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COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

2º Trimestre de 2025 - ALUSÕES, IMAGENS E SÍMBOLOS - Como Estudar a Profecia Bíblica


[05:56, 06/05/2025] Luiz Carlos - Comentario Licao Escola Sabatina: -------------LIÇÃO 06--------------

-COMPREENDENDO O SACRIFÍCIO-

INTRODUÇÃO-Acredito sinceramente que para compreendermos melhor todos os sistemas sacrifical é nosso dever nos aprofundarmos no estudo sobre o ritual do santuário. Penso que os Adventistas do 7° dia, são as que mais procuram entender esse assunto. Ele é a coluna dorsal da nossa fé. Se estivermos errado na interpretação que fazemos desse assunto,miseravelmente estaremos envolto em densas trevas espirituais.

Graças ao Senhor nosso Deus que nos deu luz sobre esse assunto através de Sua Santa Palavra e do Espírito de Profecia, a luz menor que nos ajuda a compreender em sua plenitude a luz maior, as Sagradas Escrituras, podendo estar confiantes de que estamos trilhando o caminho certo; contudo para que isso seja realidade, necessário é que pesquisemos e estudemos com dedicação essa preciosa doutrina.

Não podemos como diz a introdução, fugir do tema do sacrifício animal. Ele corre como um fio escarlate pelas páginas sagradas e desempenham um papel central na grande cena do Apocalipse em que João é levado até a sala do trono de Deus. Apocalipse capítulos 4 e 5.

É bom que saibamos que é nesse local que o juizo investigativo e sua conclusão, o juízo executivo é levado a efeito, tanto para o povo de Deus antes do milênio como para os ímpios após o milênio.

Na solenidade e santidade desse lugar João vê o trono de Deus e vê o Criador e ao descrevê-Lo, os termos que ele usa descrevem a glória do Todo Poderoso: "Aquele que estava assentado era semelhante ao jaspe e sardônio. Um arco-íris parecendo uma Esmeralda circundava o trono". Apocalipse 4:4 (Jaspe, sardônio e esmeralda são pedras do peitoral do sumo sacerdote).

Esses capítulos 4 e 5 do Apocalipse são ricos em elementos para estudo.À guisa de curiosidade, das 62 ocorrências da palavra trono no Novo Testamento,47 se encontram no Apocalipse e das 47 que são mencionadas, 14 pertencem ao capítulo 4 em líde.

Vejamos o capítulo 5. Na mão direita Daquele que está sentado no trono tem um livro escrito selado com sete selos. Não me deterei às traduções "escrito por dentro e por fora selado com sete selos". Elucido apenas, que de acordo com o sentido que se deseja dar tanto o grego como hebraico não possuem sinais gráficos como vírgula por exemplo. Posso colocar uma, após o "escrito por dentro"ou posso deslocar a, para depois de "por dentro". A, Muda todo o sentido da frase. Experimente escrever o texto fazendo esse uso da vírgula.

Ninguém no céu na terra ou debaixo da terra era DIGNO de tomar o livro e desatar os seus selos. Um anjo PODEROSO proclama em alta voz: "Quem é DIGNO de romper os selos e de abrir o livro?"Apocalipse 5:2. A questão não era força ou poder mas DIGNIDADE. O Leão da tribo de Judá, Jesus, que nasceu para ser Rei mas que João ver como um Cordeiro como que parece ter sido morto é que Se apresenta... Jesus que com Seu sangue nos resgatou da destruição eterna que nos estava reservada. Ele é digno de tomar o livro e desatar os selos.

DOMINGO-SACRIFÍCIOS INÚTEIS.

Um dos maiores perigos em que incorremos é tornar o santo em algo comum. A prática continua de algum rito religioso pode se tornar algo trivial, perdendo o seu significado espiritual. Pensemos com mais profundidade no seguinte: ",Vida religiosa não é o mesmo que vida espiritual, portanto religiosidade é diferente de espiritualidade"

Nas ofertas de Caim e Abel vemos nitidamente esse processo. Caim era religioso mas não era espiritual; Abel, por seu turno era espiritual o que implica um relacionamento mais íntimo com Deus.

Segunda lição a tradução literal de Gênesis 4:5 e 6,seria: ,"Deus olhou com interesse para Abel e portanto para sua oferta mas Ele não olhou com interesse para Caim e portanto para sua oferta". Essa tradução indica que a aceitação ou rejeição da oferta por Deus está sobretudo ligado à condição espiritual da pessoa e não á

à oferta em si.

Caim vê sua oferta como um presente que ele está dando Deus enquanto Abel foca no significado do sacrifício em si percebendo como um presente de Deus para ele.

Na prática, os hebreus conceberam a ideia de que as ofertas pelo pecado eram uma forma de pagamento que uma vez ofertado, apaziguava a ira de Deus contra o pecado concedendo o perdão para o ofertante que se sentindo livre da sentença poderia pecar novamente porque a garantia do perdão era oferecida mediante a oferta. Não havia necessidade de arrependimento.

De certa forma,a Igreja Católica Apostólica Romana,abraçou amplamente essa teologia, criando o sistema das indulgências em que mediante o valor pago pela compra das mesmas o pleno perdão era garantido por toda a existência libertando o pecador das penalidades do inferno, tão bem elaboradas para apavorar o pecador.

Atualmente a doutrina de uma vez salvo salvo para sempre é uma outra forma de se alimentar a mente com segurança de um céu de gozo e alegria eterna.

Deuses pagãos deviam ser apaziguados da sua Ira, uma forma de adoração ascendente, isto é,do homem para deus. O Senhor Deus inverte essa teologia. Ele desce até nós e Se doa livremente. Nossa aceitação nos leva a reconhecê-Lo como Todo Poderoso Salvador, aceitando Sua graça plena que nos transforma da condição de perdidos para a condição de plenamente salvos. Ingratidão apresentamos nosso corpo em sacrifício vivo santo e agradável a Deus que é o nosso culto racional, isto é, oferecido com a razão Romanos 12:1.

SEGUNDA-FEIRA-SANGUE DE TOUROS E DE BODES.

É sugestivo o tema "O sangue de touros e de bodes". Compreendamos melhor o ritual do santuário.

Esses dois animais eram usados no ritual do santuário no dia da expiação. Pode parecer estranho mas o sangue de ambos era para oferta pelo pecado, ou seja para fazer expiação.

O sumo sacerdote entrava pela primeira vez no santuário trajando nesse dia as vestes brancas do sacerdote comum sendo a diferença entre seu traje e o dos sacerdote que o cinto era branco e que ele usava a Mitra de linho do sumo sacerdote em vez da tiara do sacerdote comum. Levítico 16:4. Nesse dia ele depunha as suas vestes reais com romance e campainhas nas borlas. Ele só às vestiria no final do ritual desse dia quando saía para abençoar o povo.

Ele entrava com o sangue de um bezerro (touro) indo até o Santíssimo onde diante da arca da Aliança colocava o incensário para que a nuvem de fumaça do incenso cobrisse o propiciatório Levítico 16:13.; aspergia o sangue sobre o propiciatório. Com esse ato ele fazia a expiação por si e pela casa sacerdotal. Depois desse ato ele saía e lançava sorte sobre 2 bodes dispostos à entrada, isto é, fora do santuário e lançava sorte sobre eles sendo um bode para o Senhor e outro para Azazel.

O bode que era para o Senhor era sacrificado e o mesmo ritual que fizera com o sangue do bezerro (touro), ele fazia entrando pela segunda vez no Santíssimo. Com esse ato ele fazia agora a expiação pelo povo e pelo Santíssimo por causa dos pecados do povo. Levítico 16 15 e 16.

Saindo do santuário, o sumo sacerdote depositava do sangue do touro e do bode sobre as pontas do altar do holocausto e espargindo sete vezes sobre o altar Levítico 16: 18 e 19. Terminada a purificação do santuário ele saía do santuário, colocava as mãos sobre a cabeça do bode cuja sorte fora para Azazel (na linguagem síriaca, inimigo,um anjo forte que se revoltou), confessava os pecados do povo e enviava o bode para o deserto, um lugar solitário, (símbolo do milênio em que Satanás estará vagando na terra sem ter a quem tentar).

Após esse ato suma sacerdote entrava no santuário pela terceira vez tirava as vestes que usara para ministrar nesse dia, banhava-se, vestias as vestes reais do sumo sacerdote e o povo ao ouvir o som das campainhas e das romãs tilintando, entendiam que o sacrifício foi aceito, que a reconciliação com Deus estava feita. Ele tomava um carneiro (lembre-se de Abraão e Isaque no Monte Moriá) e oferecia como holocausto por si mesmo e pelo povo. Levítico 16:24.

Apenas um pequeno esclarecimento: a palavra holocausto em hebraico tem a ver com as ofertas queimadas OLAH=aquilo que sobe, que ascende. KALLIL= inteiro... O local está aquilo que é inteiramente queimado significando inteira consagração a Deus. Coisa alguma é retida. Entregar você tudo a Deus Levítico 1:9

Creio ser desnecessário espero dado a clareza fazer comparações e aplicações a Jesus com relação aos sacrifícios. A única diferença no ritual do santuário é que Jesus é o Ofertante e a Vítima.

TERÇA-FEIRA-O CORDEIRO PASCAL.

Segundo a lição o Apocalipse refere-se a Jesus como Cordeiro cerca de 30 vezes.

Façamos um breve resumo do plano da salvação tendo em mente que o cordeiro de Deus é o centro de todo o processo.

Somos salvos pela GRAÇA. Ela é demonstrada pelo fato de Deus entregar o Seu Filho Unigênito, Amado para morrer por nós e nos salvar João 3:16. Ela é a fonte e oferece sem que mereçamos esse dom maravilhoso.

A FÉ exerce papel preponderante pois é o meio de nos apropriarmos da GRAÇA. Sem fé é impossível agradar a Deus. Então mediante a fé nos apropriamos da GRAÇA e aceitamos o método do plano da redenção. Sem derramamento de SANGUE não há remissão de pecados. Aceitamos que o SANGUE de Jesus tem o poder de nos libertar das garras do pecado e de nos purificar.

Sendo purificados lavados pelo sangue de Jesus revestidos de sua justiça andamos em novidade de vida na prática de boas OBRAS que a GRAÇA nos outorga tão graciosamente.

Creio ser isso que Romanos 3:24, Romanos 5:1, Romanos 5:9 e Tiago 2:24 quer nos transmitir. Não se esqueça de que justificação é o mesmo que salvação.

QUARTA-FEIRA-JESUS NO TEMPLO.

O texto de Ageu 2:7-9 é magnífico.. o Templo de Salomão fora totalmente destruído com toda sua glória e pompa. Na consagração do Templo do deserto Deus se manifestara em Sua glória, o mesmo acontecendo com o Templo de Salomão.

Na reconstrução do Templo, no tempo de Esdras e Neemias, não havia glória, não é dito que a glória do Senhor Se manifestou. A arca da aliança havia desaparecido, a SHEKINAH, a glória de Deus, não Se fazia presente.

A contribuição de Herodes apenas trouxe beleza para o santuário, Ageu profetizou que a glória do último Templo seria maior que a glória do Templo de Salomão.

Peço vênia fazendo um parêntese para que estudemos um pouco mais sobre a shekinah,a glória de Deus de se manifestara tão grandiosamente no santuário do deserto e no Templo de Salomão em Jerusalém.

Pretendo analisar essa parte da lição sob a ótica de Ezequiel. Já mencionamos que na reconstrução do Templo por Neemias, a arca da Aliança contendo os dez mandamentos havia desaparecido, consequentemente, a SHEKINAH, a glória da presença Divina não mais Se manifestava no Templo.

A corrupção,a apostasia do povo tomara tais proporções que o profeta Ezequiel tem uma visão para mim profundamente lamentável e triste. A partir do capítulo 8 o profeta começa a descrever a apostasia a idolatria e toda a profanação (para os judeus, contaminação)do Templo.

No capítulo 10:4, a glória do Senhor, a SHEKINAH, sai do Santíssimo e se coloca na porta do Templo; nos versos 18 e 19 ela se afasta da entrada do Templo colocando-se sobre a porta oriental do Templo... Em Ezequiel 11:22 e 23,a glória abandona o Templo. Que triste!

A glória do Senhor só retorna ao Templo quando um pequeno bebê, Filho de pais pobres que para apresentá-Lo no Templo levaram a oferta mais humilde:duas rolas ou dois pombinhos. Era um dia normal e somente duas pessoas notaram que a SHEKINAH Se manifestava no Templo. Simeão e Ana,duas pessoas simples sem nenhum status social, foram agraciadas por esta manifestação.

Na sua infância a glória divina Se manifestou no Templo quando Jesus interrogava e era interrogado pelos doutores da Lei. Durante o Seu ministério de três anos e meio a SHEKINAH revelou a glória da presença Divina no Templo... Como eu comentei religiosidade não é o mesmo que espiritualidade. Eles apagaram a SHEKINAH, pendurando-a num madeiro. É tão literal que esse apagar foi notório. Trevas envolveram a Terra por 3 horas, do meio-dia às 15:00 h, fato relatado por Mateus 27:24-66, Marcos 15:15 a 38 e Lucas 23:44-46... E o véu do templo se rasgou de alta abaixo.

A SHEKINAH abandonara o Templo definitivamente. Não havia mais sentido todo o ritual toda celebração todo o sacrifício e ofertas. O Templo podia ser destruído... E foi no ano 70 DC.

Pensemos um pouco, apenas pensemos: na linguagem do Apocalipse um anjo pode representar um povo como na tríplice mensagem Angélica. Apocalipse 18:1 menciona um anjo que desceu do céu e tem grande autoridade e a terra foi iluminada pela SUA GLÓRIA. (um povo) Mateus 5:14 Jesus disse " Vós sois a luz do mundo"...I Coríntios 6:19 diz: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é Templo do Espírito Santo que habita em vós que vos foi dado por Deus?"...II Coríntios 6:16 repete:",Pois somos santuário do Deus vivo"... é apenas um pensamento, a meu ver não implica em questão doutrinária. Apenas uma reflexão.

. QUINTA-FEIRA-PORQUE CRIASTE TODAS AS COISAS.

Frio final da lição não precisa muito comentário diante do exposto. Espero que tenhamos entendido um pouco mais sobre O SACRIFÍCIO.

Isaías Ezequiel o apóstolo João foram privilegiados em contemplarem a manifestação da Glória de Deus no Deu santuário. Os hebreus,Moisés,contemplaram- na quando vagueando no deserto rumo a Canaã.

Pela fé,podemos contemplar a glória Divina manifestar-Se majestosamente através das páginas da Bíblia Sagrada e dos escritos do Espírito de Profecia.

Diante dessa manifestação nossa reação muito provavelmente será como a de Isaías: "Aí de mim que sou um homem (uma mulher) de lábios impuros!"

Na compreensão do sacrifício somos levados aos pés da cruz e diante dela nos encontramos diante de duas inexoráveis verdades: Deus nos ama a ponto de Se sacrificar por nós e a cruz nos mostra que somos pecadores miseravelmente destituídos da GRAÇA e que desesperadamente precisamos de um Salvador que é encontrado unicamente na pessoa de Jesus,o sacrifício oferecido em nosso favor na figura do CORDEIRO morto antes da fundação do mundo Apocalipse 13:8.

Que o Senhor nosso Deus eterno nos agracie com Sua salvação em Cristo Jesus,derramando Seu Espírito Santo sobre nós para que realmente sejamos convertidos e não apenas convencidos da verdade que há em Sua Palavra. Que no próximo sábado possamos contribuir com o que aprendemos durante o estudo desse maravilhoso tema durante a semana. Por favor, faça-se presente numa classe da Escola Sabatina, sua presença e participação é muito importante.