vila rica

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA

4º Trimestre de 2024 - TEMAS DO EVANGELHO DE JOÃO


Sinais que apontam o caminho: Lição número 01.
Verso para memorizar:
1-"Jesus fez diante de Seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que vocês creiam que Jesus é O Cristo, O Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em Seu nome "( Jõ 20:30-31).
2- O autor desse evangelho é identificado no livro apenas como "o discípulo que Jesus amava." Este é o mais teológico dos quatros evangelhos.
3- Trata-se da natureza e da pessoa de Cristo, e do significado da fé Nele. A estrutura e estilo desse evangelho são diferentes dos outros três; Mateus, Marcos e Lucas, conhecidos também, como "Sinóticos," ou semelhantes.
4- Ele não contém parábolas, menciona apenas 7 milagres, cinco dos quais, não são registrados em nenhum dos "Sinóticos,"e registra vários acontecimentos pessoais.
5- O autor enfatiza a realidade física da fome, sede, cansaço, dor e morte de Cristo, como uma defesa, contra a alegação gnóstica de que, Jesus não possuía verdadeira natureza humana.
6- João escreveu o seu evangelho, possivelmente entre os anos 80-90 D/C. João não se preocupou muito em apresentar ao mundo o que Cristo fez, mas, quem Ele era.
7- Ele inicia o seu evangelho dizendo:"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez. E o Verbo, Se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória, como a do Unigênito do Pai"
(João 1:1,2,3, 14).

8- João através do seu evangelho, coloca Cristo em uma grande moldura, e apresenta ao mundo e diz:" Ele é Deus, O Grande EU SOU!! "O Pai da eternidade, O príncipe da paz" (Isaías 9:6).

...........................................................

domingo, 29/09/24.
O casamento em Caná
29/09/24.(Jõ 2:1-11).
1- Quando os discípulos viram Jesus realizando o milagre da transformação da água em vinho, isso ofereceu evidências em favor da decisão deles de segui-lo.
2- Afinal, como esse sinal tão poderoso, não apontaria para Jesus como alguém enviado por Deus?(Os discípulos, provavelmente, ainda não estavam prontos para entender que Ele era Deus).
3- Moisés era líder dos israelitas, e tirou Israel do Egito por meio de inúmeros "sinais maravilhosos"( Dt 26:22- 26:8). Deus o usou para libertar Israel dos egípcios, (ele era, em certo sentido, o salvador do povo).
4- Deus profetizou, por meio de Moisés, que enviaria um profeta semelhante à ele, e pediu a Israel, que O ouvisse
(Dt 18:15- Mt 17:5- At 7:37).
5- Esse "profeta" era Jesus e, em João 2, Ele fez o primeiro sinal, que apontava para a libertação de Israel do Egito. Jesus não iniciou o Seu ministério realizando alguma obra grande, perante o Sinédrio em Jerusalém.
6- Seu grande poder se manifestou, em uma reunião familiar, numa pequena Aldeia, da Galiléia, onde contribuiu para aumentar a alegria, em uma festa de casamento.
7- Assim, Ele mostrou Sua compaixão pelas pessoas, e o desejo de lhes proporcionar felicidades.
8- Tentado no deserto, Ele próprio bebera, o cálice da aflição. Dali saíra para oferecer aos seres humanos, uma taça de virtudes Celestiais, mediante Sua benção que santificaria as relações humanas.
(DTN 106-109).

.........................................................................

segunda-feira, 30/09/24.
O segundo sinal na Galiléia.
1- Em Cafarnaum, as notícias do retorno de Cristo a Caná atraíram a atenção de um nobre judeu, oficial a serviço do rei.
2- Um filho desse nobre estava sofrendo de uma doença aparentemente incurável. Os médicos, o haviam desenganado, mas, quando o Pai ouviu falar de Jesus, decidiu implorar Seu auxílio.
3- Chegando à Caná, encontraram uma grande multidão ao redor de Jesus. Com o coração ansioso, procurou abrir o caminho até a presença do Salvador.
4- Ao ver apenas um indivíduo vestido de modo simples, empoeirado e exausto, da viagem, sua fé vacilou. Duvidou de que esse homem pudesse realizar o que viera Lhe pedir.
5- Jesus, porém, já conhecia a dor desse homem. Antes que o oficial saísse de casa, o Salvador tinha visto sua aflição, sabia também que o Pai estabelecera em sua mente condições para crer em Jesus.
6- A menos que sua petição fosse atendida, não O aceitaria como O Messias. "Se vocês não virem sinais e prodígios de modo nenhum crerão"
(Jõ 4:48)- DTN, 147,148).
7- O nobre oficial possuía certo grau de fé, viera pedir aquilo que lhe parecia a mais preciosa de todas as bençãos.
8- Então Jesus lhe concedeu a benção que de fato necessitava. Dizendo; "Vá, seu filho vai viver"( João 4:50).

...........................................................

terça-feira, 01/10/24.
O milagre junto ao tanque de Betesda ( Jo 5:1-9).
1- O próximo sinal que João registra, aconteceu junto ao tanque de Betesda (Jo 5:1-9).
2- Acreditava-se, que, de vez em quando, um anjo agitava a água e que o primeiro doente à entrar no tanque seria curado.
3- Como resultado, em volta do tanque, ficava lotado, de pessoas que esperavam ser curadas na próxima vez que isso acontecesse.
4- Jesus foi à Jerusalém, e, ao passar perto do tanque, viu a multidão à espera de um milagre. Que cena deve ter sido! Aquelas pessoas, algumas delas muito doentes, esperando uma cura que jamais viria.
5- Que oportunidade para Jesus! O pobre sofredor paralítico se encontrava desamparado, por 38 anos, não havia usado os seus membros, Jesus ordenou-lhe: "Levanta-te, pegue seu leito e vá pra casa."
6- Aquele paralítico, poderia ter dito: "Senhor, Se quiseres me curar, obedecerei a Tua palavra." Mas, não foi assim, ele acreditou na palavra de Deus. Acreditou que havia sido curado. E, imediatamente, se levantou, decidiu que andaria, e andou.
7- Ele agiu de acordo com a palavra de Cristo, e Deus lhe concedeu forças. Estava curado. Da mesma forma, você é um pecador ou uma pecadora, não podem, expiar seus pecados passados, nem mudar seu coração, e se tornar uma pessoa santa.
8- Mas, Deus, promete fazer tudo isso por você, por intermédio de Cristo.
Você crê nessa promessa? Que Deus te abençoe!!

.....................................................................................

quarta-feira, 02/10/24.
Corações duros.
1- Nos dias de Cristo, o sábado havia se tornado tão deturpado que sua observância refletia o caráter de homens egoístas e arbitrários, e não o caráter de Deus.
2- Cristo pôs de lado os falsos ensinos pelo qual, os que afirmavam conhecer a Deus, O haviam representado mal.
3- Embora perseguido com impiedosa hostilidade pelos rabinos, nunca, nem sequer na aparência, Ele Se conformou com suas exigências, mas seguiu sempre em frente, guardando o sábado de acordo com a lei de Deus.
4- Quando Cristo se revelou ao homem que havia sido curado, esse, imediatamente disse aos líderes religiosos, que foi Jesus que o havia curado.
5- Poderíamos imaginar que esse seria o momento perfeito para louvar a Deus. Mas, em vez disso, os líderes perseguiram Jesus, porque fazia essas coisas no sábado, isto é, curava as pessoas (Jo 5:16).
6- Entre os judeus, as curas eram permitidas no sábado, apenas para emergências. Aquele homem estava paralítico há 38 anos. Portanto, sua cura não se tratava de uma emergência.
7- Além disso, porque havia necessidade de carregar a cama? Alguém que tinha o poder divino para realizar tão grande milagre, também deveria saber se era pecado ou não, levar o leito para casa no sábado.
8- Jesus estava tentando levar aquelas pessoas às verdades bíblicas mais profundas, para além das regras e regulamentos humanos, que, em alguns casos, acabavam ofuscando a verdadeira espiritualidade!!
Pense nisto!

..................................................................................

quinta-feira, 03/10/24.
As reivindicações de Jesus.
1- O milagre junto ao tanque de Betesda, deu uma ótima oportunidade para que João enfatizasse quem é Jesus.
2- O evangelista dedica nove versos para descrever o milagre e, cerca de 40 versos, para descrever Aquele que realizou o milagre.
3- Se os líderes de Israel tivessem recebido à Cristo, Ele os teria honrado como Seus mensageiros para levar o evangelho ao mundo.
4- Foi dada primeiramente à eles, a oportunidade de tornarem pregadores do Reino da graça, a inveja, e as desconfianças dos lideres judaicos, se tornaram em ódio aberto, e o coração do povo se desviou de Jesus.
5- O sinédrio, havia rejeitado a mensagem de Cristo e planejava mata-Lo (DTN 174). Muitos erraram em não seguir o plano de Deus, seguindo seus próprios planos. Cristo mesmo declarou: "O filho não pode fazer nada por Si mesmo, senão, somente aquilo que vir o Pai fazer"
(João 5:19).
6- Jesus defendeu Suas ações em 3 etapas,.
Primeiros- Ele exemplificou Seu relacionamento íntimo com o Pai (João 5:19-30).
Segundo- Jesus mostrou que Ele e O Pai, agem em harmonia, a tal ponto, que Ele têm o poder tanto para julgar o mundo, quanto para ressuscitar os mortos ( João 5: 25-30).
7- Terceira etapa- Jesus menciona 4 "testemunhas" em Sua defesa: João Batista (Vs, 37,38), os Seus próprios milagres (V,36), O Pai (Vs, 37,38), As Escrituras (V, 39). Cada uma dessas testemunhas fala em favor de Jesus!

 

 

 

 

 

.................................................................................

Pastor Helio Porto