LIÇÃO 03- COMEÇO DIFÍCIL
INTRODUÇÃO-Como Adventistas do 7° Dia, andamos na contramão do mundo. A maioria das igrejas cristãs apregoam prosperidade, saúde, conquistas, uma vida de prazer e felicidade quando se aceita Jesus como salvador pessoal.
Os Adventistas do Sétimo dia ao fazerem proselitismo, esclarecem que há a possibilidades dessas bençãos, contudo, o foco é a salvação em Cristo Jesus. Perseguições, lutas e os mais variados tipos de sofrimentos podem ser o quinhão daqueles que abraçam a fé adventista, contudo, o final é estupendo; a coroa da vida eterna, o restabelecimento do Éden e a bem-aventurança de viver eternamente na presença do Senhor Deus eterno.
Quando Deus nos chama para seguir aos passos da salvação, provavelmente muitos hão de pensar que começarão a experimentar apenas felicidade, sucesso pleno gozo. Aqueles que compreendem plenamente o objetivo do convite desfrutarão essas bênçãos de maneira adversa daqueles que esperam essas bençãos da maneira que o mundo oferece.
Somos humanos e ao sermos chamados para uma missão geralmente acreditamos que as portas se abrirão automaticamente. Tenhamos em mente que Deus nos CAPACITA. Essa capacitação nos prepara para o cumprimento do propósito para o qual fomos chamados.
DOMINGO-QUEM É O SENHOR?
Possivelmente Moisés e Arão estavam confiantes de que o faraó deixaria o povo ir sem causar nenhum empecilho. Êxodo 5:1 pode ser interpretado como uma ordem ou uma solicitação..."Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: deixa o Meu povo ir..."Penso que num primeiro momento, Deus está solicitando, uma vez que Ele está Se dirigindo a um rei humano e sendo o faraó alguém que possui autoridade, a solicitação é feita pelo Senhor.
Resposta do faraó: "Quem é o Senhor"... De nota sarcasmo, menosprezo e desafio. O faraó no Egito é considerado um deus. Temos então com Deus e Rei que solicita a liberdade de
Seu povo, Seus súditos e um rei e deus que nega o pedido.
"Não deixarei de Israel ir". Esse tão desafiador denota a arrogância do faraó. O Egito é apresentado na história bíblica como a única nação que de maneira mais ousada e atrevida nega a existência do Deus vivo. Mesmo a grande Babilônia não usou descrer da existência de Deus. Por seus atos, tanto Nabucodonosor como seu neto Nabonido subestimaram as profecias de Daniel, mas não O desafiaram abertamente.
Na Revolução Francesa (1789- 1799), a França que era subserviente ao papado se revoltou de tal forma que livros religiosos, em especial, a Bíblia foram queimados em praça pública numa franca demonstração de descrença e ateísmo. Leia o Grande Conflito (Ellen White, CPB) na seção que menciona a França e confira a realidade.
Tenho para mim que Daniel 11 ao referir-se ao conflito entre Reino do Norte e Reino do Sul se refere a Babilônia espiritual dos nossos dias que apregoa a fé em Deus (reino do norte) e a França como o reino do sul que desafia abertamente a Deus.
SEGUNDA-FEIRA-UM COMEÇO DIFÍCIL.
Com a solicitação negada, faraó acusa os hebreus de ociosos, por isso desejavam sair e adorar o Senhor seu Deus.
Com esse pensamento tomou a decisão de tornar mais difícil a vida dos hebreus. A tes de irem ter com o faraó, Moisés e Arão se reuniram com a nação hebreia, anunciaram-lhe o que Deus lhe dissera e fizeram os sinais e maravilhas que Deus lhes concedera fazer. Todos estavam convencidos de que a liberdade estava prestes a se concretizar... Foi um balde de água fria na expectativa do povo. Ao invés de liberdade, mais opressão.
Moisés e Arão tiveram que enfrentar o povo que decepcionado no seu amargor,disse para os dois irmãos:"Que o Senhor olhe para vocês e os julgue" Êxodo 5:21... Além do faraó Moisés e Arão enfrentaram a decepção do povo.
É muito difícil quando angustiados, aceitarmos que Deus está no comando e que a Seu tempo, nem antes, nem depois Rle dará o livramento. A questão é o quanto temos de comunhão com Ele, para acreditarmos que Ele não faltará.
A partir do momento em que passamos a ter uma compreensão clara do que significa ALIANÇA COM DEUS, esse problema deixa de existir. No estudo do livro do Êxodo que estamos tendo,a situação diante do mar vermelho com o exército do faraó no encalço do povo deixa patente a manifestação do poder de Deus. Você não pensou que Deus poderia ter destruído todo o exército do faraó bem antes de encurralar o povo diante do mar sem nenhuma possibilidade de fuga não é verdade? Pois é, o nosso Deus age dessa forma. A única coisa que devemos ter em mente é que Ele é fiel cumpridor da Sua parte na ALIANÇA que no caso dos hebreus lhes foi dito..."Vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vocês estão vendo".Êxodo 14:13.
TERÇA-FEIRA-"EU" DIVINO.
Diante do desapontamento e angústia do povo,Moisés vai ter com o Senhor: "Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? Pois desde que me apresentei a faraó para falar-lhe em Teu nome ele tem maltratado este povo e Tu nada fizeste para livrar o Teu povo" Êxodo 5:22.
Então Deus começou por revelar o Seu plano de libertação do Seu povo." Agora você verá o que vou fazer a faraó" Êxodo 6:1.. por duas vezes é mencionado neste verso a expressão: " por Minha mão poderosa". Na primeira vez o faraó os deixaria ir; na segunda vez ele os expulsaria do Egito. Essa expressão era bem conhecida por Moisés. A mão poderosa e o braço estendido era uma forma de representar as conquistas e vitórias do faraó.
Deus lembra Moisés de 6 coisas que fizera no passado:
1-Eu Sou o Senhor.
2-Apareci aos patriarcas
3-Estabeleci a Minha ALIANÇA com eles
4-Prometi dar-lhes a terra de Canaã.
5-Ouvi os gemidos dos filhos de Israel.
6-lembrei-me da Minha ALIANÇA (Êxodo 6:2-5.
Agora Deus promete realizar quatro grandes coisas por Israel:
1- Vou tirá-los dos trabalhos pesados do Egito.
2- Vou livrá-los da escravidão
3-Vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo
4-Eu os tomarei por Meu povo e serei o seu Deus. Êxodo 6:6 e7.
Essa é a maneira de Deus agir. A liberdade chega a seu tempo. Deus está pronunciando as 10 pragas. Tenha em mente de que nove pragas atingem os egípcios e a nação; a décima praga envolve egípcios e hebreus. O sinal com sangue nos umbrais e vergas das portas das casas seria o sinal do livramento tanto para judeus como para egípcios. Podemos denominar esse ato de justiça com a graça e misericórdia divinas demonstradas.
QUARTA-FEIRA-NÃO SEI FALAR BEM.
A despeito de Moisés ter repetido tudo que Deus lhe ordenara que dissesse ao povo principalmente as quatro últimas coisas que ele prometera: tirá-los do trabalho pesado, livrá-los da escravidão, resgatá-los com braço estendido, tomá-los por Seu povo Êxodo 6:9 diz: "eles não lhes deram ouvidos por causa da angústia e da cruel escravidão que sofriam".
A lição orienta a refletir sobre a história de Jó e de Asafe duas personagens que questionaram a Deus sobre a prosperidade dos ímpios e o sofrimento dos justos
Relembro Asafe no Salmo 73:17" Até que entrei no santuário de Deus e então compreendi o destino dos ímpios"
A expressão "não sei falar bem" proferida por Moisés, certamente se refere ao fato de que 40 anos haviam se passado desde que ele fugira do Egito. Isso dificultava a sua comunicação dado que os midianitas falavam o hebraico, não o egípcio.
Arão permanecera no Egito, falava fluentemente tanto egípcio como o hebraico tendo em vista que se comunicava com ambos os povos.
QUINTA-FEIRA-MOISÉS COMO DEUS SOBRE O FARAÓ.
É curioso que quando Moisés pergunta ao Senhor: "Como o faraó me dará ouvidos se não tenho facilidade para falar Êxodo 6:30, de pronto Deus lhe respondeu: " Dou-lhe a Minha autoridade sobre o faraó e Arão será seu porta-voz. Você falará tudo o que Eu lhe ordenar e o seu irmão Arão dirá ao faraó" Êxodo 7:1 e 2
De certa forma Moisés estava assumindo a posição de Deus seu profeta consigo comunicar com o faraó. Interessante também é que Deus poderia ter Se comunicado diretamente com Arão,contudo, essa não foi a maneira Divina de se conduzir para libertar o povo. A missão era de Moisés quando Deus se manifestou a ele na sarça ardente.
Deus revela a Moisés que os encontros com o faraó não seriam amigáveis mas sim, seriam tensos e prolongados.
Você vai notar que quando Deus envia as pragas sobre o Egito na 9° praga, algo curioso acontece: "Então o faraó mandou chamar Moisés e disse: vão e prestem culto ao Senhor, deixe somente as ovelhas e os bois; as mulheres e as crianças podem ir" Êxodo 10:24.
Na oitava praga o faraó orientado por seus conselheiros permitiu que apenas os homens saíssem do Egito para cultuar a Deus. Êxodo 10:7a10. (Leia esta passagem)
Satanás usa os mesmos estratagemas:"Não levem as ofertas,deixe-as em casa". Vão apenas os homens o restante da família não precisa ir na igreja.
Quando vamos adorar o nosso Deus devemos nos fazer presentes com nossa esposa e filhos que estejam sobre nossa dependência. Devemos levar nossas ofertas. Elas fazem parte da nossa adoração.
Tenha um feliz e abençoado sábado. Por favor esteja presente numa unidade da Escola Sabatina. Participe, colabore, enriqueça o reestudo da lição com suas sugestões do que você aprendeu.