vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

2º Trimestre de 2024 - O GRANDE CONFLITO


Lição da escola sabatina de número 05.
Fé contra todas as dificuldades. 27/04/24
Sábado.
Verso para memorizar:
"Guardo a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti"( Sl 119:11).
1-O estudo dessa semana, destaca, três princípios centrais que caracterizam o grande Conflito: primeiro; o caráter de Deus é amor e justiça. Segundo; o único caminho para a salvação reside em Seu amor e justiça. Terceiro; os primeiros dois princípios, derivam de uma única fonte: A revelação de Deus, que Jesus Cristo e as Escrituras manifestam.
2- Durante a era medieval, esses três princípios pareciam estar eternamente envoltos nas trevas do maligno, destinados à não serem defendidos ou proclamados novamente.
3- Contudo, Deus convocou vários defensores notáveis, os reformadores a se levantarem no meio do campo de batalha, e a
hastearem novamente o estandarte da verdade divina.
4- Esses guerreiros, eram poucos, porém, a escassez nas fileiras dos reformadores foi destinada a mostrar que o movimento não era humano, mas, divino, tanto em suas origens, quanto em suas operações.
5- Conquistamos a vitória somente quando testemunhamos o que a palavra de Deus proclama, e os efeitos que o poder da graça divina pode fazer e, com efeito, realiza, por nós, e em nós.
6- Por tais razões os reformadores perceberam que sua missão consistia em proclamar os cinco pilares: "Somente as Escrituras, somente a graça, somente a fé, somente Cristo e glória somente à Deus!

7- Portanto, estudemos com afinco, mais essa maravilhosa lição que começa hoje!

.............................................................................

domingo, 28/04/24.
A palavra de Deus, somente. (Sl 119:103, 104, 147, 162).
1- As Escrituras fazem resplandecer alegria sobre a tristeza, esperança sobre o desânimo, luz sobre as trevas.
2-Elas dão direção na confusão, certeza na perplexidade, força na fraqueza e sabedoria na ignorância.
3- Quando meditamos na palavra de Deus e, confiamos em suas promessas, o poder divino vivificante energiza todo nosso ser, nos aspectos físicos, mental, emocional e espiritual.
4- Os reformadores encheram a mente com as Escrituras. Viveram pela palavra, e muitos morreram por causa dela. Não eram cristãos casuais, complacentes e descuidados. Sabiam que, sem o poder da palavra de Deus, não resistiriam o mal.
5- A paixão de Wycliffe, era traduzir a Bíblia para o inglês afim de que as pessoas, pudessem lê-la e entendê-la. Visto que isso era ilegal, ele foi julgado, condenado como herege e recebeu e sentença de morte.
6-Em seu julgamento, Wycliffe fez um apelo: "Com quem pensam que estão lutando? Com um idoso a beira da sepultura? Não! Com a verdade que é mais forte do que vocês, e os vencerá certamente!
(O Grande Conflito, 76).
7- O grande princípio mantido por aqueles reformadores, princípios que foram sustentados pelos Valdenses, por Wycliffe, Hus, Lutero, Zuinglio e os que a eles se uniram. Foi a autoridade infalível das Escrituras Sagradas como regra de fé e prática.
8- Esse também, é o princípio que nós como Adventistas do Sétimo Dia, defendemos com todo fervor e segurança!

...................................................................................

segunda-feira, 29/04/24.
Transmitindo a palavra de Deus. ( ll-Cor.4:1-6-2:14).
1- Os reformadores enfrentaram dificuldades semelhantes, porém, pela fé, foram fiéis a palavra de Deus.
2- Um exemplo de coragem diante de probabilidades esmagadoras, é William Tyndale. O maior desejo de Tyndale, era dar à Inglaterra uma tradução legível e precisa da Bíblia.
3- Ele decidiu traduzir a Bíblia das línguas originais, e corrigir alguns erros na tradução de Wycliffe de cerca de 140 anos antes.
4- Tyndale, também foi preso e julgado. Muitas de suas traduções da Bíblia, que foram impressas em Worms, Alemanha, foram aprendidas e queimadas publicamente.
5- Seu julgamento ocorreu na Bélgica em 1.536 d/C. Ele foi condenado sob acusação de heresia e sentenciado a fogueira. Seus carrascos o estrangularam enquanto o amarravam à estaca e depois queimaram seu corpo.
6- Suas últimas palavras foram com fervor: "Senhor, abra os olhos do rei da Inglaterra."Deus milagrosamente respondeu a oração de Tyndale.
7- Quatro anos depois de sua morte, quatro traduções inglesas da Bíblia foram publicadas. Em 1.611, a versão King James da Bíblia, foi impressa. Os 54 estudiosos que realizaram o trabalho, se basearam grandemente na tradução de Tyndale para o inglês.
8- Apesar das dificuldades e desafios, Tyndale e seus companheiros confiavam em Deus, que estava no controle de tudo.
9- A vida de Tyndale, fez diferença para a eternidade. Grande é no Céu a recompensa dos que testemunham em favor de Cristo, por meio de perseguição e opróbrio! Pensem nisto!

..............................................................................

terça-feira, 30/04/24.
Iluminados pelo Espírito.
1- Um dia enquanto estudava na biblioteca da universidade, Martinho Lutero teve um momento decisivo, quando descobriu uma cópia da Bíblia em latim.
2- Ele não sabia que um livro como esse existia, e leu, capítulo após capítulo, ficando surpreso com a clareza e o poder das Escrituras.
3- Ao debruçar-se sobre suas páginas, o Espírito Santo iluminou sua mente à medida que as verdades obscurecidas pela tradição pareciam saltar das páginas da Bíblia.
4- Ao descrever sua primeira experiência com a Bíblia, escreveu:"Oh, que Deus dê esse livro para mim."Os reformadores viram claramente que o Espírito Santo, não os sacerdotes, prelados e papas, eram os intérpretes infalíveis das Escrituras.
5- Em um interessante diálogo, Maria rainha da Escócia, disse a Yohn Knóx, reformador escocês: "Você interpreta as Escrituras de uma maneira, e eles (professores católicos) as interpretam de outra; em quem deverei acreditar, e quem deverá ser o juiz nesse assunto"?
6- "Creia em Deus que claramente fala em Sua palavra, respondeu o reformador; e além do que, a palavra lhe ensina, não creia em nenhum, nem em outro."
7- A palavra de Deus é clara, por si mesma; e se parecer qualquer dificuldade em algum lugar, o Espírito Santo, que nunca é contrário a Si mesmo, em outros lugares, explicará a questão de maneira mais clara, de modo que não poderá ficar dúvidas, à não ser, para os que obstinadamente permanecem na ignorância"( O Grande Conflito, 213,214)

.....................................................................

quarta-feira, 01/05/24.
Somente Cristo, somente a graça.
01-A justiça divina exige obediência. A vida perfeita de Cristo está no lugar da nossa imperfeição. A lei que quebramos nos condena à morte eterna.Por nossas escolhas pecaminosas, "ficamos aquém" do ideal de Deus.
2- Sozinhos não podemos atender as exigências de Deus. Merecemos a morte eterna. Mas há boas notícias: "O salário do pecado é a morte, mas, o dom gratuito de Deus, é a vida eterna em Cristo Jesus."(Rm 6:23).
3- É um dom imerecido, se fosse pelas obras, nós a conquistaríamos. Se há uma verdade no evangelho, é que não obtemos a salvação por nossas obras. Não há nenhum mérito em nós, para que possamos alcançar a Salvação.
4- São pelos méritos de Cristo, que um dia pela Sua graça maravilhosa, podemos estar com Ele na eternidade. Martinho Lutero, e os reformadores protestantes, descobriram Cristo, e Ele somente, como fonte de salvação.
5- Foi então que Lutero, começou a pregar a mensagem da graça salvadora de Cristo. Multidões se reuniam para ouvir suas mensagens sinceras e transformadoras. Suas palavras eram como um copo de água fria no deserto estéril da vida das pessoas.
6- O povo tinha sido enganado pelas tradições da igreja católica romana que tinha domínio total na mente do povo no período medieval. Tradições estas, que existem até os dias de hoje (e o engano continua).
7- A igreja medieval, escravizava o povo, com rituais antigos que não ofereciam vida espiritual. As mensagens bíblicas de Lutero, tocaram o coração e vida foram transformadas.
8- Ao ler o novo testamento, Lutero comoveu-se com a bondade divina. Ficou surpreso, com o desejo de Deus de salvar toda a humanidade! Amém!

.........................................................................

quinta-feira, 02/05/24.
Obediência: fruto da fé.
1- A graça nos transforma. Johan Wesley participou de uma reunião dos morávios, em Londres, e ficou maravilhado ao ouvir a introdução de Lutero usando o livro de Romanos.
2- Ali, entendeu o evangelho. Ele se sentiu estranhamente atraído pelo Cristo que havia dado Sua vida por ele.
3- Exclamou: "Senti que confiava em Cristo, em Cristo somente para salvação: e me foi dada a certeza de que Ele havia tirado meus pecados, até os meus! e me salvado, da lei do pecado e da morte."
4- Os reformadores estudaram a palavra de Deus, sistematicamente para descobrir mais verdades. Não contentes com o estado das coisas, nem com uma experiência religiosa rígida com pouco ou nenhum crescimento, ansiavam conhecer mais à Cristo.
5- Na idade média, muitos fiéis à Bíblia, pagaram um preço alto, por seu compromisso com a verdade. Foram torturados, presos, exilados e executados.
6- Suas propriedades foram confiscadas, suas casas queimadas, suas terras devastadas e suas famílias perseguidas. Quando foram expulsos de suas casas, buscavam uma Cidade, "da qual, Deus é o arquiteto e construtor" (Hb 11:10).
7- Quando foram torturados abençoaram seus algozes e, quando definharam, em masmorras escuras e úmidas, reivindicaram as promessas de Deus de um futuro mais brilhante.
8- Embora o corpo estivesse preso, eram livres em Cristo. Afim de aguardá- Lo em Sua segunda vinda.
9 A justificação pela fé, a verdade que Lutero redescobriu, é o fundamento do evangelho sobre o qual repousa a esperança de salvação. Seu hino castelo forte, ressalta, as boas novas da Salvação, que na verdade é o próprio Cristo!

................................................

Pastor Helio Porto