vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

2º Trimestre de 2024 - O GRANDE CONFLITO


-----------LIÇÃO 06-----------
AS DUAS TESTEMUNHAS.
INTRODUÇÃO-Pesquisas bibliográficas informam que de cada 1000 livros publicados, 650 são esquecidos após um ano, 150 depois de 3 anos e apenas 50 livros são lembrados depois de 7 anos.
Dizem essas mesmas pesquisas que das quase 50 mil publicações do século XVII apenas 59 foram reeditadas.
Entretanto a Bíblia,o Livro Sagrado ,depois de 2000 anos, ainda é o livro mais procurado e lido em todo o mundo.
Desde que Gutenberg em 1448 imprimiu o primeiro exemplar das Sagradas Escrituras, milhares e milhares de edições do Livro Sagrado se repetiram ininterruptamente nos quatro cantos da Terra. É um recorde surpreendente e insuperável.
A despeito de toda a perseguição e planos para se destruir, aniquilar,anular a Palavra de Deus nas mais variadas formas,ela superou e subsistiu a todos os ataques.
O Grande CONFLITO de que faço uso é a edição de 1988,35ª edição 10 mil exemplares 1510°milheiro... Se somarmos a isso as edições posteriores a 1988 até este ano 2024 sem contar os milhões que foram distribuídos como livro do ano para o mundo podemos crer que o número chega à casa dos bilhões desse livro cujo autor, Deus, disse que seria deveria ser como folhas de outono...
Estou mencionando o livro, porque muitas das informações desse comentário serão retirados dele e a paginação difere dependendo das edições.
A experiência de William Tyndale que teve a sua tradução comprada de um colportor todo o seu estoque com o intuito de destruí-las pelo bispo de Durham e mais tarde sendo Tyndale preso e podendo receber a liberdade sobre a condição de revelar os nomes dos que o haviam auxiliado nas despesas para imprimir suas Bíblias, a resposta de Tyndale parece uma piada fazendo chacota aos juízes que o inquiriram. O bispo de Durham fizera mais do que qualquer outra pessoa pois pagando elevado o preço pelos livros deixados em seu poder com dinheiro Tyndale imprimiu muito mais Bíblias do que as que foram queimadas. No meu livro da edição de 1988 como mencionei está relatado na página 247. "A erva seca e as flores caem mas a Palavra do nosso Deus permanece para sempre" Isaías 40:8 ,citando o verso para memorizar.
DOMINGO-AS DUAS TESTEMUNHAS.
De certa forma,o mundo cristão atual se não anula, relega a segundo plano o Antigo Testamento, dando relevância ao Novo Testamento pelos mais diversos e absurdos motivos tais como: o Antigo Testamento nos mostra um Deus irado,vingativo, perseguidor; os mamadamentos de Deus foram em parte anulados em especial o quarto e amenizados os demais pois o Deus Antigo Testamento Se tornou o Deus de amor em Cristo Jesus. Esquecem-se de que no sermão do Monte proferido por Jesus em Mateus,capítulos 5 a 7 Ele diz não ter vindo para abolir a Lei os profetas;não veio para ABOLIR, mas para CUMPRIR, Mateus 5:17. As expressões "ouvistes o que foi dito", não se referem a uma amenização do que fora, dito mas sim,uma confirmação da Lei.
O Novo Testamento está plenamente calcado no Antigo Testamento;se anularmos ou relegarmos a segunda plano, ou façamos qualquer outra coisa diminuindo o Antigo Testamento, certamente estaremos invalidando o Novo Testamento do qual Antigo Testamento é a base.
Durante os 1260 anos da supremacia papal eles estiveram vestidos figuradamente com pano de saco,contudo de forma alguma perderam o seu poder ou autoridade visto que mesmo em face das maiores perseguições e vicissitudes, a luz da verdade iluminou o mundo e seus juízos pronunciados que cumpriram cabalmente sobre todos os que rejeitaram suas profecias e com certeza se cumprem no presente e se cumprirão cabalmente, creio eu ,num futuro muito próximo.
SEGUNDA-FEIRA-PERÍODOS DE TEMPOS PROFÉTICOS.
Três são as expressões usadas na Bíblia para se referirem a um mesmo período de tempo:
a) um tempo,tempos e metade de um tempo Daniel 7:25
b) 1260 dias Apocalipse 11:3 e 12: 6.
c) 42 meses o Apocalipse 11:2.
....todos apontando para 1260 anos.
Interessante notar que as duas testemunhas, Antigo e Novo Testamentos são mortas e expostas durante três dias e meio (três anos e meio) que também somam 1.260 dias.
Particularmente,uma coisa que me intriga,é o fato de que as jornadas dos israelitas saindo de Ramsés no Egito até as Campinas do Jordão desde Bete Jesimote até a Abel Sitim, somam exatamente 41 jornadas. Na quadragésima segunda jornada eles entraram em Canaã. Para mim tem algo que ainda não consegui compreender mas que me fascina.
TERÇA-FEIRA-AS DUAS TESTEMUNHAS SÃO MORTAS.
Se você tem seguido o plano de leitura do grande conflito que nessa semana abrangem os capítulos 12 a 17 deve ter absorvido bastante informações.
À guisa de informação, vamos conhecer melhor a terceira besta mencionada no Apocalipse. Temos a besta que sobe do mar, o papado;a besta que sobe da TERRA,os Estados Unidos da América e a besta que sobe do abismo, a França representada aqui por sua capital Paris.
Deixemos claro que após o período do testemunho do Antigo Testamento e Novo Testamento vestidos de panos de saco, eles são mortos pela BESTA QUE SOBE DO ABISMO, como nova manifestação do poder satânico referindo-se a França representada por Paris a capital que figuradamente é Sodoma e Egito; Sodoma dado às orgias e manifestações de sexo explícito cometidos à luz do dia publicamente com manifestações das mais torpes inimagináveis por seres humanos; Egito dado a negação absoluta da existência de Deus como o Egito que considerava o faraó como deus além de outros deuses como por exemplo o boi Apis,cujo, Arão fez uma cópia enquanto Moisés recebia no Sinai as duas tábuas da Aliança contendo o decálogo.
Cito alguns trechos da minha tradução de 1988 no Grande CONFLITO,referindo-se à França:"Ela fica à parte da história universal como único Estado que por decreto da Assembleia Legislativa declarou não haver Deus e em cuja capital a população inteira e vasta maioria em toda parte,mulheres assim como homens dançaram e cantaram com alegria ao ouvir a declaração" página 270.
Nesta mesma página e na seguinte relata sobre a degradação do casamento,uma das coisas instituídas por Deus no Éden.
Sofia Arnoult, Patrícia famosa descreve o casamento como "o sacramento do adultério".
A ciladamente os cristãos foram perseguidos. O massacre de São Bartolomeu foi o mais hediondo. O Rei da França instigado pelo clero sancionou o massacre em que protestantes foram despertados de seu sono, arrastados para fora de suas casas e assassinados a sangue frio. Massacre perdurou por sete dias sendo que os três primeiros, com inconcebível fúria.
Por toda a França,a carnificina durou dois meses. 70 mil pessoas.
Quando a notícia do massacre chegou a Roma houve exultação entre o clero. O cardeal de Lorena recompensou o mensageiro com mil coroas;o canhão de Santo Ângelo reboou Alegre salva; os sinos tangeram em todos os campanários; fogueiras festivas tornaram a noite em dia; o Papa Gregório 13º acompanhado dos cardeais e outros dignatários em longa procissão se dirigiu à igreja de São Luís onde o cardeal de Lorena cantou Te Dê um(você pode encontrar esse canto no YouTube)...uma medalha foi cunhada para comemorar o massacre; um padrefrancês fez um sermão mencionando a felicidade com que o Papa recebeu a notícia do morticínio,indo dar graças a Deus e a São Luís na sua igreja. (página 273).
QUARTA-FEIRA-AS DUAS TESTEMUNHAS RESSUSCITAM.
Foi em 1793 que os decretos que aboliam a religião cristã e punha de parque as Escrituras Sagradas,passaram na Assembleia francesa. Três anos e meio mais tarde foi adotada pelo mesmo corpo legislativo, uma
resolução que ab-rogava esses decretos concedendo assim tolerância às ESCRITURAS. (página 287).
Foi o papado que começaram a obra que o ateísmo estava a completar. A política de Roma produziu aquelas condições sociais, políticas e religiosas que estavam precipitando a França na ruína (página 276).
A França era governada por Luís XVI. Havia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780. A composição da França era a seguinte: CLERO, NOBREZA, RESTANTE DA POPULAÇÃO. Exatamente nessa ordem. Sobre a duro ou pressão a queda da Bastilha em 14/07/1789 deu origem ao motim que resultou na revolução.
"O papado envenenaram a mente dos Reis contra a REFORMA, como inimiga da coroa, elemento de discórdia que seria fatal à paz e harmonia da nação. Foi o gênio de Roma que por este meio inspirou as mais espantosas crueldades e mortificantes opressões o que procederam do trono" (pág 277).
Destaco dessa mesma página a mensagem de um núncio papal que advertia o rei: "Majestade, Não vos enganeis. Os protestantes subverterão toda a ordem civil e religiosa... O trono está em tão grande perigo como o altar."
O clero e o estado era isentos de impostos recaindo estes sobre a classe média e baixa. Estas eram pesadamente oneradas pelas autoridades civis e pelo clero.
Como resultado a subversão foi terrível. A desditosa França ceifou em sangue a messe do que semeara. Terríveis foram os resultados de sua submissão ao poder subjugador de Roma. Onde a influência do humanismo acender a primeira fogueira ao começar a REFORMA, erigiu a REVOLUÇÃO, a sua primeira guilhotina.
Rei clero e nobres foram obrigados a submeter-se às atrocidades do povo excitado e enlouquecido, cuja sede de vingança subiu de ponto com a execução do rei e rainha Luís XVI e Maria Antonieta. Aqueles que decretaram a morte real logo os seguiram no cadafalso.
Apocalipse 11:11 menciona:" Mas depois dos três dias e meio entrou neles um sopro de vida da parte de Deus e eles ficaram em pé e UM GRANDE TERROR tomou conta daqueles que os viram".
No Grande CONFLITO,página 283, edição de 1988 relata o seguinte: "As prisões estavam repletas contendo em certa ocasião mais de 200 mil prisioneiros. Multiplicavam-se nas cidades do reino as cenas de horror. Um partido dos revolucionários era contra outro e a França tornou-se um vasto campo de massas contendoras dominadas pela fúria das paixões. Em Paris tumulto sucedia a tumulto e o cidadãos estavam divididos numa mistura de facções que não pareciam visar outra coisa senão a exterminação mútua"
Põe crédito meu Voltaire já que tá ansiosamente dissera:" Estou cansado de ouvir dizer que 12 homens estabeleceram a religião cristã. Eu provarei que basta um homem para suprimi-la" François -Marie Arouet (Voltaire) faleceu em 30/05/1778, portanto este mês completará 246 anos de sua morte. Ele não conseguiu suprimir a Palavra de Deus. Diz-se que na casa onde ele proferiu essas palavras, hoje existe uma Sociedade Bíblica..."seca-se a erva murcham-se as flores mas a Palavra do Senhor nosso Deus permanece para sempre"Isaías 40:8.
QUINTA-FEIRA-VERDADE TRIUNFANTE.
Finalizo os meus comentários começando pela pergunta de rodapé da lição desse dia: "COMO O CONTRASTE IMPRESSIONANTE ENTRE A IMPIEDADE DA REVOLUÇÃO FRANCESA E O GLORIOSO CLÍMAX RETRATADO EM APOCALIPSE 11 FALA A NÓS NO PRESENTE?"
Eu particularmente o resumo da seguinte maneira: lendo a Bíblia,tendo Grande CONFLITO a luz menor que nos direciona para a LUZ MAIOR, ficou angustiado vendo os ataques do maligno contra a VERDADE e o povo de Deus.
Do Gênesis ao Apocalipse, nota-se uma batalha constante em que parece que o mal vai triunfar. Isso me faz lembrar de um leitor que agoniado com a leitura de uma história policial via um bandido sempre escapando das mãos da justiça. Ansioso por descobrir o final foi para as páginas finais da história e se regozijou com desfecho em que o bandido foi preso sem condições de fuga.
A angústia que temos provavelmente se transforma em alegria quando lemos os capítulos finais do Sagrado livro: a Verdade,a Palavra de Deus triunfará! Amém!!!
Desejo sinceramente que ele sejam esses comentários usos com as informações que você tem adicionalmente numa unidade da Escola Sabatina.
Que o Senhor nosso Deus eterno abençoe você ricamente. Antecipadamente um feliz sábado.