército de Deus quando enfrentou os profetas de Baal, Davi da mesma forma, engajado no exército de Deus quando enfrentou Golias,o gigante filisteu, Eliseu da mesma forma quando ora a Deus para que abra os olhos do seu servo para que veja a cidade cercada por milhares de anjos.
Certamente poderíamos citar muitos casos de engajamento tanto do lado Divino quanto do lado do inimigo, Satanás.
Vejamos um caso de engajamento tanto do lado satânico quanto do lado divino. Sansão que for atraído por Dalila é apresentado no templo de dagon para entreter a multidão reunida. Ele estava cego porque seus olhos foram perfurados quando caiu na mão dos filisteus. A história de Sansão começa a ter um final doloroso quando Dalila alinhada com os filisteus consegue descobrir no que consistia a força do herói hebreu.
No templo de Dagon, abraçando-se às colunas que sustentavam o templo, Sansão ora a Deus e entrega-se à morte matando mais homens do que durante toda a sua vida Juízes 16: 30.
Se você ler o capítulo 16 do livro dos Juízes, vai notar certamente..."0s líderes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom e para festejar. Comemorando sua vitória diziam:"o nosso deus Dagom entregou o nosso inimigo Sansão em nossas mãos Juízes 16:23. À guisa de informação, Sansão faz parte da galeria dos heróis da fé veja Hebreus 11:32. Creio que deu para anotar Sansão engajado por Deus e os filisteus engajado Satanás personificado por Dagom.
Nesta parte introdutória é dito: "Por trás dos falsos deuses das nações,existiam na verdade demônios disfarçados. Isso significa, portanto, que todos os textos bíblicos que se referem à idolatria e aos deuses estrangeiros tratam, do conflito cósmico."
Portanto, ao meu ver, o engajamento tem a ver com o comprometimento e participação ativa no exército de Deus ou no exército de Satanás.
DOMINGO-UM ANJO ATRASADO.
Existem regras para a guerra. Tão verdade é isso, que o uso de armas nucleares (e elas existem aos milhares capazes de destruir totalmente umas cinco ou seis vezes segundo os entendidos no assunto todo o planeta Terra), não são usadas.
Na guerra cósmica entre o bem e o mal, é Deus que estabelece limites para ambas as partes. Podemos notar isso durante todo o transcorrer da lição.
Do lado Divino, Deus, se usasse todo Seu poder teria vencido a guerra antes de que ela tivesse começado. Ele teria destruído o mal antes dele surgir. Por outro lado, se Deus permitisse que Satanás usasse todo o seu armamento de que dispõe tais como ódio,mentira, traição, engano, maledicência, enfim tudo aquilo que bem revela o seu caráter, o planeta Terra estaria em condições muito piores do que a que nos encontramos atualmente.
Deus deu tempo para Satanás agir. O conflito já se estende na Terra por 6000 mil anos ou quase isto. No Céu, não sabemos quanto tempo durou.
Nesta primeira parte da lição vemos que um anjo enviado pelo Senhor,foi foi resistido por 3 semanas,21 dias pelo príncipe do reino da Pérsia. Ciro e seu filho Cambises,cederam à influência do anjo enviado por Deus.
Dentro do conflito cósmico existem alguns parâmetros aos quais Deus e Seus anjos se submetem. Um anjo apenas, destruiu numa noite 185.000 assírios; seria difícil que um anjo do Senhor sozinho ou aliando-se a outros anjos conquistasse a vitória sobre os poderes das trevas?
Notemos que o anjo estava lutando para conter as influências que estavam agindo na mente de Ciro. Deus permite que Satanás e suas hostes insinuem o pecado sobre os humanos, contudo Ele dispõe a nosso favor a influência do Espírito Santo e a guarda pelos Seus santos e poderosos anjos. Diante disso, como provavelmente no caso de Ciro, fazemos escolhas para ouvirmos a voz de Deus e obedecê-la ou satisfazer a vontade do inimigo.
SEGUNDA-FEIRA-O DRAGÃO DO APOCALIPSE.
O dragão, a antiga serpente, Satanás é o estudo da lição deste dia. Aqui vemos que da profecia das 2300 tardes e manhãs, 1260 anos são dados a Satanás para agir. Note que nesses 1260 anos mais da metade do tempo profético dessa profecia, Satanás age usando praticamente o seu poder. Nesse período de tempo ele se apresenta como sendo Deus. Usando a religião de forma distorcida, ele prende, mata depõe, queima, enfim faz uso de todo o seu Arsenal para macular o caráter de Deus. Com a "conversão" de Constantino, ele começa a sua obra funesta trocando o sábado do quarto mandamento para o primeiro dia da semana, o " Dies Solís Invictus", o deus Sol, prefigurando Jesus ressurreto. O bispo de Roma em 538 é instituído como Vigário de Deus na Terra sendo o chefe de todas as igrejas cristãs.
A missa pela alma dos mortos é instituída, o batismo por aspersão é consagrado, a venda das indulgências como direito de salvação plena, vitalícia, conquista fortunas para o Vaticano, o bispo de Roma o sumo pontífice torna-se o Vigário de Deus na Terra.
. A não sujeição a esses dogmas implicaria na condenação como hereges os dissidentes. Conhecida como Santa inquisição, esse período perdurou até 1798 com aprisionamento do Papa Pio Vl em 1798 pelo general francês de Napoleão Bonaparte Berthie.
Foram 1260 anos de trevas, densas trevas em nome de Deus.
Desses 6000 anos do planeta Terra,Deus tem permitido que para atue. Por essa profecia notamos que Deus delimita o tempo de ação dos poderes das trevas no grande conflito.
TERÇA-FEIRA-O CASO DE JÓ.
Lendo a história de Jó creio que dá para vislumbrarmos o que aconteceria conosco se a liberdade de ação de satanás fosse total. Comece a pensar no que seria da natureza em suas diversas facetas. Por exemplo, as estações do ano, as chuvas,as tempestades,os tsunamis, os furacões, os tornados, o frio e o calor. Imagine os relacionamentos humanos a sociedade o trabalho a convivência à saúde.
A história de Jó tem um resumo do que acabamos de citar tanto na natureza (o fogo de Deus caiu dos céus...um vento muito forte vindo do deserto). Leia o capítulo 1 de Jó. Você deve ter notado que essas tragédias naturais foram causadas por Deus, na visão daqueles que as presenciaram.
Vendo o capítulo 2:6 quando Deus proíbe Satanás de tocar na vida de Jó, o que você acha que Satanás faria com Jó vendo a retidão dele mesmo diante de toda a calamidade que lhe sobrevivera?
Tragamos isso para os nossos dias. Segundo as Sagradas Escrituras e o Espírito de Profecia, Satanás nos acusa de dia e de noite. Ele aponta para os nossos pecados acusando nos perante Deus. Ele está mentindo? As acusações são verdadeiras? Se Deus nos entregasse nas mãos dele o que seria de nós? Certamente morreríamos nos nossos pecados.
Graças a intervenção de Jesus Cristo nosso salvador não somos destruídos pelo inimigo. Satanás não consegue encontrar pecado em Jó. Ele era justo temente a Deus e se desviava do mal. Jó 1:1 e 2:3.
QUARTA-FEIRA-O PRÍNCIPE (TEMPORÁRIO) DESTE MUNDO.
Isaías 52:3, diz:" Sem nada (dinheiro), fostes vendidos, também sem dinheiro sereis resgatados.".
Nossos pais Adão e Eva com seu pecado entregaram este mundo nas mãos do inimigo que começou a destruir tudo o que de bom Deus havia construído, a começar pelo relacionamento deles para com Deus e de um para com o outro, é só ver a confissão de ambos em Gênesis 3.
Na reunião que houve nos céus mencionada no livro de Jó, Satanás aparentemente comparece como representante da Terra. Ele é um usurpador. Temporariamente seu domínio está confinado à Terra.
Começamos a ver o fim definitivo dessa usurpação quando o Leão da tribo de Judá, o Cordeiro de Deus,(Apocalipse 5), toma o livro das mãos Daquele que está assentado sobre o trono e que ninguém nem no Céu nem na Terra nem debaixo da Terra é digno de abrir o livro que estava selado com sete selos. Com a abertura dos selos, progressivamente caminhamos para o desfecho do grande conflito. Na abertura do sétimo selo,nossa atenção é voltada para sete trombetas que vão soar. Ao soar a sétima trombeta, convido você para ver a descrição feita em Apocalipse 11: 15 a 19 destacando já no verso 15 as fortes vozes dos céus que dizem: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo e Ele reinará para sempre".
Veja o que o apóstolo Paulo diz sobre isso em primeiro tessalonicenses 4:16 "Pois dada a ordem, com a voz do Arcanjo e o ressoar da TROMBETA de Deus, o próprio Senhor descerá dos CÉUS e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro".
A única arma usada por Deus, será que podemos considerar como arma, é o AMOR. O inimigo usou da mentira, da difamação, da calúnia, do ódio, enfim de tudo o que é mau...e foi derrotado completamente.
Ele vai reconhecer isso publicamente pouco antes da sua destruição quando diante do universo não caído, dos santos anjos, dos justos resgatados pelo sangue de Jesus, e mesmo dos seus seguidores que foram engajados por seus sofismas, mentiras,etc ouvirão ele dizer "justos e verdadeiros são os Teus juízos ó Rei das nações".
QUINTA-FEIRA-LIMITES E REGRAS.
Em Cafarnaum Jesus não pode fazer nenhum milagre exceto impor as mãos sobre alguns enfermos e curá-los. Marcos 6:5. Em Marcos 6:9 Jesus responde" essa espécie só sai pela oração e pelo jejum". Esses dois textos revelam que Deus age em harmonia com as regras de engajamento. Suas ações estavam limitadas em termos Morais em parte relacionadas com o livre arbítrio que ele dotou as Suas criaturas.
Esta lição deve ter revelado para nossa compreensão que o conflito cósmico em que eu e você estamos envolvidos tem a ver com a disputa da nossa mente para aceitarmos ou rejeitarmos a Deus analisando o Seu modo de agir na revelação do Seu caráter que a Bíblia enfatiza "Deus é amor" primeiro João 4:8
Ele não faz nenhum esforço ( sentido de forçar). Ele trabalha pacientemente para nos convencer na escolha, na decisão que vamos tomar. Nosso livre arbítrio deve nos conduzir no engajamento escolhendo aceitar ou rejeitar o Seu plano de governo.
Tenha um feliz sábado na presença de Deus e você seja inspirado pelo Espírito Santo a participar numa classe da Escola Sabatina da sua igreja, Que Deus abençoe ricamente você nesse sábado.