vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

2º Trimestre de 2025 - ALUSÕES, IMAGENS E SÍMBOLOS - Como Estudar a Profecia Bíblica


-------------LIÇÃO 03--------------
-----IMAGENS DO CASAMENTO----
INTRODUÇÃO- Seria maravilhoso se todos os casamentos fossem como as belas histórias de amor..."e se casaram-se e viveram felizes para sempre". A realidade é bem diferente. O casamento, o relacionamento mais íntimo que existe não é como um conto de fadas, é uma escola que se seguidos os conselhos divinos vivencia-se o amor mútuo em profundidade em que cada cônjuge participa intensamente para promover a felicidade do outro, o que refletirá na felicidade própria.
Nessa escola descobrimos a intensidade do amor que Deus dedica a nós no desejo de nos redimir e nos salvar como famílias. Infelizmente a filosofia sobre o amor e casamento nos dias atuais tem ofuscado a capacidade dos humanos apreciarem o que Deus se propõe a nos ensinar por meio desse sagrado vínculo que ele estabeleceu no Éden e que com o sábado, tornou-se o que transpôs os portais do Éden após a entrada do pecado e nossos pais Adão e Eva sem expulsos de lá.
As histórias de amor relatadas na Bíblia revelam poderosamente aspectos da salvação e do amor de Deus por Seu povo. Muitas profecias bíblicas atestam de maneira majestosa esta afirmação.
DOMINGO-UMA SÓ CARNE.
É curioso em que excetuando o livro de Cantares, em nenhuma parte da Sagradas Escrituras se encontre um versículo ou passagem em que as mulheres expressam seu amor por seus maridos. É ordenado que elas se sujeitem aos seus maridos subentendendo- se que os maridos devem ser como Jesus é para com a Igreja, e aos maridos é ordenado que AMEM suas esposas como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela... É só ler Efésios 5:22 a 33.
. É interessante também que para formar a mulher tomou o senhor uma costela de Adão. Afora a questão já tão conhecida de que a costela ao lado do coração, não da cabeça ou das partes inferiores do corpo para significar que ela deveria ser igual a Adão vejamos o fato de ser uma costela ligada a espinha dorsal, usando a ciência da medicina... a medula. Os transplantes exitosos são os transplantes em que se usa a medula de um doador compatível... Adão foi o doador para EVA.
Gênesis 2:23 reza:"disse o homem esta é agora OSSO dos meus ossos e CARNE da minha carne. A palavra hebraica para OSSO, é ETSEM e CARNE é BASAR. Etsem pode também ser traduzido por força,vigor e BASAR, por fraqueza, fragilidade. Pega o versículo e escreva-o novamente, substituindo osso por vigor ou força e substitua a carne por fraqueza, fragilidade. O que você vai notar nessa nova tradução? Não é interessante?
Você ainda pode pensar no caso dos fariseus que questionaram a Jesus quanto ao divórcio e à carta de Moisés citando Deuteronômio 24:1."Se um homem tomar uma mulher, casar-se com ela e esta depois deixar de lhe agradar por ter ele achado nela qualquer coisa indecente, escrever-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão e a despedirá de sua casa".
Já naquela época o casamento estava se tornando um contrato vigente de "até quando", "enquanto durar", etc.
O simples fato do homem não gostar de alguma coisa por mais banal que fosse era motivo para lhe dar a liberdade de se divorciar é isso... e isso é certo?
A lição diz que o casamento é a união de duas pessoas imperfeitas e sempre produzirá conflitos. O casamento de Cristo e a Igreja é a união de um Salvador perfeito e uma noiva bastante imperfeita. Podemos aprender sobre o amor de Deus com aquilo que existe em um bom casamento.
SEGUNDA-FEIRA A BELA NOIVA.
Uma das mais belas descrições do amor incondicional de Deus por Seu povo a meu ver está em Ezequiel 16:4 a 14 em que a alegoria da criança recém-nascida abandonada no campo para que morresse é encontrada por Deus que a lava esfrega-a com sal (prática comum naquela época para prevenir infecções). Quando Deus encontra ela está a se remover no seu sangue.
Deus e cuida dela e no seu cuidado para com ela ao tornar-se mulher casa-se com ela e lhe dá todo o amparo necessário.
Na beleza de sua formosura ela se corrompe e passa a se prostituir chegando ao ponto de: " tomando os teus filhos e as tuas filhas que por Mim geraras e os sacrificastes a elas " ( Este.elas, se refere às imagens de esculturas, ídolos que os hebreus fizeram imitando outra nações), para serem consumidos.
Foi isso o que ocorreu literalmente com o povo de Deus no passado. De escravos no Egito a nação santa, reino sacerdotal que no seu apogeu nos reinados de Davi e Salomão atraiam Reis para contemplarem a glória do Reino de Deus estabelecera. É só analisar o caso da rainha de Sabá que veio de um país distante e ficou como que fora de si quando contemplou tanta ponta dizendo: "Foi verdade a palavra que ouvi na minha terra seca dos teus feitos e da tua sabedoria, porém não acreditava naquelas palavras até que vim e vi com meus próprios olhos. Deveras não me disseram metade, sobrepujas em sabedoria e bens a fama que ouvi. Bem-aventurados os teus homens bem-aventurados estes teus servos que estão sempre junto a ti, que ouvem a tua sabedoria. Bendito seja o Senhor teu Deus que Se agradou de ti para te pôr no trono de Israel porque o Senhor ama Israel para sempre" primeiro Reis 10:6 a 9.
TERÇA-FEIRA -A ESPOSA PROSTITUTA DE OSÉIAS.
Quando analisamos a fundo o decálogo, base da aliança que Deus fez com Seu povo, o 7° mandamento em suas poucas palavras trata a vida conjugal com um profundo respeito e uma solenidade magnífica:" Não adulterarás". Segundo as leis civis de Israel o transgressor do 4° mandamento que ordena a guarda do sábado e a violação do 7° mandamento, eram punidos com a pena de morte.
Oséias se casa com uma mulher de prostituição e é traído pela esposa que além de prostituta se torna adúltera traindo aquele que com amor a havia resgatado da vida promíscua em que ela vivia.
Aliança entre Deus e Seu povo deve ser entendida em termos conjugais. Deus ama Seu povo, Deuteronômio 7:8 e em resposta, esse deve corresponder amando o Senhor,Deuteronômio 6:5.
Quando Deus nos convida para amá-Lo, Ele não está Se referindo a uma experiência sentimental momentânea; amar a Deus implica o compromisso de viver com Ele por toda a vida, isto é,para sempre.
Deus sempre é fiel à Sua aliança com Seu povo. A história verídica de Oséias não apenas mostra a prostituição do Seu povo; mostra também como Ele Se sentiu diante disso.
Oséias resgatou a sua esposa comprando-a no mercado de escravos. Esse ato demonstra o amor dele por Gômer, sua esposa. Da mesma forma o Deus da aliança demonstrou o Seu amor incondicional por nós nos resgatando não com 15 peças de prata e um homem e meio de cevada. (180 gramas de prata e um barril e-mail de cevada o equivalente entre 200 e 400 litros de cevada).
Curiosamente Oséias 2:21 diz: "Eu te desposarei a Mim para sempre e te desposarei a Mim na justiça e no direito, no amor e na ternura". Essa frase é usada na Bíblia somente quando se refere a uma jovem virgem. Essa forma de uso para com Gômer (Israel) demonstra que Deus apaga totalmente o passado adúltero de Seu povo considerando-o nova criatura... Uma virgem!
Resumindo: a cruz de Cristo mais do que qualquer coisa demonstra o profundo e intenso amor do Senhor em salvar Seu povo rebelde.
QUARTA-FEIRA- ISAQUE E REBECA.
Notamos a preocupação de Abraão em providenciar que a esposa para Isaque não fosse da estirpe Cananéia entregue a idolatria grandemente corrompida. Certamente Isaac seria em menor ou maior grau influenciado pela cultura dos cananeus.
Abraão tomou a iniciativa de enviar Eliézer para a terra da futura noiva de Isaque. Da mesma forma Deus toma a iniciativa de nos buscar. Deus estabelece a Sua aliança, com tudo não nos força a que a aceitemos.Eliézer quando propõe que Rebeca seja a esposa do filho do seu senhor Abraão leva em consideração a liberdade da pretendente aceitar ou recusar a sua proposta. " Talvez a mulher não queira vir comigo" Gênesis 24: 5
Pode parecer estranho, contudo é notório que nesse contexto cultural em que a mulher não tinha voz ativa em seu casamento Rebeca tivesse o direito de responder com um sim ou um não.
Deve ser notar também que Eliezer orou pelo sucesso da sua jornada Gênesis 24:12 e para que Rebeca lhe desce de beber Gênesis 24:14. Isaac também orou certamente para o bom êxito da empreitada de Eliezer e do seu casamento Gênesis 24:63... Então os olhos de Rebeca encontraram os olhos de Isaque Gênesis 24:64...E Isaque introduziu Rebeca em sua tenda, ele a tomou e ela se tornou sua mulher e ele a amou Gênesis 24:67.
QUINTA-FEIRA-A PROSTITUTA É JULGADA.
É interessante o começo e o final da história do pecado. No início uma mulher, Eva, é seduzida pela serpente. Ao longo da história vemos que o sexo feminino está amplamente envolvido no grande conflito cósmico.
A mulher,a serpente em seguida após o dilúvio deparamos com Babilônia que personificará até o final a inimizade com povo de Deus, aqueles que se abrigam em Sião, Jerusalém.
Babilônia assume o papel de sacerdotisa entronizando em Roma, seu império. Ela se veste de púrpura e escarlate. Tem um secto de admiradores e fiéis servos... É a grande prostituta que regimenta e se alia com os reis e governantes da Terra.
Em contrapartida, a Igreja, a mulher pura vestida de sol tendo a Lua debaixo dos seus pés e uma coroa de 12 estrelas sobre a sua cabeça Apocalipse 12: 1 é perseguida pela grande prostituta Babilônia.
O embate final é entre duas mulheres: a mulher pura e a mulher que se prostituiu, Babilônia, que sendo julgada é condenada.
A ceia das bodas mencionada no verso para memorizar refere-se à celebração do triunfo sobre as forças do mal que tentaram impedir justamente esse acontecimento.
Oremos para que possamos estar lá e que pela graça do senhor nosso Deus nos preparemos para esse glorioso evento.
Tenha um feliz sábado. Por favor, não deixe de participar de uma unidade da Escola Sabatina. Sua presença e participação serão preciosas e de muita valia.
Que o senhor nosso Deus eterno abençoe ricamente você.